-
A auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registrose proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.
A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los
As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.
-
A auditoria é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livre de distorções relevante independentemente de causada por erro ou fraude. Pois bem, ela obtem segurança razoável e não têm a intenção de "confirmar a exatidão dos registros"
-
Erro muitas questões do Cespe por conta da constante troca de expressões nas suas alternativas.
Marquei como errado pelo termo "exatidão".
Tendo em vista que o auditor busca assegurar que as demonstrações contábeis estão em todos os apesctos relevantes em conformidade com o relatório aplicado.
Ao meu ver não é papel do auditor CONFIRMAR A EXATIDÃO dos registros contábeis.
-
A banca exagera!!
A auditoria independente apresenta as seguintes vantagens aos usuários das demonstrações contábeis:
Contribui para maior exatidão das demonstrações contábeis.
Possibilita melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira das empresas.
Assegura maior exatidão dos resultados apurados.
Há uma diferença sutil, mas importante, entre Contribuir e Confirmar a exatidão, tendo em vista que o auditor busca assegurar que as demonstrações contábeis estão em todos os aspectos relevantes em conformidade com o relatório aplicado.
-
Exatidão????
A asseguração nem pode ser absoluta!
-
RESOLUÇÃO: Pelo que aprendemos a respeito do conceito de Auditoria, sabemos que esta é uma revisão das demonstrações financeiras, registros, transações e operações de uma entidade, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras. Também identifica deficiências no sistema de controle interno e apresenta recomendações para melhorá-lo.
-
Essa questão está errada!
Deveriam ter entrado com recurso à época e garantido o pontinho!
Uma coisa é a auditoria contribuir para maior exatidão e, outra totalmente diferente, é contribui para a exatidão!
Contribuir para maior exatidão, não quer dizer que será exato, quer dizer que será mais próximo possível da exatidão, assim como a contabilidade não tem como garantir a exatidão das informações, sendo as informações fidedignas: completas, neutra e isenta de erros.
A auditoria é um trabalho de Asseguração!
Trabalho de asseguração é o trabalho no qual o auditor visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão, de forma a aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, de acordo com os critérios que sejam aplicáveis.
Logo, é um trabalho em que alguém assina a avaliação dizendo se objeto auditado está correto ou não de acordo com os critérios.
"Portanto, o objeto pode estar correto, mas não exato."
Bons Estudos!
-
Não concordo que essa assertiva esteja correta, pois a finalidade da auditoria não é "confirmar a exatidão dos registros e demonstrações contábeis".
Os manuais, de uma maneira geral, definem auditoria como um exame analítico e pericial das operações contábeis, desde o início até o balanço. Nos termos da NBC TA 200, o objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança das demonstrações contábeis por parte dos usuários.
Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
O que eu quero dizer é que, para aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis, a auditoria precisa opinar sobre a conformidade das demonstrações elaboradas com a estrutura de relatório financeiro aplicável, mas esse cotejo não é a finalidade da auditoria, mas sim o meio pelo qual obterá ou não segurança razoável de que as demonstrações como um todo estão livres de distorção relevante.
Também é objetivo da auditoria avaliar e testar os sistemas de controles internos e contábil, em busca da razoável fidedignidade das demonstrações financeiras.
-
GABARITO CORRETO
Os testes substantivos ( técnica especializada) visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade.