SóProvas



Prova OBJETIVA - 2019 - Prefeitura de Antônio Olinto - PR - Odontólogo


ID
4081615
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo o Decreto nº 7.508/2011, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa CORRETA:

( ) Ao usuário será restringida a continuidade do cuidado em saúde aos hospitais e outras unidades integrantes da rede de atenção da respectiva região.
( ) As Comissões Intergestores pactuarão as regras de continuidade do acesso às ações e aos serviços de saúde na respectiva área de atuação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. Ao usuário será assegurada a continuidade do cuidado em saúde, em todas as suas modalidades, nos serviços, hospitais e em outras unidades integrantes da rede de atenção da respectiva região.

    Parágrafo único. As Comissões Intergestores pactuarão as regras de continuidade do acesso às ações e aos serviços de saúde na respectiva área de atuação.

  • Art. 12. Ao usuário será assegurada a continuidade do cuidado em saúde, em todas as suas modalidades, nos serviços, hospitais e em outras unidades integrantes da rede de atenção da respectiva região.

    Parágrafo único. As Comissões Intergestores pactuarão as regras de continuidade do acesso às ações e aos serviços de saúde na respectiva área de atuação.

  • Art. 12. Ao usuário será assegurada a continuidade do cuidado em saúde, em todas as suas modalidades, nos serviços, hospitais e em outras unidades integrantes da rede de atenção da respectiva região.

    Parágrafo único. As Comissões Intergestores pactuarão as regras de continuidade do acesso às ações e aos serviços de saúde na respectiva área de atuação.


ID
4081621
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.080/1990 - SUS, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa CORRETA:

( ) O Estado tem o dever de prover as condições indispensáveis para o pleno exercício do direito fundamental à saúde que o ser humano possui.
( ) O dever do Estado em garantir a saúde exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
( ) O estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação é uma das formas de garantir a saúde, dever do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    O dever do Estado em garantir a saúde não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

    Artigo 2º; §2 da LOS


ID
4081624
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa CORRETA:

( ) É dever de todos tolerar a ameaça ou violação aos direitos do idoso.
( ) Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.
( ) A observância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Lei 10.471/03

    artigo 4º - É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    artigo 5º A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei

    artigo 6º - Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento

    Bons estudos :)

  • A questão exige conhecimento acerca do Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741/2003) e pede ao candidato que julgue as sentenças abaixo. Vejamos:

    (E) É dever de todos tolerar a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Errado. Exatamente o oposto: é dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso. Inteligência do art. 4º, §1º do Estatuto do Idoso:   § 1 É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    (C) Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Certo, nos termos do art. 6º, do Estatuto do Idoso:  Art. 6 Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    (E) A observância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei.

    Errado. Na verdade é o oposto: a INOBSERVÂNCIA das normas de prevenção importará em responsabilidade. Do contrário, isto é, quando a pessoa, física ou jurídica, obedece das normas de prevenção, ela está cumprindo com o Estatuto do Idoso. Inteligência do art. 5º da Lei n. 10.741/2003: Art. 5 A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei.

    Portanto, a sequência correta é E - C - E.

    Gabarito: A

         

  • Art. 4 Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

    § 1 É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    § 2 As obrigações previstas nesta Lei não excluem da prevenção outras decorrentes dos princípios por ela adotados.

    Art. 5 A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei.

    Art. 6 Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

  • A questão trata do Estatuto do Idoso.

     

    (   ) É dever de todos tolerar a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

     

    Lei nº 10.741/2003:

    Art. 4º. § 1o É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Errada.

     

    (   ) Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

     

    Lei nº 10.741/2003:

    Art. 6o Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Certa.

     

    (   ) A observância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei.


    Lei nº 10.741/2003:

    Art. 5o A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei.

    A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei.

    Errada.


    A) E - C - E. Correta letra A. Gabarito da questão.

    B) C - E - E.  Incorreta letra B.

     

    C) E - E - C. Incorreta letra C.

     

    D) C - C - C.  Incorreta letra D.

     

    Resposta: A

    Gabarito do Professor letra A.


ID
4081627
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Segundo a Lei nº 11.340/2006, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção, ___________________________.

Alternativas
Comentários
  • Lei 11340

    CAPÍTULO II

    DA ASSISTÊNCIA À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

    Art. 9º A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção, e emergencialmente quando for o caso.

  • Art. 316. O juiz poderá, de ofício ou a pedido das partes, revogar a prisão preventiva se, no correr da investigação ou do processo, verificar a falta de motivo para que ela subsista, bem como novamente decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem.     (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019) Parágrafo único. Decretada a prisão preventiva, deverá o órgão emissor da decisão revisar a necessidade de sua manutenção a cada 90 (noventa) dias, mediante decisão fundamentada, de ofício, sob pena de tornar a prisão ilegal.      (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)
  • Art. 9º A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção, e emergencialmente quando for o caso.

    Gab- D

  • GABARITO LETRA D - CORRETA

    Fonte: Lei 11.340/2006

    Art. 9º A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteçãoe emergencialmente quando for o caso.

  • A Constituição Federal de 1988 traz em seu texto que a família é a base da sociedade e terá proteção especial do Estado e que este criará mecanismos para combater a violência no âmbito de suas relações. Assim, surge a Lei 11.340 de 2006, que cria referidos mecanismos, dispondo em seu artigo 5º que: “configura violência doméstica contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial".


    A Lei 11.340/2006 tem a finalidade de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a violência de gênero, violência preconceito, que visa discriminar a vítima, o que faz com que a ofendida necessite de uma maior rede de proteção e o agressor de punição mais rigorosa.


    Com isso, trouxe diversos meios de proteção ao direito das mulheres, como as medidas protetivas previstas no capítulo II da Lei 11.340/06 e também descreve em seu artigo 7º (sétimo) as formas de violência, física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, dentre outras.


    A lei “Maria da Penha" ainda traz que:


    a) é vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa;


    b) ofendida deverá ser notificada dos atos processuais referentes ao agressor, especialmente com relação ao ingresso e saída deste da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público;


    c) atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores previamente capacitados, preferencialmente do sexo feminino;


    d) a concessão das medidas protetivas pelo Juiz de ofício ou mediante representação do Delegado de Polícia, a requerimento do Ministério Público, da ofendida, podendo ser concedidas de imediato, sem audiência das partes ou de manifestação do Ministério Público.        


