SóProvas



Prova GUALIMP - 2019 - Prefeitura de Areal - RJ - Enfermeiro Ambulatorial - PSF


ID
4856083
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Conforme disposições do Estatuto do Idoso, instituído pela Lei 10.741/2003, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Sobre o assunto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Estatuto do Idoso (LEI N 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003)

     Art. 6 Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

  • GABARITO -D

    Sempre aparecem em prova>

    Art. 10. É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.

    Art. 6 Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Art. 4º,   § 1 É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

  • a) A garantia de prioridade não compreende preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

    Art. 3 § 1º II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    b) Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de setenta e cinco anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

    Art. 3º §2 Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

    c) É dever exclusivo do poder público prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Art. 4º § 1 É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    d) Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) A garantia de prioridade não compreende preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

    Errado. A garantia de prioridade compreende, sim, a preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas, nos termos do art. 3º, § 1º, II, do Estatuto do Idoso:  § 1º A garantia de prioridade compreende: II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    b) Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de setenta e cinco anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

    Errado. De fato, há uma prioridade especial aos idosos, porém, ocorre para os maiores de 80 anos e não 75, nos termos do art.3º, § 2º, do Estatuto do Idoso: § 2º Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos. 

    c) É dever exclusivo do poder público prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Errado. O dever é de todos e não exclusivo do poder público, nos termos do art. 4º, § 1º, do Estatuto do Idoso:  § 1 É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    d) Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 6º, do Estatuto do Idoso:  Art. 6 Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Gabarito: D

  • A questão trata do Estatuto do Idoso.

     

    A) A garantia de prioridade não compreende preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.


    Lei nº 10.741/2003:

     

    Art. 3º. § 1º A garantia de prioridade compreende:                (Redação dada pela Lei nº 13.466, de 2017)

    II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    A garantia de prioridade compreende preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

     

    Incorreta letra A.


    B) Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de setenta e cinco anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos. 


    Lei nº 10.741/2003:

     

    § 2º  Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.                 (Incluído pela Lei nº 13.466, de 2017)

    Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.                

    Incorreta letra B.

    C) É dever exclusivo do poder público prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Lei nº 10.741/2003:

    Art. 4º. § 1o É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Incorreta letra C.

     

    D) Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

     

    Lei nº 10.741/2003:

    Art. 6o Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.


    Correta letra D. Gabarito da questão.

     

    Resposta: D

    Gabarito do Professor letra D.


ID
4856086
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Recentemente, tem sido destacado o potencial pandêmico da Influenza resultado da emergência, a intervalos de tempo não muito bem definidos, de novos subtipos virais. (Ministério da Saúde, 2010)

Sobre a Influenza, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta da questão é a letra C.

    influenza (gripe) é doença infecciosa aguda de origem viral que acomete o trato respiratório e a cada inverno atinge mais de 100 milhões de pessoas na Europa, Japão e Estados Unidos, causando anualmente a morte de cerca de 20 a 40 mil pessoas somente neste último país. O agente etiológico é o Myxovirus influenzae, ou vírus da gripe.

    Fonte:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822003000200011

  • Não achei que fosse questão de serviço social...

  • A opção C trocou INVERNO por VERÃO


ID
4856089
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • Art. 32. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de:

    I - (Vetado)

    II - Serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde;

    III - ajuda, contribuições, doações e donativos;

    IV - alienações patrimoniais e rendimentos de capital;

    V - taxas, multas, emolumentos e preços públicos arrecadados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); e

    VI - rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais.

  • Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

    Art. 32. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de:

    I - (Vetado)

    II - Serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde;

    III - ajuda, contribuições, doações e donativos;

    IV - alienações patrimoniais e rendimentos de capital;

    V - taxas, multas, emolumentos e preços públicos arrecadados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); e


ID
4856092
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública

Os princípios e diretrizes, a caracterização e a relação de serviços ofertados na Atenção Básica serão os orientadores para a sua organização nos municípios.

Analise abaixo os princípios do Sistema Único de Saúde a serem operacionalizados na Atenção Básica:


1) Ofertar o cuidado, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde e de acordo com as necessidades das pessoas. Inclui a responsabilização pela oferta de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado das necessidades biológicas, psicológicas, ambientais e sociais causadoras das doenças, e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins, além da ampliação da autonomia das pessoas e coletividade.

