SóProvas


ID
4930006
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Senador Rui Palmeira - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amazonas


No ano de 2018, em todo o estado do Amazonas foram apreendidos 17.453,44 m³ de madeira. Em comparação ao ano de 2017, houve um aumento de 27,3%, pois o número no ano anterior foi de 13.710,56 m³. As informações são do Ibama, que atribui o aumento às irregularidades constatadas em serrarias durante fiscalizações realizadas no estado.

Fonte: G1 (com adaptações)

Com base no texto 'Amazonas', leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com o texto, o Ibama é responsável por extrair irregularmente mais de 10 mil metros cúbicos de madeira.

II. De acordo com o texto, as irregularidades constatadas em serrarias estão entre as causas do aumento no número de apreensões de madeira no Amazonas em 2018.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • As informações são do Ibama, que atribui o aumento às irregularidades constatadas em serrarias durante fiscalizações realizadas no estado.

    "II. De acordo com o texto, as irregularidades constatadas em serrarias estão entre as causas do aumento no número de apreensões de madeira no Amazonas em 2018."

    Caso essas duas assertivas NÃO tenham semântica muito próxima apenas divergindo em ANO, que brincadeira sem graça um concurso dessa estirpe.

    Porém, sendo "crudelíssimo" no português, talvez o examinador tenha considerado falso o fato de a assertiva trazer dedução do texto sobre as irregularidades estarem ENTRE as causas de aumento dito pelo Ibama ter sido atribuído às irregularidades não pairando sombra de dúvidas. "Ok" sim é falsa e gabarito da questão é duas falsas sendo a II falsa também. Porque na I está falso. O Ibama é o Instituto Brasileiro de PROTEÇÂO ao meio ambiente, logo, não extrai madeira ILEGALMENTE.

  • pra mim a segunda é verdadeira

  • Fazendo AQUELE malabarismo com as palavras, concluo que o aumento das irregularidades é "a" causa, não "uma das" causas. Por isso o erro da II. Mas entraria com recurso.

  • O texto apresenta apenas uma causa do aumento das irregularidades, e não "as causas" que está para informação inferencial. Portanto, assertiva errada.

  • Vamos la!

    Com base no texto 'Amazonas': afirma que a reposta deve estar de acordo com o que o texto expõe.

    As informações são do Ibama, que atribui o aumento às irregularidades constatadas em serrarias durante fiscalizações realizadas no estado.

    o texto não fala que as irregularidades constatadas em serrarias estão entre as causas do aumento no número de apreensões de madeira no Amazonas em 2018.

    As informações são do Ibama, que atribuí; algo incerto que pode ou não ser.

    e o item 2 afirma que as irregularidades constatadas em serrarias estão entre as causas do aumento

  • Que casca de banana foi essa?!!

  • As "serrarias estão entre as causas". Na realidade a serraria é a causa.

    Ou seja. Só existe ela.

  • Entraria com recurso se tivesse errado a questão. A II não pode ser tida como errada se o texto não usa a palavra "APENAS". O Ibama, segundo o texto, atribui o aumento às irregularidades constadas em serrarias. Porém, em momento algum enfatiza que não houve outros motivos, o que afastaria a redação "entre as causas".

  • a II esta correta

  • Eu entendo da certa forma.que o aumento é atribuído por causa das irregularidades constatadas.

    porém na assertiva numero dois.diz que as irregularidades constatadas estão entre as causas do aumento no numero de apreensões.