    A) INCORRETA: Ao contrário da presente alternativa, a lacuna acima é preenchida com a expressão: “e emergencialmente quando for o caso". Aqui destaco uma das formas de violência prevista na lei 11.340/2006: VIOLÊNCIA FÍSICA: segundo o artigo 7º, I, da lei 11.340, a violência física é aquela “entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal".

    B) INCORRETA: A lacuna acima é preenchida com a expressão: “e emergencialmente quando for o caso". Aqui destaco uma das formas de violência prevista na lei 11.340/2006: VIOLÊNCIA PATRIMONIAL: segundo o artigo 7º, IV, da lei 11.340, a violência patrimonial é aquela “entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades".

    C) INCORRETA: A lacuna acima é preenchida com a expressão: “e emergencialmente quando for o caso". Aqui destaco uma das formas de violência prevista na lei 11.340/2006: VIOLÊNCIA SEXUAL: segundo o artigo 7º, II, da lei 11.340, a violência sexual é aquela “entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos".

    D) CORRETA: A presente afirmativa está correta, completa o enunciado da presente questão e está previsto no artigo 9º da lei 11.340/2006:

    “Art. 9º A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção, e emergencialmente quando for o caso".


    Resposta: D

     

    DICA: Fique atento com relação ao afastamento do agressor do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida, realizado pelo Delegado de Polícia quando o município não for sede de comarca ou pelo policial, quando o município não for sede de comarca e não houver delegado disponível no momento da denúncia, conforme lei 13.827/2019.












  • GABARITO D

    Art. 9º A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteçãoe emergencialmente quando for o caso.

  • ASSISTÊNCIA À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

    Art. 9º A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção, e emergencialmente quando for o caso. 

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!

ID
4082128
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo o Decreto nº 7.508/2011, são algumas Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços de:

I. Atenção psicossocial.
II. Atenção de urgência e emergência.
III. Especiais de acesso aberto.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    DECRETO 7508/2011

    Seção II

    Da Hierarquização

    Art. 8º O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço.

    Art. 9º São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços:

    I - de atenção primária;

    II - de atenção de urgência e emergência;

    III - de atenção psicossocial; e

    IV - especiais de acesso aberto.

  • Art. 9º São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços:

    I - de atenção primária;

    II - de atenção de urgência e emergência;

    III - de atenção psicossocial; e

    IV - especiais de acesso aberto.


ID
4082131
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Em conformidade com a Lei nº 8.069/1990 - ECA, os estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

I. Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente.
II. Proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A) Os itens I e II estão corretos.

     Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

    I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;

    II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

    III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

    IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

    V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

    VI - acompanhar a prática do processo de amamentação, prestando orientações quanto à técnica adequada, enquanto a mãe permanecer na unidade hospitalar, utilizando o corpo técnico já existente.

  • GABARITO -A

    Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

    I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;

    II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

    III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

    IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

    V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

    VI - acompanhar a prática do processo de amamentação, prestando orientações quanto à técnica adequada, enquanto a mãe permanecer na unidade hospitalar, utilizando o corpo técnico já existente

  • Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

    I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;

    II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

    III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

    IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

    V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

    VI - acompanhar a prática do processo de amamentação, prestando orientações quanto à técnica adequada, enquanto a mãe permanecer na unidade hospitalar, utilizando o corpo técnico já existente

  • Gabarito Letra A

    As duas afirmações são obrigações previstas no Art 10 do ECA

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) -, e pede ao candidato que julgue os itens abaixo, no tocante à obrigação dos hospitais e demais estabelecimentos. Vejamos:

    I. Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente.

    Correto. Aplicação do art. 10, II, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

    II. Proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais.

    Correto, nos termos do art. 10, III, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

    Portanto, ambos os itens estão corretos.

    Gabarito: A


ID
4082137
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.080/1990 - SUS, analisar os itens abaixo:

I. Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.
II. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
III. Na prestação de serviços privados de assistência à saúde, serão observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para seu funcionamento.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Comentários
  • Art. 20. Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.

    Art. 21. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    Art. 22. Na prestação de serviços privados de assistência à saúde, serão observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para seu funcionamento.

    Lei 8080/90

    #Foco

  • Art. 20. Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.

    Art. 21. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    Art. 22. Na prestação de serviços privados de assistência à saúde, serão observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para seu funcionamento.

    Lei 8080/90


ID
4082143
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, o empregador deve:

I. Garantir a conservação e a higienização dos materiais e instrumentos de trabalho.
II. Providenciar recipientes e meios de transporte adequados para materiais infectantes, fluidos e tecidos orgânicos.

Alternativas
Comentários
  • 32.2.4.8 O empregador deve:

    a) garantir a conservação e a higienização dos materiais e instrumentos de trabalho;

    b) providenciar recipientes e meios de transporte adequados para materiais infectantes, fluidos e tecidos orgânicos.

    32.2.4.9 O empregador deve assegurar capacitação aos trabalhadores, antes do início das atividades e de forma continuada, devendo ser ministrada:

    a) sempre que ocorra uma mudança das condições de exposição dos trabalhadores aos agentes biológicos;

    b) durante a jornada de trabalho;

    c) por profissionais de saúde familiarizados com os riscos inerentes aos agentes biológicos.


ID
4082146
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base na NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, analisar a sentença abaixo:

Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos provido de água corrente, sabonete líquido, toalha de pano reutilizável e lixeira provida de sistema de abertura manual (1ª parte). O uso de luvas substitui o processo de lavagem das mãos (2ª parte).


A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • 32.2.4.3 Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual.

    32.2.4.3.2 O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso das mesmas.


ID
4082149
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com base no Ministério da Saúde, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O SUS é composto pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios, conforme determina a Constituição Federal. Cada ente tem suas corresponsabilidades.
( ) A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde.
( ) Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação.

Alternativas
Comentários
  • No meu entendimento a alternativa II está incorreta, visto que não foi mencionado o DF.