2) O estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento pressupõe uma lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde que parte do princípio de que as equipes que atuam na Atenção Básica nas UBS devem receber e ouvir todas as pessoas que procuram seus serviços, de modo universal, de fácil acesso e sem diferenciações excludentes, e a partir daí construir respostas para suas demandas e necessidades.



Após a análise pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
4856095
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A qualidade de um indicador depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação (frequência de casos, tamanho da população em risco) e da precisão dos sistemas de informação empregados (registro, coleta, transmissão dos dados). (Opas, 2008)

Em relação ao indicador “Taxa de Fecundidade total”, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta da Questão é a letra A.

    O Erro da questão é que está escrito sendo afetado, porém, é Não sendo afetado pela estrutura etária da população e as Taxas são inferiores e não superiores como diz na questão.

    Junto com a migração, esse indicador é o principal determinante da dinâmica demográfica, Não sendo afetado pela estrutura etária da população. Expressa a situação reprodutiva de uma mulher pertencente a uma coorte hipotética, sujeita às taxas específicas de fecundidade por idade, observadas na população em estudo, supondo-se a ausência de mortalidade nessa coorte. • Taxas inferiores a 2,1 são sugestivas de fecundidade insuficiente para assegurar a reposição populacional. • O decréscimo da taxa pode estar associado a vários fatores, tais como: urbanização crescente, redução da mortalidade infantil, melhoria do nível educacional, ampliação do uso de métodos contraceptivos, maior participação da mulher na força de trabalho e instabilidade de emprego.  

    Fonte: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2000/fqa05.htm


ID
4856098
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Conforme disposto no Art. n° 10 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está certa, mas a banca considerou errada por estar incompleta, rsrsrs. ¯\_(ツ)_/¯

    LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (ECA).

    Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

    II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

  • Recém-nascido = Impressão Plantar e Digital

    Mãe = Digital (apenas)

  • AO NASCER, A CRIANÇA TEM RETIRADA A IMPRESSÃO PLANTAR ( DO PÉ ), MAS A ACERTIVA FALA EM DIGITAL, OCASIONANDO UM ERRO NA MESMA.

  • Infelizmente para algumas o incompleto é errado!

    Sobre as outras:

    B) Art. 10 . III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

    ___________________________________________

    C) IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

    ------------------------------------------------------------------------

    D) V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

    ------------------------------------------------------------------------

    Bons estudos!

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pede ao candidato assinale o item incorreto, no tocante aos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares. Vejamos:

    a) Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão digital, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Tecnicamente não está incorreto, mas, sim, incompleto e, por isto, a banca considerou o item errado. [Obs.: Estude bem a banca que realizará seu concurso, pois para algumas instituições a sentença incompleta não estará errada, porém, para outras - como é o caso da Gualimp, sim]. Inteligência do art. 10, II, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

    b) Proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais.

    Correto, nos termos do art. 10, III, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

    c) Fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.

    Correto, nos termos do art. 10, IV, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

    d) Manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

    Correto, nos termos do art. 10, V, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

    Gabarito: A

  • A banca procurando cabelo em ovo

  • A) Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão digital, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente.

    INCORRETA ! No artigo 10 ° e inciso II consta o seguinte: " identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente".

  • RUMO PMPR

  • impressão plantar e digital

    impressão plantar e digital

    impressão plantar e digital

    impressão plantar e digital

    pronto não erro mais...

    No artigo 10 ° e inciso II consta o seguinte: " identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente".


ID
4856101
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com base na Lei 8080/90, julgue as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):


⃣ Entende-se por vigilância epidemiológica o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.

⃣ As Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite são reconhecidas como foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

⃣ O Conselho Nacional de Saúde acompanhará, através de seu sistema de auditoria, a conformidade à programação aprovada da aplicação dos recursos repassados a Estados e Municípios. Constatada a malversação, desvio ou não aplicação dos recursos, caberá ao Ministério Público aplicar as medidas previstas em lei.


A sequência correta corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • 3° Alternativa* "É o próprio Ministério da saúde quem acompanha o sistema de auditoria, e não o CNS. Cabe ao próprio Ministério da Saúde as aplicações de medidas."

  • O primeiro conceito descrito trata-se de vigilância sanitária.
  • O Conselho Nacional de Saúde (Ministério da Saúde) acompanhará, através de seu sistema de auditoria, a conformidade à programação aprovada da aplicação dos recursos repassados a Estados e Municípios. Constatada a malversação, desvio ou não aplicação dos recursos, caberá ao Ministério Público (Ministério da Saúde) aplicar as medidas previstas em lei.

