-
O Tratado de Madrid foi um tratado firmado na Capital espanhola entre os reis de Portugal e Espanha, em 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas.
O objetivo do tratado era substituir o Tratado de Tordesilhas, que já não era mais respeitado na prática. Pelo tratado, ambas as partes reconheciam ter violado o Tratado de Tordesilhas na América e concordavam que, a partir de então, os limites deste tratado se sobreporiam aos limites anteriores.As negociações basearam-se no chamado Mapa das cortes, privilegiando a utilização de rios e montanhas para demarcação dos limites. O diploma consagrou o princípio do direito privado romano do uti possidetisita possedeatis(quem possui de fato, deve possuir de direito), delineando os contornos aproximados do Brasil de hoje.
-
(v) Pelo Tratado de Madrid, os espanhóis entregavam os Sete Povos das Missões aos portugueses, que, em troca, recebiam a Colônia de Sacramento.
(F) A conclusão da demarcação dos limites territoriais entre portugueses e espanhóis na América pôs fim aos conflitos da Guerra Guaranítica.
(v) O tratado determinava que os jesuítas estabelecidos nas Reduções deveriam se deslocar, com os indígenas e com seus bens, para território espanhol.
(v) Muitos indígenas e alguns jesuítas se recusaram a acatar itens do tratado e, em 1756, foram atacados pelas tropas de Portugal e da Espanha.
(v) Os conflitos violentos da Guerra Guaranítica tiveram como resultado massacre de milhares de indígenas e a decadência do projeto dos Sete Povos das Missões.
-
Pelo Tratado de Madrid, os espanhóis entregavam os Sete Povos das Missões aos portugueses, que, em troca, recebiam a Colônia de Sacramento.
Item verdadeiro.
A conclusão da demarcação dos limites territoriais entre portugueses e espanhóis na América pôs fim aos conflitos da Guerra Guaranítica.
O líder indígena Sepé Tiaraju se recusou a fazer a mudança do lado português para o espanhol. O exército espanhol foi acionado para forçar o cumprimento da ordem, sem sucesso. O conflito se alastrou para a região de La Plata. Os espanhóis receberam reforço dos portugueses e derrotaram os índios na Batalha de Caiboaté, em 1756.
Item incorreto.
O tratado determinava que os jesuítas estabelecidos nas Reduções deveriam se deslocar, com os indígenas e com seus bens, para território espanhol.
Item verdadeiro.
Muitos indígenas e alguns jesuítas se recusaram a acatar itens do tratado e, em 1756, foram atacados pelas tropas de Portugal e da Espanha.
Item verdadeiro.
Os conflitos violentos da Guerra Guaranítica tiveram como resultado massacre de milhares de indígenas e a decadência do projeto dos Sete Povos das Missões.
Item verdadeiro.
Gabarito: A