  • Estados e Municípios não têm Ministérios, e sim Secretarias representando a saúde local. Gab: CCC
  • Deveria ser letra C, mas a banca considerou B

    ________________________________

    Veja que a CF menciona DF e União, não MS:

    Art 198 § 1º. O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.   § 2º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente...

    __________________________

    Na lei 8.80/90 diz: Art. 4º O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Faltou mencionar o DF

  • O problema de essas respostas ficarem com o gabarito definitivo dessa forma é o fato de ninguém impetrar recurso.

  • Cadê o DF na questão?

  • A união é um ente federativo, enquanto o ministério é um órgão pertencente a união. Deveria ser a letra C.

ID
4082152
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Com base na Atenção Básica, são algumas responsabilidades comuns a todas as esferas de governo:

I. Apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família (ESF) como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica.
II. Contribuir com o financiamento tripartite para fortalecimento da Atenção Básica.
III. Planejar, apoiar, monitorar e avaliar as ações da Atenção Básica nos territórios.


Estão CORRETOS:

Alternativas

ID
4082155
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre a vigilância em saúde, analisar a sentença abaixo:

A vigilância em saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira (1ª parte). A vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo descontínuo e assistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde (2ª parte).


A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • processo contínuo o sistemático de coleta

  • gab b

    i-vigilância em saúde é o conjunto de todas as vigilâncias (sanitária, ambiental, saúde do trabalhado e epidemiológica)

    ii-processo contínuo e sistemático


ID
4082158
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Considerando-se os direitos dos usuários da saúde, assinalar a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Essa é pra não zerar a prova

  • Gabarito:

    Letra C.

  • Atenção, pois pede a INCORRETA.


ID
4082164
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com a Portaria de Consolidação nº 2/2017, na Atenção Básica:


I. É proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, raça/cor, etnia, crença, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade, limitação física, intelectual, funcional e outras.
II. Serão adotadas estratégias que permitam minimizar desigualdades/iniquidades, de modo a evitar exclusão social de grupos que possam vir a sofrer estigmatização ou discriminação, de maneira que impacte na autonomia e na situação de saúde.

Alternativas

ID
4918201
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo o Caderno de Atenção Básica nº 17 - Saúde Bucal, as lesões dentárias traumáticas são agravos que têm um grande impacto na qualidade de vida da criança e do adolescente: limitações ao morder ou falar, comprometimento da estética e problemas psicológicos no convívio social a ponto da criança/adolescente evitar sorrir e conversar. Com base nisso, os serviços de saúde devem organizar, programar e manter diversas ações de vigilância do traumatismo dentário, tais como:

I. Realizar vigilância epidemiológica dos traumatismos.
II. Propor ações de promoção da saúde.
III. Os profissionais de saúde bucal devem integrar-se ao restante da equipe de saúde na abordagem de fatores de risco comuns do traumatismo dentário e de outras lesões traumáticas.

Estão CORRETOS:

Alternativas
Comentários
  • Letra D


ID
4918204
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com base em Controle de Infecções e a Prática Odontológica em Tempos de AIDS: Manual de Condutas, sobre as medidas de precaução-padrão, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) São um conjunto de medidas de controle de infecção a serem adotadas universalmente, como forma eficaz de redução do risco ocupacional e de transmissão de agentes infecciosos nos serviços de saúde.
( ) As precauções foram criadas para reduzir o risco de transmissão de patógenos através do sangue e fluidos corporais. São indicadas para todos os pacientes, independentemente do diagnóstico, em todas as situações de tratamento.
( ) As precauções-padrão auxiliam os profissionais nas condutas técnicas adequadas, por enfatizarem a necessidade de tratar todos os pacientes em condições biologicamente seguras; ao mesmo tempo que indicam, de forma precisa, o uso do equipamento de proteção individual (EPI), gerando a melhoria da qualidade da assistência e redução de custos.

Alternativas

ID
4918207
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com base no Guia de Recomendação para o uso de Fluoretos no Brasil, sobre a fluorose dentária, analisar a sentença abaixo:

Os aspectos clínicos da fluorose dentária são caracterizados por um espectro de mudanças que vão desde linhas opacas brancas finas cruzando transversalmente o longo eixo da coroa do dente até quadros onde áreas do esmalte gravemente hipomineralizadas se rompem, e, geralmente, o esmalte restante fica pigmentado (1ª parte). A fluorose dentária leve causa apenas alterações estéticas, caracterizadas por pigmentação branca no esmalte dentário. A fluorose moderada e severa, caracterizada por manchas amarelas ou marrons, além de defeitos estruturais no esmalte, apresenta repercussões estéticas, morfológicas e funcionais (2ª parte).

A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA A


ID
4918210
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional, constituem alguns direitos fundamentais dos Profissionais inscritos, segundo suas atribuições específicas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Corresponde a um DEVER do profissional.

    Art. 9, V. Resolução CFO-118/2012

    GABARITO: C

  • Questão extremamente capciosa da banca, que colocou como gabarito UM DEVER DO CIRURGIÃO DENTISTA.


ID
4918213
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo o Código de Ética Profissional, quanto ao relacionamento com o paciente, constituem algumas infrações éticas:

I. Exagerar em diagnóstico, prognóstico ou terapêutica.
II. Executar ou propor tratamento desnecessário ou para o qual não esteja capacitado.
III. Deixar de atender paciente que procure cuidados profissionais em caso de urgência, quando não haja outro Cirurgião Dentista em condições de fazê-lo.

Estão CORRETOS:

Alternativas
Comentários
  • Artigo 11 do código de ética odontológico

    Feliz natal


ID
4918216
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sob a perspectiva de FEJERKOV e THYLSTRUP, nos túbulos dentinários correspondentes à área desmineralizada, uma esclerose tubular é esperada. Essa reação dá origem ao(à) chamado(a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito é D.

    "Ao nível de microscopia óptica não é possível distinguir entre as diferentes formas de esclerose e, em secções, os túbulos dentinários obturados aparecem TRANSLÚCIDOS, pois os minerais nos túbulos tornam o tecido mais homogêneo, reduzindo a dispersão da luz que passa através do tecido afetado. A dentina esclerótica é, dessa forma, frequentemente referida como dentina translúcida ( transparente) ou ZONA TRANSLÚCIDA."

    ref bibliográfica: livro Cárie Dentária - Fisiopatologia e tratamento.

