-
O governo Sarney (1985-1990) ficou marcado na história da República brasileira como o governo da “década perdida”, em decorrência do inexpressivo crescimento econômico do período. Herdando as consequências do esgotamento das políticas econômicas da ditatura militar e das crises mundiais da década de 1970, o objetivo principal de seu governo foi conciliar a reformulação das instituições políticas em um sentido democrático representativo e de encontrar soluções para manter uma estabilidade econômica. A expressão deste último ponto pode ser encontrada nas consequências de seus planos econômicos.
O principal desafio do primeiro governo da “Nova República” era conter a inflação dos preços, que em 1985 chegou a 235% ao ano. A solução encontrada pela equipe econômica formada por Sarney encontra-se no “Plano Cruzado”, anunciado em fevereiro de 1986, cujas principais medidas eram: congelamento de preços; substituição da moeda corrente do país, do cruzeiro para o cruzado (daí o nome do plano); gatilho salarial, uma medida de aumento dos salários toda vez que a inflação atingisse 20% ao mês.
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/governo-sarney.htm#:~:text=A%20solu%C3%A7%C3%A3o%20encontrada%20pela%20equipe,uma%20medida%20de%20aumento%20dos
-
Plano Cruzado
→ Congelamento de preços e salários (média dos últimos 6 meses)
→ Tentativa de controle da altíssima inflação
Plano Cruzado II
→ Descongelamento de salários e preços
-
O governo Sarney causou impacto ao anunciar, em 28 de fevereiro de 1986, o Plano de Estabilização Econômica (Plano Cruzado), cujas principais medidas foram:
→ Congelamento de preços
→ Substituição do cruzeiro pelo cruzado
→ “gatilho” salarial, determinando que os salários seriam reajustados sempre que a inflação chegasse a 20%.
-
Inspirado em modelo europeu, o seguro-desemprego foi criado em 1986, durante o Plano Cruzado, como um dos programas sociais do governo do então presidente da República José Sarney.
-
Se o salário era ajustado automaticamente (gatilho), como houve congelamento?
-
GAB: B
Em 28 de fevereiro de 1986 através do Ministro da Fazenda Dilson Funaro, foi lançado o Plano Cruzado, como forma de combater a hiperinflação. O plano consistia na substituição da moeda vigente, o Cruzeiro pelo Cruzado, com o corte de 3 zeros (Cr$ 1.000 Cruzeiros - Cz$ 1 Cruzado), no congelamento de preços e no seguro desemprego.
-
O confisco de depósitos bancários em conta corrente e caderneta de poupança ocorreu no governo Collor.
-
GAB-B
As principais medidas tomadas pelo plano Cruzado foram: - A moeda corrente brasileira que era o Cruzeiro foi transformada em Cruzado, seguido de sua valorização (O cruzado valia 1000 vezes mais); - Congelamento dos preços em todo o varejo, os quais eram fiscalizados por cidadãos comuns (fiscais do Sarney);
CONGELEM A PREGUIÇA E ESTUDEM!!!
-
rumo á PMES!!