SóProvas


ID
4949428
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os elevados índices de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero e da mama no Brasil justificam a implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças que incluam ações de promoção à saúde, prevenção e detecção precoce, tratamento e de cuidados paliativos, quando esses se fizerem necessários. (Ministério da Saúde, 2013) Julgue as afirmativas abaixo relacionadas ao câncer de colo do útero como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV).
( ) O rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil, recomendado pelo Ministério da Saúde, é o exame citopatológico em mulheres de 18 a 60 anos.
( ) Dor pélvica e/ou lombar, com irradiação para a região posterior dos membros são geralmente sintomas da doença no estágio inicial.
( ) O câncer do colo do útero inicia-se a partir de uma lesão precursora, curável na quase totalidade dos casos.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Questão deveria ser anulada, a prevenção primaria é a vacinação.

  • 1-Correto-A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV (CAB 13)

    2-Errada (A Reunião de Consenso, realizada em 1988 pelo MS, definiu que, no Brasil, o exame citopatológico deveria ser priorizado para mulheres de 25 a 60 anos, uma vez por ano e, após dois exames anuais consecutivos negativos, a cada três anos (INCA, 1988).

    3-Errada (No estágio invasor da doença os principais sintomas são sangramento vaginal (espontâneo, após o coito ou esforço), leucorreia e dor pélvica, que podem estar associados com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados).

    4-Correta- O câncer do colo do útero inicia-se a partir de uma lesão precursora, curável na quase totalidade dos casos. Trata-se de anormalidades epiteliais conhecidas como neoplasias intraepiteliais cervicais de graus II e III (NIC II/III), além do adenocarcinoma in situ (AIS). (CAB13)

    Alternativa correta: Letra C

  • Paulo,

    Se levarmos em consideração os níveis de prevenção de saúde de LEVEL E CLARK. Prevenção primária é dividida em promoção da saúde e proteção específica, e vacinação faz parte da proteção específica.

    Acredito que a banca usou essa referência.

  • VERDADEIRA - A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, medidas como promover a utilização de preservativos e a vacinação. Atualmente há duas vacinas aprovadas e comercialmente disponíveis no Brasil: a BIVALENTE, que protege contra os tipos oncogênicos 16 e 18, e a QUADRIVALENTE, que protege contra os tipos não oncogênicos 6 e 11 e os tipos oncogênicos 16 e 18.

    FALSA - O rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil, recomendado pelo Ministério da Saúde, consiste na aplicação de teste ou exame (citopatológico) em assintomáticos, aparentemente saudáveis, com o objetivo de identificar lesões precursoras ou sugestivas de câncer. O exame de Papanicolau deve ser disponibilizado às mulheres com VIDA SEXUAL ATIVA, prioritariamente àquelas da faixa etária de 25 a 59 anos, definida como a POPULAÇÃO-ALVO.

    FALSA - Lesões precursoras: As lesões precursoras do câncer do colo do útero são assintomáticas, podendo ser detectadas por meio da realização periódica do exame citopatológico e confirmadas pela colposcopia e exame histopatológico. Câncer do colo do útero no estágio invasor da doença tem como principais sintomas sangramento vaginal (espontâneo, após o coito ou esforço), leucorreia e dor pélvica, que podem estar associados com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados. Ao exame especular podem ser evidenciados sangramento, tumoração, ulceração e necrose no colo do útero. O toque vaginal pode mostrar alterações na forma, tamanho, consistência e mobilidade do colo do útero e estruturas subjacentes.

    VERDADEIRA