    Capítulo 5, página 88.


ID
4918219
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

De acordo com REGEZI e SCIUBA, sobre a penfigoide das membras mucosas (PMM), analisar os itens abaixo:

I. O PMM é uma doença bolhosa ou vesiculobolhosa que afeta de forma predominante as mucosas ocular e bucal.
II. Quando a PMM afeta apenas a gengiva, é clinicamente denominado gengivose ou gengivite descamativa.

Alternativas

ID
4918225
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente portador de doença sistêmica severa, que limita suas atividades (ASA III), chega ao consultório para avaliação inicial. Neste caso, o tratamento odontológico eletivo não está contraindicado, embora este paciente represente um maior risco durante o atendimento. Assinalar a alternativa que apresenta exemplo de condições para que o paciente seja incluído na categoria de ASA III:

Alternativas
Comentários
  • O aluno Rubens Oliveira explicou melhor: foi conciso e eficaz.


ID
4918228
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação à sedação mínima com benzodiazepínicos, analisar os itens abaixo:

I. Os benzodiazepínicos têm ação ansiolítica pela potencialização dos efeitos inibitórios de um neurotransmissor (GABA).
II. Os benzodiazepínicos podem ser indicados para todos os pacientes que têm dificuldade de colaboração, exceto hipertensos, pois os benzodiazepínicos costumam desregular a pressão arterial durante o seu efeito.
III. A amnésia anterógrada é um efeito colateral dos benzodiazepínicos apenas quando empregados em mais de uma dose.

Está CORRETO:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA A

  • Em pacientes hipertensos, os BZP podem ajudar a manter a P.A em níveis seguros. A amnésia anterógrada é um efeito colateral dos BZP que pode ocorrer mesmo quando se emprega dose única.

ID
4918231
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre a anatomia do periodonto, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra B


ID
4918234
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre os determinantes de risco da doença periodontal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Tanto a prevalência quanto a gravidade da doença periodontal aumentam com a idade.
( ) Homens têm uma higiene oral mais pobre do que mulheres e, por este motivo, observa-se uma diferença de gênero que afeta a prevalência e gravidade da periodontite.
( ) O diabetes é um dos fatores sistêmicos que diminui o risco de destruição periodontal devido à diminuição da glicemia causada pelo uso de insulina. Além disso, estudos recentes mostram que a insulina afeta o metabolismo bacteriano, diminuindo a proliferação oral.

Alternativas
Comentários
  • Ref. Bibliográfica: Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia oral

    Lindhe et. al 6 edição.

    Capítulo 7.

    ASSERTIVA 1 - CERTA

    Idade: tanto a prevalência quanto a gravidade da periodontite aumentam com a idade, explicado por transformações moleculares em células fagocíticas, que alteram e diminuem a resposta defensiva imune inata no hospedeiro.

    ASSERTIVA 2: CERTA

    Sexo: apesar de não haverem de diferenças de suscetibilidade à doença periodontia no quesito gênero, os homens têm um padrão de higiene oral mais pobre do que as mulheres, fato verificado nos diversos estudos epidemiológicos, afetando a prevalência e gravidade da doença periodontal.

    As 2 primeiras assertivas são classificadas como ANTECEDENTES NÃO MODIFICÁVEIS, dentro dos fatores de risco para periodontite.

    ASSERTIVA 3: ERRADA

    Diabetes melitus (DM), considerado FATOR SISTÊMICO, apresenta uma relação bidirecional com a doença periodontal. A destruição dos tecidos periodontais em diabéticos é mais significativa e pronunciada do que em não diabéticos e o controle metabólico nos portadores de DM é muito complexo em portadores de periodontite.


ID
4918237
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

O ________________ é uma condição caracterizada pelo(a) ___________ dos níveis do hormônio da tireoide. As características mais comuns do _________________ incluem sinais e sintomas como letargia, pele seca e áspera, edema da face, fadiga, entre outros. Em relação aos achados orais, os lábios e a língua podem parecer espessados devido ao acúmulo de glicosaminoglicanos. Se a condição se desenvolver durante a infância, pode não haver a erupção dos dentes, apesar de sua formação não ser prejudicada.

Alternativas

ID
4918240
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre o granuloma piogênico, analisar os itens abaixo:

I. Embora originalmente se acreditasse que a lesão fosse causada por organismos piogênicos, atualmente acredita-se que não esteja relacionada à infecção.
II. O granuloma piogênico representa uma resposta tecidual a um irritante local ou a um trauma.
III. Apesar de seu nome, o granuloma piogênico não é um granuloma verdadeiro.

Estão CORRETOS:

Alternativas

ID
4918243
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente de 2 anos, pesando 13kg, necessita de procedimento sob anestesia local no consultório. O anestésico disponível é lidocaína 2% com epinefrina 1:100.000. A dose máxima recomendada (DMR) de lidocaína é 7mg/kg. Qual a quantidade máxima de tubetes anestésicos que podem ser utilizados considerando a DMR?

Alternativas
Comentários
  • O cálculo dá 2,5 tubetes, porém sempre arredondamos para MENOS a quantidade de tubetes

  • 2% de lido significa dizer que em 100ml há 2 gramas da substância, ou seja, 20 mg por mL. Considerando que em 01 tubete há 1,8 mL, temos que 20x 1.8: 36mg (de lidocaína em um tubete). Assim, considerando a dose máx de 7mg em 01 kg, em 13 kg a dose máxima será de 91 mg, dividindo isso por 36: 2,52

  • Dentro de qualquer tubete anestésico tem 1,8 ml

    A lidocaina é 2% é só multiplicar: 2x 1.8= 36mg

    a lidocaina tem 7mg/kg é só multiplicar: 36mg x 7= 252

    252 significa 2,52 arredondado para menos é igual a #2


ID
4918246
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os antidepressivos tricíclicos (ATCs) comumente são prescritos para o tratamento da depressão maior. Os ATCs podem potencializar as ações cardiovasculares de vasoconstritores administrados exogenamente. A interação com vasoconstritores de alguns anestésicos odontológicos potencializam de 5 a 10 vezes as ações cardiovasculares, podendo levar a uma crise hipertensiva. Sobre o uso de vasoconstritores em pacientes que usam ATCs, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A nora tá sendo basicamente banida

  • Os antidepressivos tricíclicos (imipramina e amitriptilina, não seletivos), impedem a recaptação e a inativação fisiológica da norepinefrina na junção neuroefetora, acumulando a norepinefrina e somando-se ao vasoconstritor do sal anestésico, caracterizando POTENCIALIZAÇÃO entre fármacos e ocasionando elevação de PRESSÃO ARTERIAL.

