SóProvas


ID
4946248
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Ainda em relação à classificação de Schilling, um agravo específico, como por exemplo, uma intoxicação aguda de origem ocupacional, está incluída em doenças profissionais em que se considera:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) AGRAVO ESPECÍFICO/DOENÇAS PROFISSIONAIS Que o trabalho, ou as condições em que ele é realizado, constitui causa direta e relação causal ou nexo causal é direta e imediata.

  • A questão cobrou conhecimento sobre os grupo de doenças ocupacionais de Schilling.

    O enunciado cita algumas condições e o candidato deve saber a qual grupo esse tipo de doença deve se encaixar.

    Dele, extrairemos as seguintes palavras-chave: "agravo específico" e "uma intoxicação aguda de origem ocupacional"

    Agora apresentaremos os grupos de Schilling para tornar mais fácil a identificação do grupo mencionado no enunciado.

    1. Grupo I: a principal causa da doença está diretamente ligada ao trabalho. Exemplos: silicose, asbestose, saturnismo.
    2. Grupo II: quando há uma contribuição das condições trabalho para a instalação da doença, mas ela poderia surgir em situações distintas (o trabalho não é exatamente uma causa necessária desse surgimento). Exemplos: doenças do sistema locomotor, câncer (neoplasia), doenças do coração, varizes.
    3. Grupo III: nesse caso, a doença já existe (mesmo que de forma latente ou até desconhecida), mas as condições de trabalho causa o seu agravamento. Exemplos: problemas respiratórios (asma, bronquites), problemas de pele, alergias diversas e problemas psicológicos.

    A situação descrita no enunciado trata-se de uma doença que deve ser classificada no grupo I, pois fica claro que o mal é específico e é de origem ocupacional.

    A- INCORRETA. No caso, um agente específico causa a doença. Caso haja a substituição desse, obviamente a causa da doença será eliminada. Exemplo: a intoxicação por chumbo em uma indústria que não mais o utiliza como matéria-prima. Caso um trabalhador fique doença disso, o nexo causal direto da doença com atividade exercida não será mais presumido.

    B- INCORRETA. No caso, a alternativa está falando do Grupo II no qual entende-se que o trabalho apenas contribui para o surgimento da doença.

    B- INCORRETA. O distúrbio latente pode ser agravado pelas condições de trabalho, mas essas doenças são consideradas como pertencentes ao Grupo III.

    D- CORRETA. O trabalho ou as condições em que ele é realizado tem causa direta com a doença. Exemplo: silicose em minerador.

    E- INCORRETA. No caso em questão, o fator do trabalho em si é considerado a causa principal para a tal intoxicação. .

    GABARITO DA MONITORA: LETRA D