Questão sobre desenvolvimento econômico e suas respectivas teorias.
Vamos verificar as alternativas:
A) CERTA. A teoria da mudança estrutural de William Arthur Lewis (1915-1991), ganhador do prêmio Nobel, postula, exatamente, o descrito no enunciado. Sua análise sobre economias periféricas, revela que a formação de capital e o avanço tecnológico, pelo menos em um primeiro momento, não implica em aumentos salariais já que a absorção de mão de obra pelo setor industrial - migrada do campo - continua a pagar os salários de subsistência do setor agrário até que o excesso de oferta de trabalho seja eliminado.
B) ERRADA. A teoria do desenvolvimento humano de Amartya Sen (1933-), também prêmio Nobel, busca levar a discussão sobre desenvolvimento para além das questões de crescimento do produto, industrialização e avanço tecnológico. Fatores como educação e saúde ganham especial relevância, considerado o "pai" do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
C) ERRADA. A teoria da dependência internacional ou teoria do sistema-mundo - como é mais conhecida - de Giovanni Arrighi (1937-2009) postula a divisão produtiva do mundo em economias centrais, semiperiféricas e periféricas, formando um todo coeso, uma economia-mundo, com a dominância dos países centrais.
D) ERRADA. O modelo neoclássico de crescimento de Robert Solow (1924-), também prêmio Nobel, enfatiza a acumulação de capital e a taxa de crescimento populacional na evolução da renda e do consumo por trabalhador no longo prazo.
E) ERRADA. O modelo de crescimento em estágios de Walt Whitman Rostow (1916-2003) argumenta pela prevalência de etapas de desenvolvimento econômico, sendo cinco desde a "sociedade tradicional" até a "era do consumo de massas". Dessa forma todos os países, na visão desse economista, chegariam a condição de nações plenamente desenvolvidas.
Gabarito do Professor: Letra A.