    Os vasoconstritores mais envolvidos são NORADRENALINA ( NOREPINEFRINA) e LEVONORDEFRINA ( CORBADRINA).

    Ref.bibliográfica: Terapêutica Medicamentosa em Odontologia- 2014 Andrade et al. Capítulo 8.


ID
4918249
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre os antissépticos tópicos mais utilizados em estabelecimentos de saúde, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4918252
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre o atendimento odontológico em pacientes idosos, analisar os itens abaixo:

I. São considerados fatores de risco para o câncer oral e faríngeo: idade, uso de tabaco, uso frequente de álcool e exposição à luz solar (lábio).
II. Ciclosporinas, bloqueadores de canal de cálcio e anticonvulsivantes podem induzir hiperplasia gengival na presença de uma higiene oral insatisfatória.
III. Prevenção, conforto, função, estética e facilidade de manutenção são os critérios para o gerenciamento satisfatório de um idoso, sobretudo de um paciente idoso debilitado ou funcionalmente dependente.

Estão CORRETOS:

Alternativas

ID
4918255
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre os critérios para optar por tratamento restaurador, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4918258
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre as regras gerais para utilização de pinos intrarradiculares, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 2/3 do comprimento radicular ou 1/2 do suporte ósseo.

    GABARITO: C


ID
4918261
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre as diretrizes para uma oclusão adequada, analisar os itens abaixo:

I. Quando a mandíbula se desloca da oclusão cêntrica, alguma forma de guia canina ou anterior é desejável, sem contatos nos dentes posteriores. Esta combinação de guia anterior e desoclusão posterior reduz a capacidade de contração dos músculos elevadores, distribuindo a força do movimento para os dentes anteriores, que recebem menos força em virtude do sistema de alavanca Classe III que é utilizado nessa situação.
II. Os contatos em todos os dentes devem ser simultâneos e uniformes durante o fechamento em oclusão cêntrica. Isso distribui a força do fechamento sobre todos os dentes.
III. A oclusão deve ser criada em uma dimensão vertical que seja estável ao paciente. Costuma-se aceitar que a dimensão vertical existente do paciente seja um equilíbrio entre as forças de erupção dos seus dentes e a extensão da contração repetitiva dos seus músculos elevadores.

Estão CORRETOS:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA D


ID
4918264
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre os materiais utilizados para extração dentária, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA A


ID
4918267
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Anormalidade dentária que tem sido referida como “dentes sem raízes”, porque a perda de organização da dentina radicular leva ao encurtamento do tamanho da raiz. O esmalte e a dentina coronária são clinicamente normais e bem formados, mas a dentina radicular perde toda a organização e, portanto, é fortemente diminuída. Em razão das rizomicrias, os sinais clínicos iniciais são a extrema mobilidade e esfoliação prematura, espontânea ou secundariamente ao menor trauma. A resistência da dentina radicular é reduzida, com os dentes afetados ficando predispostos a fraturas durante extrações. A descrição se refere a que tipo de anormalidade:

Alternativas
Comentários
  • nessa questão eu fui por eliminação.

    AMELOGENESE IMPERFEITA - não pode ser, pois esss é uma alteração de estrutura que modifica ESMALTE, e a questão diz que o esmalte é normal

    Como supacitado, a ODONTODISPLASIA REGINAL, tem alteração em esmalte e dentina (a questão diz que a parte coronária não esta alterada).

    Nos deixando apenas duas opções: DENTINOGENESE IMPERFEITA (que eu não acredito que seja, pois a questão diz que a dentina coronária é normal.

    Sobra então a DISPLASIA DENTINÁRIA TIPO I

    LEMBRANDO...

    QUANDO TRATAMOS DE DISPLASIA DENTINARIA TEMOS 2 TIPOS:

    • TIPO I ACOMETECE A REGIÃO RADICULAR (LESÃO APICAL)
    • TIPO II ACOMETE A COROA (dentes deciduos azulados, obliteração da polpa) RAIZ É NORMAL

ID
4918270
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo LINDHE, em relação aos tumores e cistos do periodonto, em que apresenta um neoplasma benigno de tecidos duros do periodonto, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4918273
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A biotransformação dos anestésicos locais do tipo amida é mais complexa que a dos ésteres. Sobre o local primário da biotransformação dos anestésicos locais do tipo amida, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Articaína é único entre o grupo dos anestésicos locais porque contém um grupo thiophene, e também porque possui os grupos amida e éster conjuntamente. Articaína é um  do tipo amida de ação intermediária. Entretanto, com a associação do grupo éster permite que haja metabolismo no plasma pela  pseudocolinesterase.

  • As amidas possuem sua biotransformação no fígado.

    Os ésteres possuem sua biotransformação no plasma através das pseucolinesterases.

    As exceções são:

    -Prilocaína (amida): biotransformação hepática e pulmonar

    -Articaína (Híbrida): biotransformação no plasma e hepática


ID
4918276
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação às ações sistêmicas dos anestésicos locais no sistema cardiovascular, pode-se dizer que os anestésicos locais têm ação direta no miocárdio e na vasculatura periférica. Entretanto, em geral, o sistema cardiovascular parece ser mais resistente aos efeitos de substâncias anestésicas locais do que o SNC. Diante disso, analisar os itens abaixo:

I. Os anestésicos locais modificam os eventos eletrofisiológicos que ocorrem no miocárdio de maneira semelhante às suas ações nos nervos periféricos. À medida que aumenta o nível sanguíneo de anestésico local, a velocidade de elevação de várias fases da despolarização miocárdica diminui. Não há alterações significativas no potencial de membrana em repouso e não há prolongamento significativo das fases de repolarização.
II. As ações cardíacas diretas dos anestésicos locais em níveis sanguíneos acima do nível terapêutico (antiarrítmico) incluem redução da contratilidade do miocárdio e diminuição do débito cardíaco, ambas levando a colapso circulatório.
III. Os anestésicos locais produzem excitação do miocárdio que está relacionada com o nível sanguíneo do anestésico local. Os anestésicos locais aumentam a excitabilidade elétrica do miocárdio, a velocidade de condução e a força de contração.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • III. ERRADA

    Os anestésicos locais produzem depressão do miocárdio que está relacionada com o nível sanguíneo do anestésico local. Os anestésicos locais diminuem a excitabilidade elétrica do miocárdio, a velocidade de condução e a força de contração.

