SóProvas


ID
4918234
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre os determinantes de risco da doença periodontal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Tanto a prevalência quanto a gravidade da doença periodontal aumentam com a idade.
( ) Homens têm uma higiene oral mais pobre do que mulheres e, por este motivo, observa-se uma diferença de gênero que afeta a prevalência e gravidade da periodontite.
( ) O diabetes é um dos fatores sistêmicos que diminui o risco de destruição periodontal devido à diminuição da glicemia causada pelo uso de insulina. Além disso, estudos recentes mostram que a insulina afeta o metabolismo bacteriano, diminuindo a proliferação oral.

Alternativas
Comentários
  • Ref. Bibliográfica: Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia oral

    Lindhe et. al 6 edição.

    Capítulo 7.

    ASSERTIVA 1 - CERTA

    Idade: tanto a prevalência quanto a gravidade da periodontite aumentam com a idade, explicado por transformações moleculares em células fagocíticas, que alteram e diminuem a resposta defensiva imune inata no hospedeiro.

    ASSERTIVA 2: CERTA

    Sexo: apesar de não haverem de diferenças de suscetibilidade à doença periodontia no quesito gênero, os homens têm um padrão de higiene oral mais pobre do que as mulheres, fato verificado nos diversos estudos epidemiológicos, afetando a prevalência e gravidade da doença periodontal.

    As 2 primeiras assertivas são classificadas como ANTECEDENTES NÃO MODIFICÁVEIS, dentro dos fatores de risco para periodontite.

    ASSERTIVA 3: ERRADA

    Diabetes melitus (DM), considerado FATOR SISTÊMICO, apresenta uma relação bidirecional com a doença periodontal. A destruição dos tecidos periodontais em diabéticos é mais significativa e pronunciada do que em não diabéticos e o controle metabólico nos portadores de DM é muito complexo em portadores de periodontite.