  •  2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

     O Ministério da Saúde acompanhará, através de seu sistema de auditoria, a conformidade à programação aprovada da aplicação dos recursos repassados a Estados e Municípios. Constatada a malversação, desvio ou não aplicação dos recursos, caberá ao Ministério da Saúde aplicar as medidas previstas em lei.


ID
4856104
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Sobre as redes de atenção à saúde, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • Segundo a resolução nº4279 de 2010, Redes é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

  • Grupo de serviços articulados entre si


ID
4856107
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entende-se por saúde do trabalhador, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo:


I. Assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho;

II. Participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho;

III. Avaliação do impacto que as doenças originadas no processo de trabalho provocam à saúde.


Sobre os itens acima, está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
4856110
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

“O _________________ está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos Governos Federal, Estaduais e Municipais.”

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:

Alternativas
Comentários
  • O Pacto em Defesa do SUS envolve ações concretas e articuladas pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar o SUS como política de Estado mais do que política de governos; e de defender, vigorosamente, os princípios basilares dessa política pública, inscritos na Constituição Federal.

    O Pacto de Gestão estabelece as responsabilidades claras de cada ente federado de forma a diminuir as competências concorrentes e a tornar mais claro quem deve fazer o quê, contribuindo, assim, para o fortalecimento da gestão compartilhada e solidária do SUS.

    Portaria 399/2006

  • Gabarito A


ID
4949380
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As medidas para prevenção de lesão por pressão em serviços de saúde envolvem as ações abaixo e o registro em prontuário:

I. Realização de avaliação de risco de todos os pacientes antes e durante a internação.
II. Realização de avaliação criteriosa da pele pelo menos uma vez por dia, especialmente nas áreas de proeminências ósseas (joelhos, cotovelos e calcanhares) e pelo menos duas vezes por dia nas regiões submetidas à pressão por dispositivos, como cateteres, tubos e drenos.
III. Uso de colchão especial, almofadas e/ou de coxins para redistribuir a pressão.

Sobre os itens acima, está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
4949383
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a avaliação do enfermeiro na admissão do paciente, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Embora o histórico de saúde não deva ser construído para além da admissão, a alternativa B também pode estar incorreta, pois não foi feita a menção do sexo - informação indispensável.

ID
4949386
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Estupor ou Semicoma corresponde ao período em que o paciente encontra-se:

Alternativas
Comentários
  • DICA>> ESTUPOR = INCONSCIENTE, SÓ RESPONDE A DOR.


ID
4949389
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Sinal de ____________ consiste na dorsiflexão do pé sobre a perna e o paciente vai referir dor na massa muscular da panturrilha. Realizado para a confirmação da Trombose Venosa Profunda. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:

Alternativas

ID
4949392
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São contraindicações absolutas para a sondagem gástrica e enteral em crianças, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • D) Intoxicação exógena.

  • Contra indicações Absolutas: Esofagite, varizes esofagianas sangrantes, obstruções esofagianas, lesões esofagianas, obstrução gástrica e sinusite (posicionamento nasal).

    Relativas: - nasal: pacientes com fratura de base de crânio, desvio de septo nasal. - oral: pacientes conscientes, desorientados, grandes lesões de cavidade oral, fraturas de mandíbula e de maxilar e fixações cirúrgicas de mandíbula. - nasal e oral: varizes ou lesões esofagianas

    http://www2.ebserh.gov.br/documents/222346/4233715/PROTOCOLO+SONDAGEM+G%C3%81STRICA+E+ENTERAL+.pdf/49f8e5f7-44fc-460d-a133-b2b00fe79686


ID
4949395
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a sondagem gástrica e enteral, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • C) A dieta deverá ser administrada mesmo em casos de vômitos persistentes, queda do nível de saturação de oxigênio e tosse persistente.

  • Como diria minha querida prof. Natale Souza "essa foi um presente de mãe"


ID
4949398
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Doenças Crônicas se caracterizam por apresentar, EXCETO:

Alternativas

ID
4949401
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As estatísticas indicam que as doenças crônicas ocasionam números elevados de mortes no Brasil. A incidência e a prevalência dessas doenças vêm aumentando progressivamente nas últimas quatro décadas, no Brasil e no mundo. A incidência equivale:

Alternativas

ID
4949404
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Data Provável do Parto (DPP) de uma paciente que relata como Data da Última Menstruação (DUM) 14/12/2018 será em:

Alternativas
Comentários
  • JANEIRO

    FEVEREIRO

    MARÇO : Somar (+ 7 aos dias) (+ 9 ao mês) e (o ano permanece o mesmo).

