-
A reconciliação bancária consiste na comparação do saldo do razão da empresa com o saldo do extrato emitido pelo banco, a fim de verificar se os valores “batem”.
Na questão, explica que o banco debitou certo valor correspondente a parcela de um empréstimo feito pela empresa e que tal valor não foi contabilizado pela empresa.
Assim, no extrato bancário estará marcando a saída desse dinheiro, enquanto no livro razão não constará nenhum registro. Portanto, deverá, no ato da reconciliação, realizar uma redução do saldo do razão para que este coincida com o saldo do extrato bancário.
-
??????
Erro da "E"? Alguém?
-
A questão se restringe somente a apresentação decorrente do fato (débito do banco correspondente a parcela do empréstimo não contabilizado).
Se o Banco debitou, para a empresa corresponde a um crédito (redução do Ativo).
Reconciliação = Comparação do (Razão Analítico com a conta Bancos).
O Razão precisa estar = Bancos
Por isso, precisará ser reduzido.
Gabarito: A
-
Conciliação bancária é a comparação do seu controle financeiro interno com tudo o que entrou e saiu da sua conta e está lançado no extrato bancário do mesmo período. Essencial para a saúde financeira da empresa, saber com certeza quanto de saldo dispõe ajuda em várias tomadas de decisão. Além disso, permite identificar fraudes, lançamentos errados, valores não compensados e até compras canceladas.
-
Acredito que o erro da Letra E, seja por transcrever o lançamento no BP.
Enquanto que a questão pede sobre a Conciliação: comparar o extrato da conta corrente da sua empresa com seu controle financeiro interno.