SóProvas


ID
4934425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto à violação do domicílio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Por determinação da autoridade judicial só pode de DIA.

    Há uma cláusula de reserva de jurisdição, ou seja, o ingresso só pode ser autorizado por membros do Poder Judiciário. Assim , CPIs, autoridades administrativas, fazendárias, fiscais ou policiais NÃO podem determinar violação de domicílio.

    REGRA: não é possível ingressar nem mesmo com autorização judicial durante a noite, devendo os policiais guardar o amanhecer.

  • GABARITO: (E)

    A Constituição brasileira diz que a casa é um espaço "inviolável" do indivíduo. Sem a permissão do morador, alguém só pode entrar nela em caso de crime flagrante, num desastre ou para prestar socorro. Em regra, a polícia só pode entrar com uma ordem judicial.

    Continue firme, o seu dia está chegando..

  • Só pode adentrar em escritório de advocacia a noite com determinação judicial e para para o fim de instalar equipamentos de captação de sinais óticos e acústicos (escuta ambiental) e de acesso a documentos no ambiente de trabalho do acusado. Isso porque tal procedimento seria inviável se fosse praticado durante o dia, mediante apresentação de mandado judicial

  • Assertiva E

    Em caso de incêndio, qualquer pessoa poderá entrar na residência, para prestar socorro, independentemente de autorização do morador.

  • GABARITO - E

    Por partes:

    1º Para o STF , o conceito de casa é amplo e envolve o local em que se desenvolve profissão ou residência.

    2º Trata-se da cláusula de reserva Jurisdicional, ou seja , o juiz dá " a primeira e a última ordem ". Isso não cabe ao MP...

    CUIDADO !

    "A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas a posteriori, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade .

    (EMAGIS) O STF considera válida a entrada, com mandado judicial, durante o período noturno, em ambiente profissional a fim de que ali se implantem escutas, não havendo proibição calcada na inviolabilidade noturna do domicílio.

    4º A casa pode ser violada . mesmo em período noturno , quando:

    Flagrante delito

    desastre

    prestação de socorro

  • Gabarito: Letra E

    Constituição Federal:

    Art. 5º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

  • (E)

    Como ninguém informou: segue minha contribuição no que tange a "dia" conforme preceitua a nova lei de abuso de autoridade.

    Art. 22. Invadir ou adentrar, clandestina ou astuciosamente, ou à revelia da vontade do ocupante, imóvel alheio ou suas dependências, ou nele permanecer nas mesmas condições, sem determinação judicial ou fora das condições estabelecidas em lei: Pena - detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

    § 1º Incorre na mesma pena, na forma prevista no caput deste artigo, quem:

    I - coage alguém, mediante violência ou grave ameaça, a franquear-lhe o acesso a imóvel ou suas dependências;

    II - (VETADO);

    III - cumpre mandado de busca e apreensão domiciliar após as 21h (vinte e uma horas) ou antes das 5h (cinco horas).

    § 2º Não haverá crime se o ingresso for para prestar socorro, ou quando houver fundados indícios que indiquem a necessidade do ingresso em razão de situação de flagrante delito ou de desastre.

  • Letra E.

    A casa é asilo inviolável, exceto em casos de DDS - Desastre, Delito, Socorro ( Prestar socorro), ou durante o dia para por ordem judicial.

    Go!

  • art. 5º da CF - XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; 

  • Gabarito: E 

    CF 88

    Art. 5, XI - A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; 

    Bons estudos!

    ==============

    E-book gratuito com Técnicas de Estudo: www.xadrezforte.com.br/ebook

    Mapas Mentais: www.xadrezforte.com.br/mapas

    Organize seus estudos: www.xadrezforte.com.br/planilha

  • Art. 5, XI - A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    Prestar socorro na situação citada e não depende de autorização do morador.

  • A) MP não pode determinar a entrada, só juiz B) Tribunal de Conta não pode determinar a entrada, só juiz C) Não pode ser durante a noite, noite entende-se como sendo 21hr até as 5hr da manhã E) CERTA
  • Esta questão está desatualizada e caberia um recurso atualmente, haja vista que o STF já considerou legítima a invasão de um escritório durante o período noturno porque não havia ninguém no momento, já que inexistiam pessoas trabalhando ou descansando (STF, Inq 2.424/RJ)

  • É permitida a entrada na casa de alguém a qualquer hora do dia ou da noite para prestação de socorro e casos de flagrante delito.

  • GABARITO: E

    A casa é asilo inviolável, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Art. 5º. XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

  • No caso da letra C só poderia se fosse para fazer instalação de câmeras ou microfones para fins de obtenção de provas