SóProvas


ID
4934209
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o texto a seguir sobre tipografia e relacione a primeira coluna com a segunda.


O conhecimento da anatomia tipográfica proporciona o fundamento para a comunicação concisa e consistente com o público. A capacidade de distinguir uma face, fonte ou família tipográfica é essencial para o desenvolvimento do senso estético de comunicadores e designers. À medida que o vocabulário tipográfico é dominado, torna-se mais fácil a escolha de um tipo de letra para comunicar significado e destacar a mensagem visual.

(Adaptado de CLAIR, K. e BUSIC-SNYDER, C. Manual de tipografia: a história, a técnica e a arte. Bookman, 2009, p. 151)


I – Serifa.

II – Tracking.

III – Kerning.

IV – Entrelinhamento.

V – Justificado.


A – Espacejamento entre as palavras, é utilizado para mudar a textura visual de um texto.

B – Também chamado de leading, refere-se ao espaço vertical entre as linhas e promove a fluidez do texto ao longo da página.

C – É o texto alinhado em ambos os lados, esquerdo e direito, da coluna, fazendo com que o parágrafo tenha o aspecto de bloco.

D – Aperto do espaço entre as letras, tem o objetivo de facilitar a leitura da palavra e de evitar que os tipos se toquem na impressão ou na tela.

E– Leve extensão no início e no fim do traço de uma letra, desenhada em ângulo reto ou obliquamente através do braço, haste ou cauda do caractere.


Alternativas
Comentários
  • I – Serifa- E– Leve extensão no início e no fim do traço de uma letra, desenhada em ângulo reto ou obliquamente através do braço, haste ou cauda do caractere.

    II – Tracking. A – Espacejamento entre as palavras, é utilizado para mudar a textura visual de um texto.

    III – Kerning- D – Aperto do espaço entre as letras, tem o objetivo de facilitar a leitura da palavra e de evitar que os tipos se toquem na impressão ou na tela.

    IV – Entrelinhamento- B – Também chamado de leading, refere-se ao espaço vertical entre as linhas e promove a fluidez do texto ao longo da página.

    V – Justificado- C – É o texto alinhado em ambos os lados, esquerdo e direito, da coluna, fazendo com que o parágrafo tenha o aspecto de bloco.

  • Ao elaborar um projeto gráfico, o comunicador e o designer precisam tomar várias decisões que dizem respeito ao texto, às imagens, à tipografia, aos títulos, olhos e boxes, e ao posicionamento adequado destes elementos para atender à demanda editorial.

    Família tipográfica faz parte de um conjunto de critérios técnicos que contribuem para a alta legibilidade (reconhecimento dos caracteres) e melhor leiturabilidade (comportamento da forma dos caracteres): uso de tipos (com ou sem serifa), altura da caixa-alta e caixa-baixa, hastes ascendentes e descendentes, e contraste entre traços finos e grossos.

    Vamos analisar as assertivas e fazer as devidas associações:

    I – Serifa: E – Leve extensão no início e no fim do traço de uma letra, desenhada em ângulo reto ou obliquamente através do braço, haste ou cauda do caractere. Sua existência é justificada pela necessidade de maior clareza nos limites do traço e alinhamento dos caracteres. Ideal para ser utilizada em cartilhas, a serifa propicia melhor leitura, pois auxilia no agrupamento das letras das palavras, pois forma blocos coesos e cria um corredor horizontal com as letras, o que contribui para que os olhos se movam suave e rapidamente de um grupo de palavras para outro e de uma linha de texto para outra.

    II – Tracking: A – Utilizado para mudar a textura visual de um texto, o espacejamento diz respeito aos espaços que há entre palavras ou blocos de textos. Aumentar o espacejamento entre palavras resulta em um corpo de texto mais branco ao passo que o recuo implica em uma aparência mais sólida.

    III – Kerning: D – Aperto ou adição de espaço entre pares de caracteres específicos, com o objetivo de facilitar a leitura da palavra e de evitar que os tipos se toquem na impressão ou na tela.

    IV – Entrelinhamento: B – Também chamado de leading, refere-se ao espaço vertical entre as linhas e promove a fluidez do texto ao longo da página.

    V – Justificado: C – É o texto alinhado em ambos os lados, esquerdo e direito, da coluna, fazendo com que o parágrafo tenha o aspecto de bloco.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a certa (I-E, II-A, III-D, IV-B, V-C).

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Lupton, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. Thinking with type: a critical guide for designers, writers, editors & students. Tradução: André Stolarski. São Paulo: CosacNaify, 2006.

    - Clair, Kate & Busic-Snyder, Cynthia. Manual de tipografia: a história, a técnica e a arte. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.