SóProvas


ID
4932547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A equação universal de perda de solos (EUPS) foi proposta para avaliar perda de solos de determinada área agrícola e leva em consideração o regime de chuvas, o tipo de solo, as condições topográficas, o tipo de cultura e de manejo. Com relação às práticas de manejo, é pouco eficiente na redução da perda de solos

Alternativas
Comentários
  • Com o aumento da agricultura irrigada, a demanda por água que é um recurso limitado e essencial para nossa sobrevivência também aumentará. ... Além disso, a associação da aplicação de fertilizantes com a irrigação ou fertirrigação pode com o passar do tempo levar à salinização e deterioração dos solos.

  • GABARITO: E

    Sistemas de Cultivo

    Agricultura de sequeiro

    A lavoura é implantada durante o período chuvoso. Torna-se uma agricultura de risco em virtude do sucesso da safra depender da distribuição das precipitações (chuvas), pois estiagem em períodos críticos de desenvolvimento da cultura, como é o caso do florescimento ou enchimento de vagens, pode proporcionar decréscimo no rendimento final.

    Para maiores detalhes, acessar o item operações de plantio.

    Agricultura Irrigada

    A produtividade do feijão-caupi é bastante afetada pela condição hídrica do solo. Deficiências ou excessos de água, nas diferentes fases do ciclo da cultura, causam redução na produtividade em diferentes proporções. Sob irrigação não há risco de perda por estresse hídrico, neste caso a lavoura pode ser implantada durante o período chuvoso com irrigação suplementar, ou fora do período chuvoso com irrigação total.

    Autor(es): 

    https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/feijao-caupi/arvore/CONTAG01_17_510200683536.html

  • Agricultura de Sequeiro

    Essa modalidade agrícola visa atingir eficiência em terras áridas através da escolha de espécies de cultivo, que não necessitem de irrigação constante, podendo suportar os períodos de estiagem entre uma chuva e outra.

    Mas nada é deixado à sorte dos bons ventos e da chuva. Através de cálculos e técnicas para armazenamento da água da chuva, se garante uma eficiência deste meio de plantio que pode suportar até mesmo as grandes estiagens do sertão nordestino.