CUIDADO
Não há incorreção no conceito introduzido pela banca na assertiva II. O comentário do colega Orlando Guimarães está incorreto e pode levar os estudantes ao erro.
Enquanto na metonímia temos a substituição de um termo por outro que com ele guarde alguma relação de contiguidade ou afinidade, na metáfora ocorre uma comparação entre termos que não guardam relação direta.
Ex: Preciso comprar "Super Bonder" para colar aquele vaso! - "Super Bonder" é a marca, mas é usada para fazer referência à cola, existe uma relação entre os termos utilizados na substituição. Estamos diante de uma metonímia.
Ex: Ela possuía, indiscutivelmente, um "coração de pedra"... - "coração de pedra" é utilizado para demonstrar a falta de sensibilidade ou de amor da personagem, ainda que entre termos não exista uma relação direta. Estamos diante de uma metáfora.
Ao falar em "substituição de um termo por outro devido a uma semelhança ou relação real entre os dois", a banca está claramente conceituando a metonímia, e não a metáfora. Correta a assertiva da banca.
Editado
Ao colega Orlando Guimarães, que aparentemente tem por hobby me enviar mensagens um tanto desnecessárias no privado para logo em seguida me bloquear, não recebendo, assim, uma resposta, copio aqui a definição de "metáfora" contida no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa:
"Do latim metaphora.ae; do grego metaphorá. Figura de linguagem na qual, usando-se de comparação implícita entre termos sem relação semântica, uma palavra que denota espécie de objeto ou ação é utilizada em lugar de outra, sugerindo semelhança ou analogia entre elas; translação (por metáfora se diz que uma pessoa bela e delicada é uma flor, que uma cor capaz de gerar impressões fortes é quente, ou que algo capaz de abrir caminhos é a chave do problema);
GAB. C
I. No Brasil, a religião da criança é um fator determinante para lhe garantir o direito de acesso e permanência na escola. INCORRETA
Não é determinante ...
II. A metonímia é uma figura de linguagem na qual ocorre a substituição de um termo por outro devido a uma semelhança ou relação real entre os dois. CORRETA
Ex.: Eu li Machado de Assis.
Comprei Bombril.
III. A segunda geração do Romantismo no Brasil é caracterizada pela difusão do “mal do século” e pelo apoio unânime dos escritores à monarquia portuguesa que governava o Brasil. INCORRETA
Não apoiava a monarquia, pelo contrário fazia denúncia.
Segunda fase: é o romantismo social que faz denúncias e apresenta a miséria do povo.
https://www.maisbolsas.com.br/enem/artes/romantismo-origens-e-influencias
O comentário de Ivan Lucas está errado.
Em primeiro lugar, metáfora não é comparação, portanto é ele quem já bagunça a cabeça de quem estuda. Em segundo lugar, o trecho fala em relação real ou semelhança, o que é de fundamental importância, já que a metáfora trabalha com a semelhança de algum aspecto. A colocação da banca não tem respaldo técnico, muito menos a de Ivan Lucas tem.