A - A Gestalt emerge da fenomenologia, não do funcionalismo;
B - A Gestalt não se baseia em técnicas diretivas, mas sim numa premissa de espontaneidade e engajamento, que não podem ser alcançadas por técnicas diretivas e nem autodiretivas.
C - Na Gestalt não há uma valorização da relação do inconsciente, mas sim do consciente, do aqui e agora, da responsabilização, da relação consigo mesmo e com o mundo.
D - A empatia é tratada tanto na fenomenologia quanto na gestalt como conceito à priori, no que diz respeito a suspensão do juízo, o que para Husserl (2013) é conhecida por epoché. A empatia se dá no campo dos fenômenos, é nos relacionamentos dos corpos fenomenais (corpo- espírito) que se produz uma resposta empática.
--------------------------------------------------------
Gabarito E.
"O livro Gestalt Therapy: Excitement and Grouth in the Human Personality, publicado em 1951, marca a fundação da Gestalt-terapia, assim como apresenta as propostas teóricas do escritor e crítico político Paul Goodman (descritas no segundo tomo do livro). Paul Goodman faz uma releitura das teorias psicanalíticas e neopsicanalíticas a partir da fenomenologia e do pragmatismo, apresentando uma nova antropologia assim como também outra forma de se conceber a psicologia."