Para Luiz Antônio Marcushi, em Produção Textual, Análise de Gênero e Compreensão, p.155, gênero textual refere-se aos textos materializados em situações comunicativas recorrentes, ou seja, são textos que encontramos em nossa vida diária. Das palavras do mestre, pode-se inferir que os gêneros textuais são praticamente ilimitados no que tange a quantidade.
Com base nisso, inspecionemos:
(C) Os gêneros textuais existem em grande quantidade.
Correto. Veja acima.
(E) Os gêneros são estáticos e não sofrem variações na sua constituição.
Incorreto. Sofrem variação e por esse mesmo motivo é que existem inumeráveis gêneros.
Letra C
Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida.
Os diferentes gêneros textuais se adequam ao uso que se faz deles. Adequam-se, principalmente, ao objetivo do texto, ao emissor e ao receptor da mensagem e ao contexto em que se realiza.
Embora os diferentes gêneros textuais apresentem estruturas específicas, com características próprias, é importante que os concebamos como flexíveis e adaptáveis, ou seja, que não definamos a sua estrutura como fixa.
Os gêneros textuais possuem transmutabilidade, ou seja, é possível que se criem novos gêneros a partir dos gêneros já existentes para responder a novas necessidades de comunicação. São adaptáveis e estão em constante evolução.