SóProvas


ID
4936768
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A leptospirose é uma zoonose na qual os animais são hospedeiros primários, essenciais para a persistência dos focos da infecção, e os seres humanos são hospedeiros acidentais, pouco eficientes na perpetuação da mesma. Em relação ao modo de transmissão, pode-se afirmar que:

I. A penetração da leptospirose ocorre ativamente através somente das mucosas (ocular, digestiva, respiratória), da pele escarificada e inclusive da pele íntegra, como ocorre quando da permanência por tempo prolongado em coleções de água contaminada.
II. A eliminação da leptospira ocorre através da urina, de forma intermitente, podendo persistir por períodos de tempo de longa duração, variáveis com as espécies animais e a variante sorológica da leptospira envolvida.
III. Devido à uretra constituir-se na via comum para eliminação de urina e sêmen, é possível que este último também venha a ser contaminado por leptospira, o que torna possível a transmissão venérea por leptospirose animal, tanto pela monta natural, como através da inseminação artificial.

Das afirmativas acima, são consideradas corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    .

    A questão retirou os enunciados do site: Leptospirose - View PDF www.saude.pr.gov.br › print › pdf › node; Publicado em 05/11/2019 Leptospirose - CID10: A27

    O uso da palavra "somente" já gera preocupação ao candidato, principalmente quando colocada de forma tão estranha no texto.

    I. A penetração da leptospirose ocorre ativamente através somente das mucosas (ocular, digestiva, respiratória), da pele escarificada e inclusive da pele íntegra, como ocorre quando da permanência por tempo prolongado em coleções de água contaminada.

    .

    TEXTO ORIGINAL

    Modos de transmissão

    A penetração da leptospirose ocorre ativamente através de mucosas (ocular, digestiva, respiratória, genital), da pele escarificada e inclusive da pele íntegra, como ocorre quando da permanência por tempo prolongado em coleções de água contaminada. A eliminação da leptospira ocorre através da urina, de forma intermitente, podendo persistir por períodos de tempo de longa duração, variáveis com as espécies animais e a variante sorológica da leptospira envolvida; nos roedores, a presença de leptospira pode ser registrada permanentemente na urina. Devido à uretra constituir-se na via comum para eliminação de urina e sêmen, é possível que este último também venha a ser contaminado por leptospiras o que torna possível a transmissão venérea por leptospirose animal, tanto pela monta natural, como através da inseminação artificial. 

  • A penetração da "LEPTOSPIROSE"???? Não seria da Leptospira? A Leptospirose é a doença. Quem penetra é a bactéria.