SóProvas


ID
4948309
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Caxambu do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre variação linguística.

1. As variações diafásicas dependem do contexto comunicativo, assim podemos dizer que a linguagem que usamos em uma entrevista de emprego e aquela com que “batemos papo” com nossos amigos devem ser diferentes. Esta pode ser informal e aquela deve ser formal.
2. Nas variações diatópicas, vemos representados os falares das diversas regiões do Brasil.
3. As gírias exemplificam as variações diastráticas.
4. No nível morfológico, também acontecem variações regionais. Por exemplo, uma comida bastante comum em Minas Gerais é conhecida como mandioca, no Rio de Janeiro como aipim e, em Pernambuco, como macaxeira. Temos aí uma variação geográfica.
5. A variação de nossa língua ainda é um fato controverso de acordo com a nova linguística, e a norma culta é a que prevalece para a valorização social do indivíduo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Variações diastráticas: São as variações ocorridas em razão da convivência entre os grupos sociais. As gírias, os jargões e o linguajar caipira são exemplos desta modalidade de variação linguística. É uma variação social e pertence a um grupo específico de pessoas.

    Variações diatópicas: Representam as variações que ocorrem pelas diferenças regionais. As variações regionais, denominados dialetos, são as variações referentes a diferentes regiões geográficas, de acordo com a cultura local.

    Variações diafásicas: São as variações que se dão em função do contexto comunicativo, isto é, a ocasião determina o modo como falaremos com o nosso interlocutor, podendo ser formal ou informal.

  • mas no caso da 4. No nível morfológico, também acontecem variações regionais. Por exemplo, uma comida bastante comum em Minas Gerais é conhecida como mandioca, no Rio de Janeiro como aipim e, em Pernambuco, como macaxeira. Temos aí uma variação geográfica.

    ela não está correta pois não é aplicada no nível morfológico?

  • Questão sem gabarito

    Itens I,II,III e IV corretos

  • Morfológico: Adjetivo Relativo à morfologia, ao estudo da forma ou da aparência externa da matéria. [Linguística] Relativo ao estudo da composição, derivação, flexão das palavras e de seus processos de formação.

  • Variações diastráticas/sociais: convivência entre os grupos sociais (Ex.: gírias, os jargões e o linguajar caipira), pertence a um grupo específico de pessoas.

    Variações diatópicas/regionais: diferenças regionais, dialetos, diferentes regiões geográficas, de acordo com a cultura local.

    Variações diafásicas/estilos: contexto comunicativo, ou seja, a ocasião determina o modo como falaremos com o nosso interlocutor, podendo ser formal ou informal (Ex.: entrevista de emprego x resenha com amigos)

    Variações diacrônica/histórica: transforma-se ao longo do tempo (Ex.: Vosmecê --> Você --> Vc)

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Felipe Luccas 

    Vejamos os itens: 

    1. CERTA. Lembre-se: variações diafásicas ➔ contexto comunicativo. Linguagem formal x informal.  

    2. CERTA. Variações diatópicas ➔ regional.  

    3. CERTA. Variações diastráticas ➔ grupos sociais.  

    4. ERRADA. Quando há nomes diferentes para os mesmos elementos, dizemos que a variação é no nível lexical, e não morfológico.  

    ===

    PRA  AJUDAR:

    TIPOS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

    ➪ Regional (DIATÓPICA) Ex: Vocabulário e pronúncia específica de cada região.

    ➪ Histórica (DIACRÔNICA) Ex: Expressões arcaicas e Neologismos.

    ➪ Social (DIASTRÁTICA) Ex: deriva do uso particular da língua por grupos específicos de pessoas.

    ➪ Situacional (DIAFÁSICA) Ex: Ajuste no nível de formalidade para se dirigir a autoridades