    GABARITO: B

  • Item I:

    Ação Direta no Miocárdio: Os anestésicos locais modificam os eventos eletrofisiológicos que ocorrem no miocárdio de maneira semelhante às suas ações nos nervos periféricos. À medida que aumenta o nível sanguíneo de anestésico local, a velocidade de elevação de várias fases da despolarização miocárdica diminui. Não há alterações significativas no potencial de membrana em repouso e não há prolongamento significativo das fases de repolarização.

    MALAMED.


ID
4918279
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O melhor tratamento de uma exposição sinusal em potencial é evitar o problema por meio de uma análise e planejamento adequados. A avaliação de radiografias de alta qualidade antes da cirurgia geralmente revela a presença ou a ausência de um seio excessivamente pneumatizado, além de raízes divergentes ou dilaceradas, que têm o potencial de causar comunicação com o seio ou fratura em seu assoalho durante a extração. Diante disso, ao ocorrer a exposição e perfuração do seio durante um procedimento cirúrgico em que a abertura é pequena e ele encontra-se saudável, sobre o tratamento a ser realizado, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • COMUNICAÇÃO OROANTRAL

    1) Comunicação Pequena ( até 2mm) - nenhum tratamento cirúrgico adicional, medidas para assegurar a formação e proteção de coágulo local, orientação ao paciente para prevenção de sinusite maxilar. Evitar assoar o nariz e espirrar violentamente.

    Jamais usar sonda para comunicação !

    2) Comunicação moderada ( 2 a 6 mm) : sutura em forma de 8 acima do alvéolo para manutenção de coágulo no local; uso de substâncias indutores de coágulo, tipo esponjas gelatinosas - Gelfoan; antibioticoterapia à base de amoxicilina, cefalexina ou clindamicina por 5 dias e spray descongestionante nasal, para manter óstio nasal permeável.

    3) Comunicação grande ( 7mm ou mais): encaminhar ao especialista para reparação com cirurgia de RETALHO BUCAL, que mobiliza tecidos moles bucais para cobrir a abertura e fechamento primário. A cirurgia deve ser realizada, preferencialmente, no mesmo dia da comunicação OROANTRAL.

    Usar mesmos fármacos supra citados .

    Fonte: Cirurgia Oral e Maxilo Facial

    Hupp et al. Edição 6; Capítulo 11.

  • gabarito LETRA B


ID
4918282
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação ao odontoma, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A) Errada. É o tipo mais comum de TUMOR ODONTOGÊNICO.

    B) Errada. São anomalias de desenvolvimento ( hamartomas), em vez de neoplasias verdadeiras.

    C) correta

    D) Errada. Quando totalmente desenvolvidos, os odontomas consistem, principalmente, de esmalte e dentina, com quantidades variáveis de polpa e cemento.

    Ref.bibliográfica: Patologia oral e Maxilofacial .

    Neville et al. A Capítulo 15; edição 4.


ID
4918285
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Síndrome na qual o osso occipital é achatado e a fronte apresenta uma aparência alta. O crânio apresentase em forma de torre (acrobraquicefalia). A proptose ocular é um achado característico. A sindactilia do segundo, terceiro e quarto dedos das mãos e dos pés é sempre observada. O terço médio de face mostra-se acentuadamente retraído e hipoplásico, resultando em um prognatismo mandibular relativo. Aspecto trapezoidal dos lábios em repouso, como consequência da hipoplasia da maxila e da respiração bucal. A hipoplasia da maxila produz uma forma em V do arco superior e apinhamento dentário. Tipicamente, a má oclusão tipo classe III ocorre e pode estar associada à mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior. O espessamento da gengiva pode estar associado à erupção retardada dos dentes. Sobre essa síndrome, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • B

  • Entre as principais características físicas da síndrome de Apert, podemos destacar:

    • cabeça mais alongada do que o normal;
    • testa bastante larga e alta;
    • olhos mais esbugalhados e distantes um do outro;
    • face localizada mais para dentro do rosto do que o normal;
    • pés colados (o calcanhar fica junto aos dedos);
    • mãos com dedos fundidos.


ID
4918288
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma das classificações do cimento de ionômero de vidro é quanto às indicações. Sobre o ionômero de vidro indicado para proteção pulpar ou base e secundariamente para selamento de fóssulas e fissuras, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I - Cimentação

    II - Restauração

    III - Forramento / base

    GABARITO: C


ID
4918291
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Língua em morango/framboesa é característica de uma lesão branca e/ou vermelha. Sobre a lesão que está associada com essa alteração, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 1) INFECÇÃO BACTERIANA: causados por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A;

    2) sinais e sintomas: faringite, amigdalite, febre, linfadenopatia, mal estar geral e cefaléia;

    3) na pele: eritema em tronco e nas extremidades, com textura de lixa (áreas pontilhadas do temanho de cabeças de alfinete normocrômicas);

    4)LINHAS DE PASTIA nas pregas cutâneas;

    5)SINAL DE FILLATOV - zona de palidez perioral;

    6)LESÕES ORAIS EM PALATO, com manifestações inflamatórias inespecíficas; LÍNGUA EM MORANGO, com papilas fungiformes aumentadas e avermelhadas.

    ref. bibliografica: Patologia oral e Maxilofacial /edição 4

    Neville et al.


