Algumas características são bastante relevantes no processo de transmissão de vídeo. São elas: a utilização do Multicast e a qualidade de serviço. Cada uma dessas características é apresentada a seguir.
Com a utilização do Multicast em redes de comunicação, o processo de transmissão simultânea para um grande número de receptores é beneficiado.
As configurações do cliente de videoconferência são bastante fáceis de se executar. Na opção teste de Vídeo é possível visualizar uma amostra da imagem gerada local e remotamente, selecionar o tipo de codec e alterar as configurações do hardware de captura.
A combinação de vídeo streaming e videoconferência tornam possível que quaisquer números de pessoas assistam a uma videoconferência – ao vivo ou gravado para acesso on demand em um momento posterior. Uma videoconferência por streaming pode ser vista em um desktop de PC usando um reprodutor de mídias streaming padronizado, com o Real, Windows Media ou QuickTime.
O Jitter é uma das três principais métricas de desempenho de videoconferência. Os outros dois são perda de pacotes e latência.