SóProvas


ID
492976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à
administração pública, bem como à experiência e à legislação
brasileira nesse setor, julgue os itens.

A administração, quando voltada para o interesse dos usuários de seus serviços, deve buscar sempre alcançar a eficiência e, ao priorizá-la, deverá atender a demanda por seus produtos e serviços, ainda que os custos incorridos possam superar os benefícios proporcionados.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A administração, quando voltada para o interesse dos usuários de seus serviços, deve buscar sempre alcançar a eficiência e, ao priorizá-la, deverá atender a demanda por seus produtos e serviços, ainda que os custos incorridos possam superar os benefícios proporcionados.

    Se estamos a falar em eficiência (fazer mais com menos) e dada a sempre limitada falta de recursos com os quais as diversas esferas políticas tem de trabalhar (União, Es, DF e Ms), não há que se falar em custos superiores aos benefícios.
  •  

    Eficiência na Administração Pública é fazer além do que se espera, com os recursos disponíveis, para sempre alcançar o BEM COMUM: atendimento eficiente dos usuários de acordo com a demanda.

  • Bom, mas uma coisa é impotante que fique clara em relação a essa questão. É claro que a Adm. Púb. deve ser eficiente, mas esse critério deficiência não deve ser o superávit, o lucro. Uma despesa da Adm. Púb. deve levar me conta o custo-benefício, é claro, mas ela não pode deixar de cumprir com suas obrigações baseada apenas no argumento de que determinada medida causará muitos gastos aos cofres públicos. Deve haver parcimônia e eficiência na alocação dos recursos públicos, mas a Adm. Púb. deve, pelo menos em tese, cumprir com todas as suas obrigações.  
  • Uma coisa importante: a eficácia é primordial; a eficiência, desejável.

    Na questão diz que a administração DEVE BUSCAR SEMPRE a eficiência... errado...ela é desejável...deve buscar sempre a eficácia...
  • A adm deve SEMPRE buscar a eficiência que é um dos princípios explícitos do texto constitucional.
    O que está errado é dizer que ela deve atender a demanda por seus produtos e servicos, ainda que os custos incorridos possam superar os benefícios proporcionados.
    É esse o erro da questão.
    Se fosse assim estaria violando o princípio da economicidade.


     

  • Se entendermos que a eficiência é fazer mais com menos e que a eficácia é o alcance dos resultados pretendidos, então a questão está incorreta, pois, a eficiência é desejável, e o Estado deve buscar alcançar a eficácia, que é o atendimento dos objetivos pretendidos.
    Ainda assim, se os custos incorridos superam os benefícios proporcionados, a administração estará sendo ineficiente e não eficiente como propõe a questão.

  • A Adminstração Gerencial deve ser: Eficiente com economicidade, eficaz e Efetiva.

    Eficiente - Fazer mais com menos, tem a ver com o PROCESSO

    Eficaz - Ter o melhor RESULTADO

    Efetiva - Causar um IMPACTO SOCIAL
  • O correto seria:
    "A administração, quando voltada para o interesse dos usuários de seus serviços, deve buscar sempre alcançar a eficácia e, ao priorizá-la, deverá atender a demanda por seus produtos e serviços, ainda que os custos incorridos possam superar os benefícios proporcionados".

    É a Administração Gerencial, onde o foco é nos resultados, ainda que isso se atinja com mais gastos. Se não fosse assim, o interesse público seria constantemente prejudicado sob o argumento de falta de receita para atuar. Na Administração Gerencial, a eficácia deve pesar mais do que a eficiência; fenêmeno contrário ocorria na Administração Burocrática.


  • i. Princípio da economicidade, promoção de resultados esperados com o menor custo possível.

    ii. Eficiência, como princípio constitucional.

  • A Administração, quando voltada ao interesse dos usuários, prima pelo resultado. Portanto, a EFICÁCIA!

  • A administração, quando voltada para o interesse dos usuários de seus serviços, deve buscar sempre alcançar a eficiência e, ao priorizá-la, deverá atender a demanda por seus produtos e serviços, ainda que os custos incorridos possam superar os benefícios proporcionados.

     

    Se busca eficiência, o foco deve ser nos meios: fazer mais com menos, otimizar os recursos.

     

    EficiEnte (mEios) - Rezar; Jogar futebol com arte

    Eficácia - Ganhar o céu; Ganhar a partida

  • A administração, quando voltada para o interesse dos usuários de seus serviços, deve buscar sempre alcançar a eficiência e, ao priorizá-la, deverá atender a demanda por seus produtos e serviços, ainda que os custos incorridos possam superar os benefícios proporcionados. Resposta: Errado.