SóProvas


ID
4918279
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O melhor tratamento de uma exposição sinusal em potencial é evitar o problema por meio de uma análise e planejamento adequados. A avaliação de radiografias de alta qualidade antes da cirurgia geralmente revela a presença ou a ausência de um seio excessivamente pneumatizado, além de raízes divergentes ou dilaceradas, que têm o potencial de causar comunicação com o seio ou fratura em seu assoalho durante a extração. Diante disso, ao ocorrer a exposição e perfuração do seio durante um procedimento cirúrgico em que a abertura é pequena e ele encontra-se saudável, sobre o tratamento a ser realizado, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • COMUNICAÇÃO OROANTRAL

    1) Comunicação Pequena ( até 2mm) - nenhum tratamento cirúrgico adicional, medidas para assegurar a formação e proteção de coágulo local, orientação ao paciente para prevenção de sinusite maxilar. Evitar assoar o nariz e espirrar violentamente.

    Jamais usar sonda para comunicação !

    2) Comunicação moderada ( 2 a 6 mm) : sutura em forma de 8 acima do alvéolo para manutenção de coágulo no local; uso de substâncias indutores de coágulo, tipo esponjas gelatinosas - Gelfoan; antibioticoterapia à base de amoxicilina, cefalexina ou clindamicina por 5 dias e spray descongestionante nasal, para manter óstio nasal permeável.

    3) Comunicação grande ( 7mm ou mais): encaminhar ao especialista para reparação com cirurgia de RETALHO BUCAL, que mobiliza tecidos moles bucais para cobrir a abertura e fechamento primário. A cirurgia deve ser realizada, preferencialmente, no mesmo dia da comunicação OROANTRAL.

    Usar mesmos fármacos supra citados .

    Fonte: Cirurgia Oral e Maxilo Facial

    Hupp et al. Edição 6; Capítulo 11.

  • gabarito LETRA B