    ABRIL ATÉ DEZEMBRO : Somar (+ 7 aos dias) (- 3 ao mês) e (+ 1 ao ano).

    FIQUEM COM DEUS!!!


ID
4949410
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considera-se infração ética e disciplinar a ação, omissão ou conivência que implique em desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, bem como a inobservância das normas do Sistema COFEN/Conselhos Regionais de Enfermagem. As penalidades a serem impostas pelo Sistema COFEN/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973 são as seguintes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As penalidades a serem impostas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes: advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao exercício profissional


ID
4949413
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem

Desde que foi criado, em 18 de setembro de 1973, o PNI procura não apenas cumprir sua missão. Nessas três décadas, tornou-se ação de governo caracterizada pela inclusão social, na medida em que assiste todas as pessoas, em todos os recantos do País, sem distinção de qualquer natureza. Seja rico ou pobre, more no litoral ou nos sertões, seja velho ou jovem, o brasileiro sabe que pode contar com vacina de boa qualidade em todos os momentos de sua vida. (Ministério da Saúde, 2018) Sobre as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI), é INCORRETO afirmar que:Desde que foi criado, em 18 de setembro de 1973, o PNI procura não apenas cumprir sua missão. Nessas três décadas, tornou-se ação de governo caracterizada pela inclusão social, na medida em que assiste todas as pessoas, em todos os recantos do País, sem distinção de qualquer natureza. Seja rico ou pobre, more no litoral ou nos sertões, seja velho ou jovem, o brasileiro sabe que pode contar com vacina de boa qualidade em todos os momentos de sua vida. (Ministério da Saúde, 2018)

Sobre as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI), é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
4949416
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As manifestações clínicas da Hanseníase estão diretamente relacionadas ao tipo de resposta ao M. leprae. Um paciente com Hanseníase apresenta as seguintes manifestações clínicas:

I. Lesões cutâneas caracterizadas por placas infiltradas e nódulos (hansenomas), de coloração eritêmato-acastanhada ou ferruginosa, instaladas também na mucosa oral.
II. Anestesia dos pés e mãos.
III. Atrofia muscular e inchaço das pernas.

As manifestações clínicas desse paciente caracterizam o seguinte tipo de Hanseníase:

Alternativas
Comentários
  • As manifestações clínicas da doença estão diretamente relacionadas ao tipo de resposta ao M. leprae:

    Hanseníase indeterminada – forma inicial, evolui espontaneamente para a cura na maioria dos casos. Geralmente, encontra-se apenas uma lesão, de cor mais clara que a pele normal, com distúrbio da sensibilidade, ou áreas circunscritas de pele com aspecto normal e com distúrbio de sensibilidade, podendo ser acompanhadas de alopecia e/ou anidrose.

    Hanseníase tuberculoide – forma mais benigna e localizada que aparece em pessoas com alta resistência ao bacilo. As lesões são poucas (ou única), de limites bem definidos e pouco elevados, e com ausência de sensibilidade (dormência). Ocorre comprometimento simétrico de troncos nervosos, podendo causar dor, fraqueza e atrofia muscular. P A clínica é caracterizada por lesões papulosas ou nodulares, únicas ou em pequeno número, principalmente na face.

    Hanseníase dimorfa (ou borderline) – forma intermediária, resultante de uma imunidade também intermediária, com características clínicas e laboratoriais que podem se aproximar do polo tuberculoide ou virchowiano. A variedade de lesões cutâneas é maior e estas apresentam-se como placas, nódulos eritêmato-acastanhados, em grande número, com tendência à simetria. . O acometimento dos nervos é mais extenso, podendo ocorrer neurites agudas de grave prognóstico. 296 Hanseníase

    Hanseníase virchowiana (ou lepromatosa) – nesse caso, a imunidade celular é nula e o bacilo se multiplica com mais facilidade, levando a uma maior gravidade, com anestesia dos pés e mãos. As lesões cutâneas caracterizam-se por placas infiltradas e nódulos (hansenomas), de coloração eritêmato-acastanhada ou ferruginosa, que podem se instalar também na mucosa oral. Podem ocorrer infiltração facial com madarose superciliar e ciliar, hansenomas nos pavilhões auriculares, espessamento e acentuação dos sulcos cutâneos. Pode, ainda, ocorrer acometimento da laringe, com quadro de rouquidão, e de órgãos internos (fígado, baço, suprarrenais e testículos), bem como a hanseníase histoide, com predominância de hansenomas com aspecto de queloides ou fibromas, com grande número de bacilos.

