SóProvas


ID
4939378
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Desde pelo menos 1944 o advogado polonês Raphael Lemkin (1900-1959) procurava uma forma de diferenciar juridicamente os direitos individuais dos direitos coletivos de grupos e nações, e criou a palavra genocídio, combinando a palavra grega-geno (tribo ou raça) com a palavra latina-cídio (matar). Logo após o Tribunal Militar Internacional de Nuremberg, onde líderes nazistas foram acusados de crimes contra a humanidade, ainda em 1948 foi aprovada a Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio reconhecendo o holocausto judeu durante a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, estudiosos apontam que outro massacre semelhante já havia acontecido na Primeira Guerra Mundial, embora veementemente negado pelo governo responsável. Qual é este outro massacre? Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O século XX ficou marcado como um século de catástrofes e morticínios. As duas guerras mundiais levaram cidades inteiras à destruição e milhões de pessoas à morte. Nesse ínterim, alguns regimes de governo que se pautavam por orientações políticas ideológicas nacionalistas, eugenistas e racistas levaram a cabo o projeto de extermínio sistemático de povos que julgavam ser inferiores ou que divergiam de seu projeto de expansão territorial, entre outras razões. Os motivos eram inúmeros. O caso do holocausto dos judeus, isto é, o genocídio dos judeus pelos nazistas, é um exemplo. O holodomor, isto é, o genocídio de ucranianos pelos soviéticos, é outro. Porém, antes desses dois, houve o genocídio dos armênios perpetrado pelo Império Turco-Otomano. Fonte: História do mundo
  • 1º questão que eu vejo abordando essa temática, achei sensacional, pois tal fato é pouquissímo explorado.

    O Genocídio Armênico do império TURCO-otomano, NUNCA FOI ASSUMIDO!

    Exterminaram os súditos, crianças, padres... tudo isso como estratégia para ter soldados no campo de batalha da 1º Guerra mundial, eles queriam trazer as pessoas do campo para a cidade.

    GAB D

  • Em Abril de 2021 Joe Biden se tornou o primeiro presidente americano a reconhecer o Genocídio Armênio.

    O Brasil já o reconhece desde 2015.

  • genocídio armênio foi uma campanha sistemática do governo do Império Otomano (atual Turquia) de assassinatos, deportações e violências diversas cometidas contra o povo armênio no contexto da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) e posteriormente, durante a década de 1920 (mais precisamente de 1920 a 1923).

    Fonte: https://www.infoescola.com/historia/genocidio-armenio/

  • GAB-D

    Entre 1915 e 1923, o Império Turco-Otomano promoveu um dos maiores massacres já vistos na história da humanidade. Esse massacre ficou conhecido como genocídio armênio. O século XX ficou marcado como um século de catástrofes e morticínios. ... A Armênia, que havia sido conquistada pelos turcos, tornou-se súdita dos sultões.

    A Guerra do Yom Kippur começou em 6 de outubro de 1973, quando tropas egípcias e sírias fizeram ataques militares contra bases israelenses na região do Suez. A guerra tem esse nome porque se iniciou no feriado em que os judeus comemoram o Yom Kippur, que significa o “dia do perdão”.

    O Holodomor consistiu no genocídio de milhões de ucranianos, que foram vitimados pela fome, em razão da política econômica de Stalin entre 1931 e 1933. ... A Ucrânia foi o país da URSS que mais demonstrou resistência a tais medidas.

    No contexto desta guerra ideológica, os nazistas planejaram e colocaram em prática o Holocausto, ou seja, o assassinato em massa dos judeus, considerados pelo regime como seus principais inimigos "raciais". As críticas abertas ao regime foram reprimidas, e o governo de Hitler era popular entre a maioria dos alemães.

    O CONCURSEIRO É UM LOBO SOLITÁRIO!!!