-
A - Parecer social
B - Parecer social
C - Laudo social
-
Alguém sabe porque a C não seria relatório social?
É o registro que documenta as informações significativas, recolhidas por meio do estudo social, permeado ou finalizado com interpretações e análise. Seria a parte final?
Conceito de relatório social:
- Descrição ou relatório do que foi possível conhecer por meio do estudo social
- Relato de dados coletados referente a qualquer um dos instrumentais
- Pode ser um relatório de atividades desenvolvido pelo AS
- Sistematização da prática profissional
É sempre conclusivo, e pode conter, ou não, sugestões e parecer (MAGALHÃES)
Conceito de Laudo Social:
- Documento resultante da perícia social
- Suporte a decisão judicial
- usado como elemento de prova
- Registro escrito e fundamentado dos estudos e registros e conclusões da perícia
- Avaliação detalhada
-
LETRA A e B (INCORRETOS): Parecer social: Fávero refere-se ao parecer como sendo “esclarecimentos e análises, com base em conhecimento específico do Serviço Social, a uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas. Trata-se de exposição e manifestação sucinta, enfocando-se objetivamente a questão ou situação social analisada, e os objetivos do trabalho solicitado e apresentado; a análise da situação, referenciada em fundamentos teóricos, éticos e técnicos, inerentes ao Serviço Social — portanto, com base em estudo rigoroso e fundamentado — e uma finalização, de caráter conclusivo ou indicativo.
LETRA C (INCORRETO) Laudo social: Fávero pontua que o laudo social “... é o registro que documenta as informações significativas, recolhidas por meio do estudo social, permeado ou finalizado com interpretação e análise. Em sua parte final, via de regra, registra-se o parecer conclusivo, do ponto de vista do Serviço Social. Conclusivo no sentido de que deve esclarecer que, naquele momento e com base no estudo científico realizado, chegou-se à determinada conclusão. Para a efetivação desse registro, o profissional vai ter como referência conteúdos obtidos por tantas entrevistas, visitas, contatos, estudos documental e bibliográfico que considerar necessários para a finalidade do trabalho. Sua apresentação geralmente segue uma estrutura constituída por: introdução, indicando a demanda judicial e objetivos do trabalho; identificação das pessoas envolvidas na ação e que direta e indiretamente estão incluídas no estudo; a metodologia utilizada para a efetivação do trabalho (entrevistas, visitas, contatos, estudos documental e bibliográfico etc.) e a definição breve de alguns conceitos utilizados, na medida em que o receptor da mensagem contida nesse documento não necessariamente tem familiaridade com os conhecimentos da área do Serviço Social. (...) em sequência, registram-se os aspectos socioeconômicos e culturais que podem ser permeados pela análise ou finalizados com a análise interpretativa e conclusiva, também [pode ser] denominada de parecer social. O parecer social sintetiza a situação, apresenta uma breve análise e aponta conclusões ou indicativos de alternativas, que irão expressar o posicionamento profissional frente ao objeto de estudo.” (FÁVERO, 2009, p. 632).
-
LETRA D(CORRETO): “O relatório social é o documento no qual constam o registro do objeto de estudo, a identificação dos sujeitos envolvidos e um breve histórico da situação, a finalidade à qual se destina, os procedimentos utilizados, os aspectos significativos levantados na entrevista e a análise da situação. O profissional deve valer-se de suas competências teóricas, éticas e técnicas para avaliar os aspectos importantes a serem registrados, considerando aqueles que, de fato, podem contribuir para o acesso, a garantia e a efetivação de direitos. Assim, é desnecessário o registro excessivamente detalhado de informações que não servirão para os objetivos do trabalho.” (FÁVERO, 2009, p. 631).
-
Ao analisar as alternativas, temos:
A – Incorreta. Refere-se ao parecer que, “diz respeito a esclarecimentos e análises, com base em conhecimento específico do Serviço social, a uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas” (FÁVERO, 2005, p. 47).
B – Incorreta. Refere-se ao parecer que, “trata-se de exposição e manifestação sucinta, enfocando-se objetivamente a questão ou situação social analisada, e os objetivos do trabalho solicitado e apresentado; a análise da situação, referenciada em fundamentos teóricos, ético e técnicos, inerentes ao Serviço Social” (FÁVERO, 2005, p. 47).
C – Incorreta. Refere-se ao laudo social, “o registro que documenta as informações significativas, recolhidas por meio do estudo social, permeado ou finalizado com interpretação e análise. Em sua parte final, via de regra, registra-se o parecer conclusivo, do ponto de vista do Serviço Social” (FÁVERO, 2005, p. 44).
D – Correta. Refere-se ao relatório social que, se traduz na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção desse profissional no seu cotidiano laborativo” (FÁVERO, 2005, p. 45).
Assim, como gabarito, temos:
D – Correta.
A, B e C – Incorretas.
Gabarito: D
Referência:
FÁVERO, E. T. Estudo Social: Fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: CFESS (org.). O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuição ao debate no judiciário, no penitenciário e na previdência social, 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.