SóProvas


ID
492994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à
administração pública, bem como à experiência e à legislação
brasileira nesse setor, julgue os itens.

A governabilidade diz respeito às condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os poderes e o sistema de intermediação de interesses.

Alternativas
Comentários
  • Para Eli Diniz é governabilidade as "condições sistêmicas de exercício do poder pelo Estado e seu governo em uma determinada sociedade."
    Questão Correta.
  • Governança corporativa (português brasileiro) ou governo das sociedades ou das empresas (português europeu) é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui também o estudo sobre as relações entre os diversos atores envolvidos (os stakeholders) e os objetivos pelos quais a empresa se orienta. Os principais atores tipicamente são os acionistas, a alta administração e o conselho de administração. Outros participantes da governança corporativa incluem os funcionários, fornecedores, clientes, bancos e outros credores, instituições reguladoras (como a CVM, o Banco Central, etc.) e a comunidade em geral.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Governan%C3%A7a_corporativa (este e o, breve resumo que da uma ideia do que seja governanca)
  • Complementando os comentários, segue a transcrição de trechos do PDRAE que esclarecem Governabilidade e Governança:

    "Considerando esta tendência, pretende-se reforçar a governança - a capacidade de governo do Estado - através da transição programada de um tipo de administração pública burocrática, rígida e ineficiente, voltada para si própria e para o controle interno, para uma administração pública gerencial,  flexível e eficiente, voltada para o atendimento do cidadão. O governo brasileiro não carece de “governabilidade”, ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrática e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governança, na medida em que sua capacidade de implementar as políticas públicas é limitada pela rigidez e ineficiência da máquina administrativa."

    "Reformar o aparelho do Estado significa garantir a esse aparelho maior governança, ou seja, maior capacidade de governar, maior condição de implementar as leis e políticas públicas. Significa tornar muito mais eficientes as atividades exclusivas de Estado, através da transformação das autarquias em “agências autônomas”, e tornar também muito maisPlano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado eficientes os serviços sociais competitivos ao transformá-los em organizações públicas não-estatais de um tipo especial: as “organizações sociais”."

    Fonte: http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/PlanoDiretor/planodiretor.pdf
  • Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: TCU Prova: Auditor Federal de Controle Externo - Auditoria Governamental

    Julgue os itens que se seguem, acerca de governabilidade, governança e mudanças institucionais.

    Entre outros aspectos, a governança trata das condições sistêmicas sob as quais se dá o exercício de poder em determinada sociedade.

    Resposta: Errado.

    Comentário: outra questão que ajuda a fixar o conceito de governabilidade.

  • CORRETA

    A governabilidade refere-se mais à dimensão estatal do exercício do poder. Diz respeito às condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os Poderes, o sistema de intermediação de interesses.

    Fonte: Questão da banca Funiversa/2009

  • O enunciado está perfeito e foi construído a partir da obra de Matias-Pereira, na qual temos a governabilidade relacionada à legitimidade e capacidade política do Estado e do seu governo.

    Gabarito: Certo

  • Segundo Bresser-Pereira (1998), a governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. A governabilidade estabelece uma dimensão política através da legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade.

    Para o mesmo autor, a governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas. A governança está relacionada a forma de dimensão de gestão que decorre da capacidade financeira e administrativa, ou seja, associada à reforma do aparelho de Estado.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • A governabilidade diz respeito às condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os poderes e o sistema de intermediação de interesses.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia

    Governança

    • Capacidade técnica, financeira e gerencial;
    • Aspectos operacionais - gerir recursos.

    (CESPE - TCE-AC - ANALISTA) Aumentar a governança do Estado significa aumentar sua capacidade administrativa de gerenciar com efetividade e eficiência, voltando-se a ação dos serviços do Estado para o atendimento ao cidadão. (CERTO)

    (CESPE - TCE-AC / ANALISTA - 2006) Aumentar  a  governança  do  Estado  significa  aumentar  sua  capacidade  administrativa  de gerenciar  com  efetividade  e  eficiência,  voltando-se  a  ação  dos  serviços  do  Estado  para  o atendimento ao cidadão. (CERTO)

    Q285245 ➔ Entre outros aspectos, a governança trata das condições sistêmicas sob as quais se dá o exercício de poder em determinada sociedade.(ERRADO)

    R:A governança não está relacionada às condições sistemas relacionadas ao poder, mas a capacidade de governar: administrativa, gerencial e técnica.

    ----------

    Governabilidade

    • Legitimidade;
    • Poder para governar;
    • Capacidade política.

    (CESPE – MDS - TÉCNICO) O termo governabilidade está associado às condições políticas de gestão do Estado, enquanto governança refere-se às condições administrativas de gestão do aparelho estatal.(CERTO

    (CESPE – MDS / TÉCNICO – 2006) O termo governabilidade está associado às condições políticas de gestão do Estado, enquanto governança refere-se às condições administrativas de gestão do aparelho estatal. (CERTO)

    (CESPE – TERRACAP – TÉCNICO -2004) Não se pode dizer que accountability esteja relacionada com o processo de reforma do Estado e com a responsabilização do servidor público.  (ERRADO)

    • R: A reforma do Estado, como objetivava o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, está sim relacionada com um fortalecimento da accountability. Quando existe um fornecimento maior de informações à sociedade, esta pode julgar com maior eficiência o desempenho do governo e dos servidores públicos. 

    • Outro aspecto importante a ser destacado é a mudança do tipo de controle que a reforma do Estado estava  buscando.  A  ideia  era  sair  do  antigo  controle  por  procedimentos  para  o  controle  por resultados.  Com  este  novo  tipo  de  controle,  fica  mais  fácil  “julgar”  o  trabalho  dos  servidores públicos. 

  • O termo governabilidade está associado às condições políticas de gestão do Estado, enquanto governança refere-se às condições administrativas de gestão do aparelho estatal

  • QUESTÃO CORRETA!

    Conceito de Matias Pereira.

    Governabilidade: resultante da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. Provém da capacidade do governo de representar os interesses de suas próprias instituições. Refere-se às condições sistêmicas mais gerais, por meio das quais se dá o exercício do poder em uma sociedade.