Questão sobre macroeconomia, mais especificamente sobre as controvérsias acerca da temática.
Vamos verificar as alternativas:
A) ERRADA. De forma alguma, os modelos keynesianos pressupõem a rigidez de preços e salários, os quais não se ajustam rapidamente e, justamente por isso, podem causar equilíbrio com desemprego.
B) ERRADA. Os novos clássicos desenvolveram a hipótese
de expectativas RACIONAIS, assim os choques são perfeitamente antecipados pelos agentes econômicos. Expectativas adaptativas têm como um de seus principais expoentes Milton Friedman (1912-2006).
C) ERRADA. Essa é uma das diferenças entre os modelos keynesianos tradicionais e os neokeynesianos, estes passaram a considerar os fundamentos microeconômicos na construção de suas análises diferentemente daqueles.
D) CERTA. Como vimos na alternativa B, os novos clássicos que postularam a teoria das expectativas racionais. A teoria dos ciclos reais de negócios, como principal contribuição dessa escola macroeconômica, argumenta que fatores reais (e não os monetários) afetam as flutuações no emprego e no produto.
E) ERRADA. Para os novos clássicos, preços e salários são flexíveis no curto prazo, uma vez que os agentes econômicos, inclusive trabalhadores, levam em conta toda a informação disponível e conseguem antecipar mudanças nas variáveis de seu interesse.
Gabarito do Professor: Letra D.