  • O paciente virchowiano não apresenta manchas visíveis; a pele apresenta-se avermelhada, seca, infiltrada, cujos poros apresentam-se dilatados (aspecto de “casca de laranja”), poupando geralmente couro cabeludo, axilas e o meio da coluna lombar (áreas quentes). Na evolução da doença, é comum aparecerem caroços (pápulas e nódulos) escuros, endurecidos e assintomáticos (hansenomas). Quando a doença encontra-se em estágio mais avançado, pode haver perda parcial a total das sobrancelhas (madarose) e também dos cílios, além de outros pelos, exceto os do couro cabeludo. A face costuma ser lisa (sem rugas) devido a infiltração, o nariz é congesto, os pés e mãos arroxeados e edemaciados, a pele e os olhos secos. O suor está diminuído ou ausente de forma generalizada, porém é mais intenso nas áreas ainda poupadas pela doença, como o couro cabeludo e as axilas. São comuns as queixas de câimbras e formigamentos nas mãos e pés, que entretanto apresentam-se aparentemente normais. “Dor nas juntas” (articulações) também são comuns e, frequentemente, o paciente tem o diagnóstico clínico e laboratorial equivocado de “reumatismo” (artralgias ou artrites), “problemas de circulação ou de coluna”. Os exames reumatológicos frequentemente resultam positivos, como FAN, FR, assim como exame para sífilis (VDRL). É importante ter atenção aos casos de pacientes jovens com hanseníase virchowiana que manifestam dor testicular devido a orquites. Em idosos do sexo masculino, é comum haver comprometimento dos testículos, levando à azospermia (infertilidade), ginecomastia (crescimento das mamas) e impotência. Os nervos periféricos e seus ramos superficiais estão simetricamente espessados, o que dificulta a comparação. Por isso, é importante avaliar e buscar alterações de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil no território desses nervos (facial, ulnar, fibular, tibial), e em áreas frias do corpo, como cotovelos, joelhos, nádegas e pernas. Na hanseníase virchowiana o diagnóstico pode ser confirmado facilmente pela baciloscopia dos lóbulos das orelhas e cotovelos.


ID
4949422
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade e deve nortear as suas ações amparadas pelo Código de Ética da profissão (Resolução COFEN 564/2017).

Um profissional de Enfermagem que executar prescrições e procedimentos de qualquer natureza que comprometam a segurança da pessoa está sujeito às seguintes penalidades estabelecidas no Código de Ética de Enfermagem, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 80 Executar prescrições e procedimentos de qualquer natureza que comprometam a segurança da pessoa.

    Art. 114 As penalidades previstas neste Código somente poderão ser aplicadas, cumulativamente, quando houver infração a mais de um artigo.

    Art. 115 A pena de Advertência verbal é aplicável nos casos de infrações ao que está estabelecido nos artigos:, 26, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 46, 48, 47, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57,58, 59, 60, 61, 62, 65, 66, 67, 69, 76, 77, 78, 79, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 98, 99, 100, 101 e 102.

    Art. 116 A pena de Multa é aplicável nos casos de infrações ao que está estabelecido nos artigos: 28, 29, 30, 31, 32, 35, 36, 38, 39, 41, 42, 43, 44, 45, 50, 51, 52, 57, 58, 59, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100, 101 e 102.

    Art. 117 A pena de Censura é aplicável nos casos de infrações ao que está estabelecido nos artigos: 31, 41, 42, 43, 44, 45, 50, 51, 52, 57, 58, 59, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67,68, 69, 70, 71, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 88, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 97, 99, 100, 101 e 102.

    Art. 118 A pena de Suspensão do Exercício Profissional é aplicável nos casos de infrações ao que está estabelecido nos artigos: 32, 41, 42, 43, 44, 45, 50, 51, 52, 59, 61, 62, 63, 64, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78,79, 80, 81, 82, 83, 85, 87, 89, 90, 91, 92, 93, 94 e 95.

    Art. 119 A pena de Cassação do Direito ao Exercício Profissional é aplicável nos casos de infrações ao que está estabelecido nos artigos: 45, 64, 70, 72, 73, 74, 80, 82, 83, 94, 96 e 97.

