Gab. A
A departamentalização por cliente, envolvendo a diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com o tipo da pessoa para quem o trabalho é executado, é aquela que preza a satisfação do cliente.
Por ser a satisfação do cliente o aspecto crítico da organização, constitui, sim, o aprimoramento da competência dos funcionários uma característica desse tipo de departamentalização. Um exemplo real que podemos citar foi a Starbucks que priorizou tanto o treinamento dos funcionários ao cliente que se tornou referencial em atendimento de qualidade, alavancando as vendas.
Fonte: CHIAVENATO, Teoria Geral da Administração
A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre alguns modelos de departamentalização das organizações. Vejamos dentre as alternativas qual melhor se encaixa no que o enunciado solicita. Vamos lá.
A - CORRETA. A departamentalização por clientes envolve, segundo Chiavenato, a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho e executado. É um importante critério quando a organização lida com diferentes classes de clientes, com características e necessidades distintas.
Nesse modelo, a satisfação do cliente é o aspecto mais importante da organização. Aqui a organização é mais preocupada com o cliente do que consigo. Partindo desse pressuposto, o aprimoramento da competência dos funcionários para o entendimento das necessidades do cliente da organização deve ser entendido como um processo natural.
B - INCORRETA. A departamentalização por processos é usada frequentemente nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional, nas áreas de operações ou produtivas. A diferenciação e o agrupamento ocorrem pela sequência do processo de produção.
C - INCORRETA. A departamentalização geográfica envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.
D - INCORRETA. O modelo funcional fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças.
E - INCORRETA. A departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento.
Após analisar cada uma das alternativas à luz do que leciona Chiavenato, concluímos de forma segura que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.