SóProvas


ID
4932094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando aspectos gerais do processo fotossintético e das estruturas anatômicas vegetais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não, de acordo com a CF, a alternativa A está correta, na letra da lei

    De acordo com o entendimento do STF, estaria todas erradas

    Mas a banca errou porque deveria ter deixado claro que queria a letra da lei, que queria saber de acordo com a CF

  • Roi, Letticia né? Seu comentário está equivocado. 

    Não está escrito na CF que é ilícita a prisão de depositário infiel, pelo contrário, o texto constitucional ressalva que as únicas prisões civis por dívida que não são ilícitas são a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel.

  • Alternativa A. Anabolismo é o processo em que há produção de novas substâncias a partir de substâncias mais simples. Ex: produção de glicose a partir dos fótons de luz.

  • A) O processo fotossintético não sofre influência do grau de abertura dos estômatos. (INCORRETA)

    O estômato é uma estrutura responsável por controlar as trocas gasosas no vegetal. Ele está diretamente relacionado a processos essenciais para a sobrevivência da planta, tais como respiração, transpiração e fotossíntese.

    B) As células estomáticas caracterizam-se pela ausência de cloroplastos e de grânulos de zimogênio. (INCORRETA)

    São formados por duas células altamente especializadas, rica em cloroplastos (pigmento fotossintético), possuindo uma abertura regulável (ostíolo) através da qual ocorrem as difusões de trocas gasosas entre a planta e o ar atmosférico.

    C) A fotossíntese é um processo anabólico por meio do qual as plantas transformam a energia luminosa do Sol em energia química das ligações da molécula de glicose. (CORRETA)

    D) Os pigmentos fotossintéticos são a bilirrubina e o citocromo. (INCORRETA)

    Clorofilas, carotenoides e ficobilinas.

    E) A função do parênquima clorofiliano é armazenar uma parte da matéria orgânica fabricada pela fotossíntese (amido, óleos e proteínas, por exemplo), a qual pode, depois, ser usada pela planta ou pelo embrião. (INCORRETA)

    Parênquima de reserva: tem como função armazenar substâncias que serão utilizadas posteriormente pela própria planta ou pelo embrião