ID
4918294
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As alavancas dentárias são usadas, primariamente, como elevadores. Uma alavanca é um mecanismo para transmitir uma força modesta - com as vantagens mecânicas de um longo braço de ação e um curto braço de resistência - para um pequeno movimento contra grande resistência. Em relação à alavanca reta, sobre o tipo de princípio mecânico utilizado para luxar um dente em seu alvéolo, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4918297
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre a anormalidade dentária que tem por característica clínica a união de dois dentes adjacentes apenas por cemento sem confluência da dentina subjacente, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 1) FUSÃO: união de 2 germes dentários em desenvolvimento, resultando em uma única estrutura, aumentada.

    2) GEMINAÇÃO: fusão de 2 dentes a partir de um único orgão do esmalte.

    3) CONCRESCÊNCIA: fusão em que os dentes adjacentes são unidos pelo cemento. Comum em regiões posteriores superiores.

    4) TAURODONTIA: o dente apresenta coroa alongada ou furca apicalmente deslocada, resultando no aumento da câmara pulpar.

    5) DILACERAÇÃO: variação no formato radicular, com a curvatura ou angulação acentuada.

    de 1 a 5 são anormalidades dentárias de desenvolvimento quanto à forma

    HIPERCEMENTOSE: deposição excessiva de cemento não neoplásico ao longo do cememnto radicular normal.

    fonte: Patologia Oral e Maxilofacial /edição 4

    Neville et al.


ID
4918300
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo PEREIRA, o crescente número de pessoas acometidas pela chamada insuficiência renal crônica (IRC) tem despertado, cada vez mais, o interesse dos profissionais de saúde. Entretanto, para que se ofereçam condições de tratamento nos vários níveis de saúde, em que se inclui a odontologia, é necessário conhecer os aspectos relacionados a essa síndrome. Diante disso, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Os sinais/sintomas apresentados por esse grupo de pacientes incluem hálito cetônico, estomatite, gengivite, decréscimo de fluxo salivar, xerostomia, parotidite e alto índice de cáries.
( ) Devido à ingesta líquida restrita, o sinal clínico mais comum é a xerostomia.
( ) Antibióticos como a amoxicilina e clindamicina e os anestésicos locais (lidocaína, mepivacaína) não são seguros por serem metabolizados pelos rins.

Alternativas
Comentários
  • I. Hálito cetônico é característica da Diabetes Mellitus;

    III. Lidocaína e Mepivacaína são metabolizados pelo fígado

    GABARITO: A

  • I. Hálito urêmico e não cetônico. Além disso, cárie não é o achado bucal mais comum no paciente renal crônico

ID
4918303
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O sarampo é uma infecção causada por um vírus da família dos paramixovírus, gênero Morbillivirus. O período de incubação é de 10 a 12 dias e os indivíduos afetados são infectantes 2 dias antes de se tornarem sintomáticos e até 4 dias após o aparecimento da erupção associada. A infecção apresenta três estágios, cada um com duração de 3 dias. Os 3 primeiros dias são caracterizados por corrimento nasal, tosse caracteristicamente alta/seca e desconfortável, e conjuntivite. Tipicamente, a febre acompanha esses sintomas. Durante esse estágio inicial, a manifestação oral mais distinta observada é o sinal de Koplik. Em relação a esta manifestação oral, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Na cavidade bucal são vistas as manchas de koplik (pequenas manchas branco-azuladas circundadas por eritema também chamada de "grãos de sal"), localizadas principalmente em mucosa labial e jugal.


ID
4918306
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo ANDRADE, em relação ao controle da ansiedade do paciente odontológico, os benzodiazepínicos (BDZ) são os ansiolíticos mais empregados para se obter a sedação mínima por via oral, pela eficácia, boa margem de segurança clínica e facilidade posológica. Diante disso, sobre os efeitos colaterais dos BDZ, particularmente quando empregados em dose única ou por tempo restrito, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A) Sonolência, efeitos paradoxais, amnésia anterógrada e efeitos cardiovasculares. CORRETA. Uma observação: andrade relata que os efeitos cardiovasculares são mínimos;

    B) Amnésia anterógrada, alucinações, confusão mental, visão dupla e falta de coordenação motora.

    Confusão mental, visão dupla, aumento ou redução da libido, falta de coordenação e dependência química são efeitos do uso crônico ou prolongado dos BDZ, não se caracterizando como principais efeitos que podem estar associados com o uso em dose única.

    C) Dependência química, dor de cabeça, aumento ou diminuição da libido e fantasias de caráter sexual. fantasia de caráter sexual se associa mais ao midazolan e não é um efeito comum que ocorre com os demais benzodiazepínicos.

    D) Confusão mental, efeitos paradoxais e efeitos no sistema nervoso central e sistema respiratório. Os efeitos no SNC são desejáveis, portanto são esperados e não colaterais.


ID
4918309
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Considerando-se que a dose máxima de lidocaína 2% é 4,4mg/kg de peso corporal e que o tubete contém 1,8mL, assinalar a alternativa que apresenta, respectivamente, a dose máxima absoluta e o número máximo de tubetes a serem empregados em uma sessão de atendimento para um paciente adulto com 100kg:

Alternativas
Comentários
  • Essa é uma pegadinha... independente do peso do paciente há a dosagem máxima, que para lidocaína é de 300 mg, para tubetes de 1,8 ml, o máximo é de 8,3 tubetes por sessão.

  • 4,4x100=440mg

    A lidocaina 36mg(4,4mg) o maximo absoluto por peso.A lidocaina é 300mg por tubete de 1,8 mg, o maximo é 8,3 tubetes. Independente do calculo ter dado 12,2 tubetes por sessão o que ultrapassa a dosagem permitida.

  • De acordo com Malamed, hoje é letra A.

  • Dose máxima para um adulto de 100kg: 100 x 4,4 = 440mg

    440/36 = 12,2 tubetes

    Entretanto, a dose máxima de lidocaína é de 300mg, então não pode ser administrado 440mg!

