neotenia: È quando um instar não terminal desenvolve características reprodutivas do adulto, incluindo a capacidade de localizar um parceiro, copular e depositar ovos (ou larvas) em uma maneira convencional.
**pedogênise.*O desenvolvimento a partir de ovos não fecundados é denominado partenogênese, que em algumas espécies pode ser obrigatório, mas em muitas ordens é facultativo.Alguns insetos abreviam seus ciclos de vida pela perda do estágio adulto, ou mesmo os estágios adulto e de pupa. Nesse estágio precoce, a reprodução ocorre quase exclusivamente por partenogênese. Pedogênese larval, a produção de jovens por insetos larvais.Na pedogênese de pupa, os embriões são formados na hemocele de uma pupa-mãe pedogenética, denominada hemipupa, já que ela difere morfologicamente da pupa “normal”. Essa produção de jovens vivos nos insetos com pedogênese na pupa também destrói a pupa-mãe por dentro, pela perfuração larval da cutícula ou pela prole se alimentando da mãe.
oviparidade: A vasta maioria das fêmeas de insetos é ovípara (põem ovos). Em geral, a ovulação – a expulsão dos ovos do ovário para dentro dos ovidutos – é seguida rapidamente pela fecundação e, então, pela oviposição.
poliembrionia: Forma de reprodução assexuada que envolve a produção de dois ou mais embriões a partir de um ovo pela subdivisão (fissão). Ela é restrita predominantemente a insetos parasitas;
hermafroditismo: Se parecem com fêmeas, mas têm um ovotestículo (uma gônada que é parte testículo, parte ovário).