Cendón et al (2005) afirmam que na área de biblioteconomia e ciência da informação os tipos mais comuns de redes são:
- Redes de serviço e de apoio institucional: têm como finalidade o compartilhamento de dados, o desenvolvimento de padrões comuns e a comutação bibliográfica entre bibliotecas. Como exemplo, pode-se citar a OCLC (Online Computer Library Center) e o Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT)
- Redes de serviço de busca e recuperação da informação: visam a identificação e o compartilhamento de recursos informacionais. Se subdividem em:
- Redes cooperativas nacionais e internacionais: os países ou unidades membros da rede são responsáveis pela produção bibliográfica referente às suas produções na área. Pode-se citar como exemplo o INIS (Sistema Internacional de Informação Nuclear) e o AGRIS (Sistema Internacional de Informação em Ciência e Tecnologia Agrícola).
- Serviço de busca e recuperação de informação dos distribuidores de bases de dados: são as organizações que disponibilizam bases de dados produzidas por outras instituições. Como exemplo, pode-se citar o DIALOG (Banco de dados norte-americano criado em 1972).
Fonte: LOPES, M. L. P. Catalogação cooperativa em redes de informação: estudo de caso da rede Bibliodata. 2010. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2010.