SóProvas


ID
4934344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Controle Externo
Assuntos

Considerando a função do TCE/AC, sua natureza jurídica e a eficácia de suas decisões, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • . Nos termos do art. 71, § 3º, da CF, “as decisões do Tribunal de que resulte imputação de débito ou cominação de multa terão eficácia de título executivo”, não estando expressamente previsto no texto constitucional se tais decisões são judiciais ou extrajudiciais.

  • Sigo sem entender o erro da B

  • A natureza jurídica de um Tribunal de Contas não é de Órgão Especial, que auxiliar o Poder Legislativo no controle externo?

    Essa coisa de natureza administrativa me fez pensar no controle interno...

  • É só o termo, o correto é executivo.

    Sim, também errei nisso. Achei que dava no mesmo.

  • Estranha a questão, a natureza das decisões é administrativa.

  • (TCU – ACE 2008 – Cespe) (...) discorra, de forma fundamentada e de acordo com a Constituição Federal brasileira, sobre os seguintes aspectos:

    < natureza jurídica do TCU;

    < relação entre o TCU e o Poder Legislativo;

    < eventual vinculação hierárquica da Corte de Contas com o Congresso Nacional.

    Quanto à natureza jurídica, o TCU é tido pela maioria da doutrina como órgão administrativo, de estatura constitucional. Sua personalidade jurídica é a da União, sem pertencer a nenhum dos três Poderes. Não obstante, de maneira excepcional, possui capacidade postulatória, podendo figurar em juízo ativa ou passivamente para defender suas competências e prerrogativas constitucionais.

    Por disposição constitucional, o TCU auxilia tecnicamente o Poder Legislativo no controle externo da Administração Pública. Além disso, o TCU está associado ao Poder Legislativo para fins orçamentários e de responsabilidade fiscal. Todavia, não há vinculação hierárquica entre a Corte de Contas e o Congresso Nacional. O Tribunal é órgão autônomo e independente, pois a Constituição lhe atribui competências próprias e privativas, assim como lhe garante autonomia funcional, orçamentária e financeira.

    ( Direção Concursos )

  • A questão pode confundir um pouco, mas a chave está na diferença entre EXECUTIVO x EXECUTÓRIO. De qualquer forma, mesmo diante dessa dúvida, a letra "A" não tem erro algum, então ia por eliminação mesmo.