Custo de aquisição
O custo de aquisição é o valor efetivamente despendido na transação, podendo ocorrer mediante subscrição relativa a aumento de capital, ou o preço total pago pela compra de ações de terceiros. Representam, portanto, todos os gastos realizados para a sua aquisição, inclusive os encargos de corretagem.
Perdas estimadas
Constituída para cobrir as perdas prováveis na realização do valor dos investimentos. Para determinar se uma empresa investidora tem perdas com seus investimentos em outras sociedades, é necessário saber qual a situação dessas investidas. Para tanto, deve-se obter as demonstrações contábeis e apurar o valor registrado na conta de investimentos da investidora. Se as investidas estiverem operando com prejuízo, seu Patrimônio Líquido fica reduzido e a comparação indicará a necessidade de se contabilizar as Perdas sofridas por esse investimento.
Dentre as situações que evidenciam perdas em investimentos, podemos destacar:
- Investimentos em sociedades operando com prejuízos;
- Investimentos em sociedades falidas e em má situação financeira;
- Investimentos em sociedades que possuem projetos não viáveis ou abandonados.
Observação.: As perdas não são dedutíveis para fins de Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro. (Lei Nº 9.249/95 – art. 13°)
http://idetpesquisas.com.br/noticia-13-03-2017-metodo-de-custo-e-do-valor-justo-avaliacao-de-investimentos/#:~:text=IV%20%E2%80%93%20os%20demais%20investimentos%2C%20pelo,mercado%2C%20quando%20este%20for%20inferior.&text=A%20nomenclatura%20adequada%20a%20ser,Estimadas%20por%20Valor%20N%C3%A3o%20Recuper%C3%A1vel.