  • PENALIDADES EXCLUSIVA DE ADVERTÊNCIA VERBAL

    Art.26. Conhecer, cumprir e fazer cumprir o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e demais normativos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

    Art. 33 Manter os dados cadastrais atualizados junto ao Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição

    Art. 37 Documentar formalmente as etapas do processo de Enfermagem, em consonância com sua competência legal.

    Art. 40 Orientar à pessoa e família sobre preparo, benefícios, riscos e consequências decorrentes de exames e de outros procedimentos, respeitando o direito de recusa da pessoa ou de seu representante legal.

    Art. 46 Recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, exceto em situação de urgência e emergência.

    Art. 47 Posicionar-se contra, e denunciar aos órgãos competentes, ações e procedimentos de membros da equipe de saúde, quando houver risco de danos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência ao paciente, visando a proteção da pessoa, família e coletividade.

    Art. 48 Prestar assistência de Enfermagem promovendo a qualidade de vida à pessoa e família no processo do nascer, viver, morrer e luto.

    Art. 49 Disponibilizar assistência de Enfermagem à coletividade em casos de emergência, epidemia, catástrofe e desastre, sem pleitear vantagens pessoais, quando convocado.

    Art. 53 Resguardar os preceitos éticos e legais da profissão quanto ao conteúdo e imagem veiculados nos diferentes meios de comunicação e publicidade

    Art. 54 Estimular e apoiar a qualificação e o aperfeiçoamento técnico-científico, ético-político, socioeducativo e cultural dos profissionais de Enfermagem sob sua supervisão e coordenação.

    Art. 55 Aprimorar os conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos e culturais, em benefício da pessoa, família e coletividade e do desenvolvimento da profissão.

    Art. 56 Estimular, apoiar, colaborar e promover o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, devidamente aprovados nas instâncias deliberativas.

    Art. 60 Respeitar, no exercício da profissão, a legislação vigente relativa à preservação do meio ambiente no gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.


ID
4949425
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o “Protocolo para a prática de higiene das mãos em serviços de saúde”, do Ministério da Saúde/ANVISA (2013), as indicações para higiene das mãos contemplam higienizar as mãos com sabonete líquido e água ou higienizar as mãos com preparação alcoólica. Analise as situações apresentadas abaixo:

I. Quando as mãos não estiverem visivelmente sujas e antes e depois de tocar o paciente e após remover luvas.
II. Antes do manuseio de medicação ou preparação de alimentos.
III. Quando estiverem visivelmente sujas ou manchadas de sangue ou outros fluidos corporais ou após uso do banheiro.

As mãos devem ser higienizadas com preparação alcoólica nas seguintes situações:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C (Para quem não assina!) - Não desista!

    7.1.1 Uso de água e sabonete

    As mãos devem ser higienizadas com água e sabonete nas seguintes situações:

    Quando estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais.

    • Ao iniciar e terminar o turno de trabalho.

    Antes e após ir ao banheiro.

    • Antes e depois das refeições.

    Antes de preparar alimentos.

    Antes de preparar e manipular medicamentos.

    • Antes e após contato com paciente colonizado ou infectado por Clostridium difficile.

    • Após várias aplicações consecutivas de produto alcoólico.

    • Nas situações indicadas para o uso de preparações alcoólicas.

    7.1.2 Uso de preparações alcoólicas

    A higienização das mãos deve ser feita com preparação alcoólica (sob a forma gel ou líquida com 1%-3% de glicerina) quando estas não estiverem visivelmente sujas, em todas as situações descritas a seguir:

    Antes de ter contato com o paciente.

    Após ter contato com o paciente.

    • Antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos.

    • Antes de calçar luvas para inserção de dispositivos invasivos que não requeiram preparo cirúrgico.

    • Após risco de exposição a fluidos corporais.

    • Ao mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente.

    • Após ter contato com objetos inanimados e superfícies imediatamente próximas ao paciente.

    Antes e após a remoção das luvas

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_paciente_servicos_saude_higienizacao_maos.pdf

  • Antes de preparar alimentos e antes de preparar e manipular medicamentos, deve-se higienizar as mãos com água e sabão. O enuciado pede quando devemos higienizar com preparação alcoólica, no caso, ficaríamos apenas com o ítem I. Passível de contestação!