    Portanto:

    300mg/36mg = 8,3 tubetes


ID
4918312
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em relação aos princípios da exodontia, analisar os itens abaixo:

I. Os dentes molares da mandíbula têm um osso vestibular menos espesso e, geralmente, necessitam de uma pressão vestibular mais forte do que lingual.
II. A remoção de dentes do processo alveolar demanda a utilização dos seguintes princípios mecânicos e de máquinas simples: a alavanca, a cunha, a roda e o eixo.
III. O fórceps pode aplicar cinco movimentos principais para luxar os dentes e expandir o alvéolo ósseo: pressão apical, força vestibular, pressão palatina ou lingual, pressão rotacional e, finalmente, forças de tração.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • I. O osso vestibular dos dentes molares inferiores é mais espesso, logo, a pressão deve ser no sentido lingual.

    GABARITO: C


ID
4918315
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um método para classificar terceiros molares impactados está baseado na quantidade de dente impactado que está coberta com osso no ramo mandibular. Essa classificação é conhecida como a classificação de Pell e Gregory. Diante disso, sobre a posição dentária que mais oferece dificuldade cirúrgica, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4918318
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Lesões dentoalveolares e dos tecidos moles são frequentes e são causadas por diversos tipos de traumatismo. As causas mais comuns são quedas, acidentes automobilísticos, acidentes desportivos, brigas, abuso contra crianças e acidentes ocorridos em parques de recreação. De acordo com a classificação das lesões dentoalveolares, sobre a denominação para uma lesão da estrutura de suporte do dente, resultando em mobilidade do dente, mas sem luxação, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Na concussão, não há mobilidade do dente.

  • Na concussão, o dente NÃO apresenta mobilidade, apresentando-se sensível à percussão. Na subluxação o dente apresenta sensibilidade à percussão, já tem mobilidade, porém, sem deslocamento, e pode apresentar (não é em 100% dos casos) sangramento na margem gengival.


ID
4918321
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Segundo LINDHE, o uso de antissépticos na terapia periodontal é eficaz. Diante disso, em relação à clorexidina, analisar os itens abaixo:

I. Alguns dos efeitos colaterais locais que podem ocorrer incluem: manchas acastanhadas nos dentes, em alguns materiais de restauração e no dorso da língua; perturbação do paladar, em que o sabor do sal parece estar preferencialmente afetado; erosão da mucosa oral, tumefação unilateral ou bilateral da parótida e estímulo da formação de cálculo supragengival.
II. O antisséptico tem uma importante ação antimicrobiana, incluindo uma ampla variedade de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas.
III. Vários veículos de administração da clorexidina encontram-se disponíveis: colutórios bucais, gel, sprays, pasta de dente, vernizes, mas os enxaguatórios bucais são os mais comumente recomendados.
IV. A clorexidina está livre de um sistema de toxicidade no uso oral, e a resistência microbiana e a supra-infecção não ocorrem.

Estão CORRETOS:

Alternativas
Comentários
  • letra D


ID
4918324
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

São feixes orientados de fibras gengivais que estão embutidas no cemento da porção supra-alveolar da raiz, de onde se projetam a partir do cemento, em forma de leque, em direção ao tecido gengival livre das superfícies vestibular, lingual e interproximal. Assinalar a alternativa CORRETA que indica a denominação dessa fibra:

Alternativas
Comentários
  • letra B

  • Existem diferentes tipos de fibras gengivais. As fibras principais são divididas em:

    Fibras circulares: feixes de fibras na gengiva livre e que envolvem cada dente como se fosse um anel;

    Fibras dentogengivais: ficam no cemento da parte supra-alveolar da raiz. Assim, elas se projetam como um leque para o tecido gengival livre das superfícies interproximal, lingual e vestibular;

    Fibras dentoperiósticas: ficam no cemento, assim como as fibras dentogengivais. Elas passam pela crista óssea vestibular e lingual e se direcionam para os tecidos da gengiva inserida; e

    Fibras transeptais: ficam entre o cemento supra-alveolar dos dentes adjacentes.


ID
4918327
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As secreções salivares são protetoras por natureza, pois mantêm os tecidos orais em um estado fisiológico. Sendo assim, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
4918330
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os bisfosfonados proporcionam grandes benefícios a pacientes em risco de metástases ósseas, na prevenção e no tratamento da osteoporose. O risco de um paciente vir a apresentar osteonecrose do maxilar ao receber bisfosfonados orais parece ser baixo, mas há fatores que aumentam reconhecidamente o risco de osteonecrose associada aos bisfosfonados (OAB). Em relação aos achados médicos rotineiros que podem influenciar no planejamento do tratamento endodôntico, assinalar a alternativa que apresenta algum(ns) desses fatores:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada, a mesma pede que se indique achados que "podem influenciar no planejamento do tratamento endodôntico". Ora, claro que o uso por período menor que dois anos por via oral influencia positivamente. Acertei mas não concordei 100%.


ID
4918333
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A metemoglobinemia é uma condição na qual há o desenvolvimento de um estado semelhante a cianose na ausência de anormalidades cardíacas ou respiratórias. Pode ocorrer por erros inatos do metabolismo ou pode ser adquirida pela administração de drogas ou substâncias químicas que aumentam a formação da metemoglobina. Diante disso, sobre o tratamento definitivo a ser realizado caso seja feito o diagnóstico de metemoglobinemia após a administração de altas doses de prilocaína em um paciente saudável, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O azul de metileno é a terapia de escolha em casos de metemoglobinemia. Contudo, doses cumulativas (superiores a 7 mg/Kg) podem levar a tremores, cianose e anemia hemolítica, posto que o azul de metileno em excesso possui ação metemoglobinizante. Além disso, não pode ser administrado em pacientes com deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase, pois pode levar a agravamento da metemoglobinemia. Ácido ascórbico e riboflavina consistem em tratamentos alternativos, nesses casos.

    CORRETA: LETRA B

    Fonte: Oga, 4ª ed.


ID
4918354
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com base na Portaria de Consolidação nº 2/2017, e em relação à temática da Atenção Básica, analisar a sentença abaixo:


A integração entre a Vigilância em Saúde e Atenção Básica é condição essencial para o alcance de resultados que atendam às necessidades de saúde da população, na ótica da integralidade da atenção à saúde e visa estabelecer processos de trabalho que considerem os determinantes, os riscos e danos à saúde, na perspectiva da intra e intersetorialidade (1ª parte). Regionalização e hierarquização são diretrizes do SUS e da RAS a serem operacionalizadas na Atenção Básica (2ª parte).


A sentença está:

Alternativas