SóProvas


ID
4932388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com o estudo fitossociológico, tem-se a base ecológica que é indispensável para o entendimento da associação de espécies e da diversidade florística de ambientes naturais e, ainda, para o planejamento da utilização racional do recurso florestal. A fitossociologia é uma ferramenta importante, sobretudo para avaliar a efetividade da legislação florestal vigente com vistas à proteção dos recursos naturais; para compreender o relacionamento entre homem e floresta; para a valorização da floresta em pé; e para o desenvolvimento de tecnologias de utilização de recursos florestais não-madeireiros. A densidade, um dos principais e mais comuns índices fitossociológicos,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Densidade ou Abundância

    É o número de indivíduos de cada espécie ou do conjunto de espécies que compõem uma comunidade vegetal por unidade de superfície, geralmente hectare. A densidade relativa diz respeito ao número de indivíduos total de uma mesma espécie por unidade de área, e a densidade relativa revela, em porcentagem, a participação de cada espécie em relação ao número total de indivíduos de todas as espécies.

    Dominância

    É um parâmetro que expressa a influência de cada espécie na comunidade, através de sua biomassa. A dominância absoluta é obtida através da soma das áreas basais (AB) dos indivíduos de uma mesma espécie, por hectare. A dominância relativa corresponde à participação, em percentagem, em relação à área basal total (ABT).

    Frequência

    Expressa o número de ocorrências de uma determinada espécie nas diferentes parcelas alocadas; pode ser frequência absoluta, quando obtida pela percentagem das parcelas em que a espécie ocorre, ou freqüência relativa, obtida pela soma total das freqüências absolutas, para cada espécie.

    https://www.matanativa.com.br