ID
4949428
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os elevados índices de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero e da mama no Brasil justificam a implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças que incluam ações de promoção à saúde, prevenção e detecção precoce, tratamento e de cuidados paliativos, quando esses se fizerem necessários. (Ministério da Saúde, 2013) Julgue as afirmativas abaixo relacionadas ao câncer de colo do útero como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV).
( ) O rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil, recomendado pelo Ministério da Saúde, é o exame citopatológico em mulheres de 18 a 60 anos.
( ) Dor pélvica e/ou lombar, com irradiação para a região posterior dos membros são geralmente sintomas da doença no estágio inicial.
( ) O câncer do colo do útero inicia-se a partir de uma lesão precursora, curável na quase totalidade dos casos.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Questão deveria ser anulada, a prevenção primaria é a vacinação.

  • 1-Correto-A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV (CAB 13)

    2-Errada (A Reunião de Consenso, realizada em 1988 pelo MS, definiu que, no Brasil, o exame citopatológico deveria ser priorizado para mulheres de 25 a 60 anos, uma vez por ano e, após dois exames anuais consecutivos negativos, a cada três anos (INCA, 1988).

    3-Errada (No estágio invasor da doença os principais sintomas são sangramento vaginal (espontâneo, após o coito ou esforço), leucorreia e dor pélvica, que podem estar associados com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados).

    4-Correta- O câncer do colo do útero inicia-se a partir de uma lesão precursora, curável na quase totalidade dos casos. Trata-se de anormalidades epiteliais conhecidas como neoplasias intraepiteliais cervicais de graus II e III (NIC II/III), além do adenocarcinoma in situ (AIS). (CAB13)

    Alternativa correta: Letra C

  • Paulo,

    Se levarmos em consideração os níveis de prevenção de saúde de LEVEL E CLARK. Prevenção primária é dividida em promoção da saúde e proteção específica, e vacinação faz parte da proteção específica.

    Acredito que a banca usou essa referência.

  • VERDADEIRA - A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, medidas como promover a utilização de preservativos e a vacinação. Atualmente há duas vacinas aprovadas e comercialmente disponíveis no Brasil: a BIVALENTE, que protege contra os tipos oncogênicos 16 e 18, e a QUADRIVALENTE, que protege contra os tipos não oncogênicos 6 e 11 e os tipos oncogênicos 16 e 18.

    FALSA - O rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil, recomendado pelo Ministério da Saúde, consiste na aplicação de teste ou exame (citopatológico) em assintomáticos, aparentemente saudáveis, com o objetivo de identificar lesões precursoras ou sugestivas de câncer. O exame de Papanicolau deve ser disponibilizado às mulheres com VIDA SEXUAL ATIVA, prioritariamente àquelas da faixa etária de 25 a 59 anos, definida como a POPULAÇÃO-ALVO.

    FALSA - Lesões precursoras: As lesões precursoras do câncer do colo do útero são assintomáticas, podendo ser detectadas por meio da realização periódica do exame citopatológico e confirmadas pela colposcopia e exame histopatológico. Câncer do colo do útero no estágio invasor da doença tem como principais sintomas sangramento vaginal (espontâneo, após o coito ou esforço), leucorreia e dor pélvica, que podem estar associados com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados. Ao exame especular podem ser evidenciados sangramento, tumoração, ulceração e necrose no colo do útero. O toque vaginal pode mostrar alterações na forma, tamanho, consistência e mobilidade do colo do útero e estruturas subjacentes.

    VERDADEIRA


ID
4949431
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na consulta de enfermagem para a estratificação de risco cardiovascular recomenda-se a utilização do escore de Framingham, que avalia o risco de doença cardiovascular de acordo com a presença ou não de certos fatores de risco.

A partir da estratificação de risco, selecionam-se indivíduos com maior probabilidade de complicações, os quais se beneficiarão de intervenções mais intensas (Sociedade Brasileira de Hipertensão; Sociedade Brasileira de Cardiologia; Sociedade Brasileira de Nefrologia, 2010).

Tais fatores de risco podem ser classificados em baixo, intermediário e alto. São fatores classificados como alto risco, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Escore de Framingham:

    BAIXO RISCO/INTERMEDIARIO:

    Tabagismo HAS (hipertensão)

    Obesidade

    Sedentarismo

    Sexo masculino

    Idade > 65 anos

    História familiar (H < 55a; M < 65a) – evento cardiovascular prévio.

