SóProvas


ID
4919002
Banca
UNESPAR
Órgão
FOZTRANS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle). Em relação aos componentes dessa demonstração, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do levantamento do Balanço Patrimonial conforme a Lei 4.320/64.

    ➔ "Ativo Financeiro: compreende os CRÉDITOS e VALORES REALIZÁVEIS independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.

    Ex.: Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras, Poupanças, Adiantamento de Salário-família etc.

    ➔ Ativo Permanente: compreendem os BENS, CRÉDITOS e VALORES, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa. 

    Ex.: Estoques, Bens Móveis, Bens Imóveis, Dívida Ativa, Empréstimos (concedidos) a Receber, Financiamentos (concedidos) etc.

    ➔ Passivo Financeiro: compreende as dívidas flutuantes e outros compromissos exigíveis cujo pagamento independa de autorização orçamentária. Caso o Balanço Patrimonial seja elaborado no decorrer do exercício, serão incluídos no passivo financeiro os créditos empenhados a liquidar.

    Os compromissos financeiros podem ser segregados em dois grupos:

    - Compromissos oriundos da execução da despesa orçamentária: os compromissos provenientes de Restos a Pagar Processados e de Restos a Pagar Não Processados, bem como os serviços da dívida a pagar, porque eles já percorreram o estágio do empenho e, portanto, não precisam de nova autorização na LOA para pagamento.

    - Compromissos decorrentes de entradas compensatórias: compreende os depósitos, os débitos de tesouraria e outros valores de terceiros de natureza temporária e devolutiva. A entrega de recursos referentes a esses passivos ao credor (pagamento/recolhimento) não requer autorização orçamentária, em função de representarem recursos extraorçamentários. 

     Passivo Permanente: caracterizam-se por ainda depender de autorização legislativa para amortização ou resgate. Encontram-se no passivo permanente as dívidas fundadas, os encargos devidos a pessoal apropriados por competência, tais como férias e 13º salário– enquanto não empenhados, bem como precatórios e outras dívidas da entidade, pendentes de autorização/execução orçamentária. Enquanto não empenhadas, essas dívidas devem fazer parte do passivo permanente.

    ➔ Conta de Compensação: apresenta os atos potenciais do ativo e do passivo a executar, que potencialmente podem afetar o patrimônio do ente".

    ➤ Resolução:

    A letra A está INCORRETA, pois Ativo Financeiro não depende de autorização orçamentária.

    A letra B está CORRETA, pois compreende a definição de Ativo Permanente.

    A letra C está INCORRETA, pois o Passivo Financeiro não compreende as dívidas fundadas.

    A letra D está INCORRETA, pois o Passivo Permanente não compreende as dívidas flutuantes.

    A letra E está INCORRETA, pois as Contas de Compensação compreendem os bens e as obrigações que afetam o patrimônio.

    Gabarito: Letra B.

  • CORRETO, fonte: art.105, Lei 4320/64.

    Bons estudos.