SóProvas


ID
4931812
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Programa da Globo aceita matéria paga, diz jornal


O Auto Esporte, programa jornalístico sobre automóveis da TV Globo, estaria aceitando matéria paga, segundo denúncia do colunista Daniel Castro, do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, a atração exibe merchandising embutido nas reportagens.

Em boletim distribuído ao mercado publicitário neste mês, a Globo teria oferecido "oportunidades diferenciadas de exposição de marcas por meio de ações de merchandising no programa".

A emissora negou a informação. Garantiu que o Auto Esporte não é um programa jornalístico, mas de entretenimento. Além disso, oferece "oportunidades comerciais para atender a peculiaridade da publicidade no mercado e nas competições automobilísticas".

A TV alega ainda que a negociação não é feita pela Central Globo de Jornalismo, mas por uma produtora independente.


A prática relatada nesta notícia do Portal Terra, veiculada no dia 20 de junho de 2005,

Alternativas
Comentários
  • Não entendi... Alguém poderia explicar?

  • Explico. A prática fere a ética jornalística pois traveste uma matéria paga com as feições de uma matéria jornalística, sem avisar aos telespectadores que se trata de um publieditorial. A marca Y paga o programa para fazerem uma matéria sobre determinada funcionalidade automotiva, mas apenas os carros da marca Y aparecem na matéria, o que dá a entender que esse é um diferencial da marca, mas existem outros concorrentes com funções iguais ou semelhantes.

    Já para a publicidadade não há problema algum com a prática, pois a publicidade não está comprometida com a isenção, muito pelo contrário, ela quer ressaltar ao máximo as qualidades do produto. Não faz sentido, do ponto de vista publicitário, fazer uma comparação entre produtos de diferentes marcas com total isenção. O consumidor pode achar que todos os produtos são semelhantes e acabar por escolher qualquer um, sem critério relevante. A função da publicidade é justamente criar valor para o produto e ressaltar as qualidades, diferenciando o produto visado dos demais.

  • Obrigada Vinícius. Tinha ficado na dúvida porque pensei: se o Auto Esporte diz ser um programa de entretenimento ele não entra na deontologia do Jornalismo.