-
Variações diastráticas: São as variações ocorridas em razão da convivência entre os grupos sociais. As gírias, os jargões e o linguajar caipira são exemplos desta modalidade de variação linguística. É uma variação social e pertence a um grupo específico de pessoas.
Variações diatópicas: Representam as variações que ocorrem pelas diferenças regionais. As variações regionais, denominados dialetos, são as variações referentes a diferentes regiões geográficas, de acordo com a cultura local.
Variações diafásicas: São as variações que se dão em função do contexto comunicativo, isto é, a ocasião determina o modo como falaremos com o nosso interlocutor, podendo ser formal ou informal.
-
mas no caso da 4. No nível morfológico, também acontecem variações regionais. Por exemplo, uma comida bastante comum em Minas Gerais é conhecida como mandioca, no Rio de Janeiro como aipim e, em Pernambuco, como macaxeira. Temos aí uma variação geográfica.
ela não está correta pois não é aplicada no nível morfológico?
-
Questão sem gabarito
Itens I,II,III e IV corretos
-
Morfológico: Adjetivo Relativo à morfologia, ao estudo da forma ou da aparência externa da matéria. [Linguística] Relativo ao estudo da composição, derivação, flexão das palavras e de seus processos de formação.
-
Variações diastráticas/sociais: convivência entre os grupos sociais (Ex.: gírias, os jargões e o linguajar caipira), pertence a um grupo específico de pessoas.
Variações diatópicas/regionais: diferenças regionais, dialetos, diferentes regiões geográficas, de acordo com a cultura local.
Variações diafásicas/estilos: contexto comunicativo, ou seja, a ocasião determina o modo como falaremos com o nosso interlocutor, podendo ser formal ou informal (Ex.: entrevista de emprego x resenha com amigos)
Variações diacrônica/histórica: transforma-se ao longo do tempo (Ex.: Vosmecê --> Você --> Vc)
-
GAB: LETRA B
Complementando!
Fonte: Prof. Felipe Luccas
Vejamos os itens:
1. CERTA. Lembre-se: variações diafásicas ➔ contexto comunicativo. Linguagem formal x informal.
2. CERTA. Variações diatópicas ➔ regional.
3. CERTA. Variações diastráticas ➔ grupos sociais.
4. ERRADA. Quando há nomes diferentes para os mesmos elementos, dizemos que a variação é no nível lexical, e não morfológico.
===
PRA AJUDAR:
TIPOS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
➪ Regional (DIATÓPICA) Ex: Vocabulário e pronúncia específica de cada região.
➪ Histórica (DIACRÔNICA) Ex: Expressões arcaicas e Neologismos.
➪ Social (DIASTRÁTICA) Ex: deriva do uso particular da língua por grupos específicos de pessoas.
➪ Situacional (DIAFÁSICA) Ex: Ajuste no nível de formalidade para se dirigir a autoridades