-
A questão tratou sobre os três tipos de habilidades defendidos por Katz. O administrador não deve possuir apenas uma dessas habilidades, mas usa a combinação nelas de acordo com o nível da organização em que atua. Chiavenato (2014, pág 9) explica cada habilidade da seguinte maneira:
Habilidades técnicas: "envolvem o uso de conhecimento especializado e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos procedimentos de realização".
➡ Muito importante na execução das atividades no dia a dia e no nível operacional.
Habilidades humanas: "estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais."
➡ As habilidade humanas são as mais importante no nível intermediário (tático) da organização.
Habilidades conceituais: "envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações".
➡O seu uso é extremamente importante no nível institucional (estratégico) pois envolve planejar, interpretar e tentar perceber oportunidade, ou seja, exige do administrador as suas capacidades cognitivas mais sofisticadas.
JULGANDO OS ITENS:
(V) Habilidade técnica para lidar com programas, processos, processamentos, métodos e técnicas de análise administrativa, planejando, de forma adequada, o processo de trabalho.
➡ Assertiva relacionada à execução de técnicas de trabalho e habilidade técnicas.
(V) Habilidade técnica que permite reunir ideias de forma lógica, exigindo intensa capacidade de concentração e concisão.
➡ Assertiva relacionada ao uso de informações técnicas e habilidade técnicas.
(V) Habilidade técnica para manusear equipamentos específicos, como computadores.
➡ Assertiva relacionada à execução de atividades técnicas e habilidade técnicas.
(V) Habilidade humana, possibilitando trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.
➡ Habilidades humanas tem a ligação direta com os relacionamentos interpessoais.
(V) Habilidade conceitual, permitindo compreender as complexidades de toda a organização, sendo capaz de integrar os diversos comportamentos à estrutura organizacional.
➡ Habilidades conceituais são usadas para atividades mais complexas.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
Portanto, todas as alternativas são verdadeiras.
GABARITO: LETRA E.
-
[GABARITO: LETRA E]
Para Katz, existem TRÊS TIPOS DE HABILIDADES IMPORTANTES PARA O DESEMPENHO ADMINISTRATIVO bem-sucedido:
• Habilidades técnicas: envolvem o uso de conhecimento especializado e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos procedimentos de realização. É o caso de habilidade em contabilidade, programação de computador, engenharia, etc. As habilidades técnicas estão relacionadas ao fazer, isto é, ao trabalho com “coisas”, como processos materiais ou objetos físicos e concretos.
• Habilidades humanas: estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais.
• Habilidades conceituais: envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Um administrador com habilidades conceituais está apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre si, entender como a organização se relaciona com seu ambiente e como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela.
FONTE: MEUS RESUMOS.
-
As habilidades técnicas abrangem a capacidade em utilizar conhecimentos, técnicas específicas (como contabilidade, engenharia ou produção) e equipamentos na realização das tarefas, através de sua instrução e experiência profissional.
As habilidades técnicas dos profissionais de forma resumida a seguir:
• Capacidade para levantar dados e analisá-los, reunindo idéias de forma lógica e utilizando métodos e técnicas de análise administrativa;
• Capacidade de elaborar e implantar sistemas administrativos com base nos dados analisados;
• Capacidade de lidar com programas, bem como manuseá-los, processos, processamentos, tendo em vista a planificação detalhada do processo de trabalho;
• Capacidade de concentração e concisão;
• Habilidade para reconhecer as ferramentas e processos que a empresa usa;
• Capacidade de demonstrar e disseminar as ferramentas e métodos adotados.
Ou seja, as habilidades técnicas se referem à ciência e à competência de desempenhar a dinâmica de determinado trabalho.
A habilidade humana consiste na capacidade para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes, seus desejos e motivações aplicando uma liderança efetiva. Esta habilidade é de extrema importância, já que saber ouvir, analisar e argumentar é necessário para se poder exercer qualquer tipo de influência sobre outras pessoas, fazendo-os compreender as vantagens de suas recomendações e acima de tudo convencê-los a aplicar efetivamente as mudanças.
Neste sentido deve estar apto também para treinar usuários, sabendo lidar com suas resistências, e inserindo-os em uma nova cultura. Ainda, saber lidar com criatividade na resolução de problemas, desenvolvendo as habilidades interpessoais, que são necessárias para criar e manter uma rede de contatos com as pessoas que estejam fora (ou dentro) da cadeia de comando do administrador.
A habilidade conceitual busca compreender a máquina organizacional como um todo e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro desta estrutura organizacional complexa, promovendo as devidas acomodações, evidenciadas através do levantamento e da análise de dados dos sistemas administrativos. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização e não apenas com os objetivos do departamento ou grupo de afinidade.