SóProvas


ID
4922827
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Alimenthus Ltda, pequena empresa familiar, higieniza, seleciona e embala alimentos in natura para supermercados, objetivando diminuir o desperdício de frutas e verduras. Em determinado tempo decidiu sofisticar a sua produção, incluindo produtos orgânicos no seu roll. Ao juntar a produção dos dois tipos de alimentos (tradicionais e orgânicos) nas mesmas instalações de suas atividades, a empresa identificou que seus custos totais médios ficaram menores do que quando produzia apenas produtos tradicionais. Quando estava planejando suas próximas ações, estimou que ao considerar o horizonte de longo prazo, se aumentasse a produção dos produtos orgânicos perderia os ganhos de eficiência, devido ao alto custo da mão de obra especializada.

Em relação à informação, a Alimenthus Ltda apresenta:

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Teoria dos Custos.

    A economia de escopo ocorre quando a combinação da produção de diversos bens resulta em custos menores do que a produção separada.

    Já a economia de escala ocorre quando ao aumentar a produção os custos médios caem.

    Ou seja, a economia de escopo com como os custos de comportam se forem produzidos mais de um nem. Já a economia de escala tem com como os custos se comportam se houver aumento de produção de um bem.

    Vamos para as alternativas!

    A) Certa. No caso desta questão, a Alimenthus apresenta economia de escopo ao produzir dois tipos de alimentos com custo menor do que produzindo apenas um. Além disso, apresenta economias de escala quando percebeu que, a longo prazo, ganharia eficiência (isto é, diminuiria custos), se aumentasse a produção de orgânicos.

    B) Errada. Retornos constantes a escala ocorrem quando a produção aumenta e os custos médios se mantêm constantes. Já as deseconomias de escopo ocorrem quando a produção conjunta de bens é mais custosa do que a produção em separado. Nenhuma destas duas hipóteses ocorre nesta questão.

    C) Errada. Na verdade, temos economias de escopo no curto prazo e de escala no longo prazo.

    D) Errada. De fato, teremos produto marginal decrescente no curto prazo (isto ocorre pela lei dos rendimentos marginais decrescentes). Mas no longo prazo, podemos, sim, chegar à conclusão de que temos economias de escala.

    E) Errada. Na verdade, teremos economia de escopo no curto prazo (e não deseconomias de escopo no longo prazo).


    Gabarito do Professor: Letra A.