Acrescentando...
Conforme Mcllwaine (1998, p. 10):
A CDU é frequentemente descrita como um esquema de classificação geral, como a Classificação Decimal Dewey, a Classificação da Library of Congress e a Classificação Bibliográfica de Bliss. O termo geral pode ser aplicado de duas maneiras, significando que a classificação incorpora todos os campos do conhecimento ou que pode ser aplicado em coleções que cobrem a totalidade do conhecimento. O conceito de universalidade contido no nome da CDU inclui estes mesmos objetivos, mas também sugere que sua utilização é apropriada em todo o mundo. Sua tradicional dependência da cooperação internacional em relação à sua revisão e administração a fortalece como um esquema bibliográfico geral universal. Reforçando este fato, está sua aplicação prática em um grande número de países, especialmente naqueles do mundo não anglófono.
Gab. E
MCLLWAINE, I.C. Guia para utilização da CDU : um guia introdutório para o uso e aplicação da Classificação Decimal Universal. Brasília, DF: IBICT, 1998. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1333441
A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre a estrutura e o uso da Classificação Decimal Universal.
Com base nos conhecimentos gerais sobre a CDU, identificamos abaixo as alternativas como:
I – CORRETA. A CDU também pode ser usada como uma linguagem de indexação, promovendo maior padronização na recuperação da informação.
II – CORRETA. A CDU é derivada da CDD sendo também uma adaptação desta classificação. A CDU é considerada uma classificação geral, pois abrange a totalidade do conhecimento e também por sua universalidade, podendo ser utilizada em qualquer parte do mundo em qualquer contexto social.
III – CORRETA. Uma notação tem apenas um significado, eliminando as ambiguidades existentes de uma linguagem natural.
IV – CORRETA. A CDU tinha um arranjo mais parecido com a da CDD no qual linguística e literatura se encontram separados. Atualmente, ambos os assuntos se encontram na classe 8, deixando a classe 4 vaga para usos futuros.
V – CORRETA. São 10 classes de 0 a 9, com subdivisões em cada uma delas passiveis de combinações quase infinitas.
Gabarito do Professor: Letra E .