- ID
- 4949167
- Banca
- CONTEMAX
- Órgão
- Prefeitura de Orobó - PE
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
O aconselhamento psicológico é uma das disciplinas consideradas básicas na formação do psicólogo e tem sua prática regulamentada no Brasil, sendo, muitas vezes, utilizado como forma de aproximar o aluno do universo clínico e dos atendimentos nos estágios específicos supervisionados (Scorsolini-Comin e Santos, 2013).
A prática do aconselhamento esteve tradicionalmente atrelada a diversas possibilidades de atuação, como fornecimento de informações, feedback positivo, direcionamento, orientação, encorajamento e interpretação. O aconselhamento é o processo por meio do qual “se dá oportunidade aos clientes de explorarem preocupações pessoais; esta exploração conduz a uma ampliação da capacidade de tomar consciência e das possibilidades de escolha”. Na sua maioria das vezes se confunde com o papel da psicoterapia ou ambas se complementariam? Face a esse questionamento é pertinente delinear a função do Aconselhamento. Por isso, analise as afirmativas em verdadeiras ou falas quanto ao Aconselhamento psicológico:
I. Esse processo é de curta duração, com foco na resolução dos problemas, e ajuda a pessoa a remover os obstáculos ao seu crescimento, auxiliando os indivíduos a reconhecerem e empregarem seus recursos e suas potencialidades.
II. Busca a mudanças na estrutura da personalidade, envolvendo uma autocompreensão mais intensa.
III. O aconselhamento seria indicado quando não houvesse o diagnóstico de algum transtorno psicológico ou em situações que envolvessem o atendimento mais pontual, com o fornecimento de informações e de acompanhamento para a tomada de uma decisão importante.
IV O aconselhamento se desenvolveria num nível
mais ―profundo‖ e teria como foco os conflitos de
personalidade, com destaque para a necessidade de
mudanças frente aos conflitos.