    ALTO RISCO:

    AVC (acidente vascular cerebral) previamente

    IAM (infarto agudo do miocárdio) previamente

    LESÃO PERIFÉRICA (LOA – lesão de órgãoalvo)

    AIT (ataque isquêmico transitório)

    HVE (hipertrofia de ventrículo esquerdo)

    Nefropatia

    Retinopatia

    Aneurisma de aorta abdominal

    Estenose de carótida sintomática

    DM (Diabetes mellitus)


ID
4949434
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ocorre choque cardiogênico quando a capacidade do coração para se contrair e bombear o sangue encontra-se comprometida, e o suprimento de oxigênio é inadequado para o coração e para os tecidos. (Brunner & Suddarth, 2015)

Sobre o choque cardiogênico, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O choque cardiogênico ocorre devido à incapacidade do ventrículo esquerdo em gerar fluxo arterial adequado para entrega de sangue oxigenado para os tecidos periféricos. A causa mais comum de choque cardiogênico é o IAM extenso que deprime a contratilidade miocárdica. Outras causas importantes de choque cardiogênico incluem miocardites, valvopatias e miocardiopatias e hipertensão arterial sistêmica (HAS) mal controlada. Taquiarritmias cardíacas e bradicardias podem também evoluir com choque cardiogênico. O choque cardiogênico apresenta alta mortalidade (50 a 80%). A pressão arterial sistólica (PAS) cai devido ao baixo débito cardíaco, e a perfusão de órgãos vitais é limitada. Na ausência de aumento da resistência vascular sistêmica, a pressão arterial diastólica (PAD) também cai, resultando em hipoperfusão da artéria coronária. Isso cria um ciclo de agravamento da isquemia miocárdica e disfunção da bomba, e eventual descompensação cardíaca. O diagnóstico de choque circulatório pode ser feito à beira do leito pela observação de hipotensão, associada a sinais de hipoperfusão tecidual como oligúria, alterações da consciência, extremidades frias e mal perfundidas. Os pacientes, geralmente, se queixam de falta de ar, dor torácica ou fraqueza, mas a história pode ser difícil de obter, principalmente em pacientes gravemente doentes. Além da hipotensão, uma pressão de pulso <20mmHg é outro achado possível se a resistência sistêmica não tiver despencado, e a taquicardia sinusal é comum a menos que o paciente esteja sob medicações que bloqueiam uma resposta cardíaca. A menos que o paciente tenha avançado para o estágio de fadiga respiratória ou de respiração agonal, a taquipneia é comum. O exame pulmonar demonstra crepitações devido à presença de edema pulmonar, exceto nos casos de IC direita isolada. Distensão venosa jugular e reflexo hepatojugular positivo estão geralmente presentes. Deve-se, nesses casos, documentar a disfunção miocárdica e excluir a hipovolemia.
  • AS CAUSAS DO CHOQUE CARDIOGÊNICO PODEM SER CORONARIAS QUE SÃO AS MAIS COMUM( EX: IAM) E NÃO CORONARIAS ( EX: HIPOXEMIA GRAVE, ACIDOSE, HIPOCALCEMIA, PNEUMOTORAX HIPERTENSIVO)

    São manifestações clínicas do choque cardiogênico:

    DIMINUIÇÃO DA PA

    PULSO FRACO E RÁPIDO

    ARRITMIAS SÃO COMUNS

    PRESENÇA DE ANGINA

    INSTABILIDADE HEMODINAMICA

    FADIGA, SENSAÇÃO DE MORTE IMINENTE

    FONTE: BRUNNER

  • AS CAUSAS DO CHOQUE CARDIOGÊNICO PODEM SER CORONARIAS QUE SÃO AS MAIS COMUM( EX: IAM) E NÃO CORONARIAS ( EX: HIPOXEMIA GRAVE, ACIDOSE, HIPOCALCEMIA, PNEUMOTORAX HIPERTENSIVO)

    São manifestações clínicas do choque cardiogênico:

    DIMINUIÇÃO DA PA

    PULSO FRACO E RÁPIDO

    ARRITMIAS SÃO COMUNS

    PRESENÇA DE ANGINA

    INSTABILIDADE HEMODINAMICA

    FADIGA, SENSAÇÃO DE MORTE IMINENTE

    FONTE: BRUNNER

    O choque cardiogênico é um estado no qual o coração, subitamente enfraquecido, não é capaz de bombear sangue suficiente para as necessidades do corpo. Causa mais comum do choque cardiogênico é dano ao músculo cardíaco em decorrência de ataque cardíaco. Porém, nem todos que têm ataque cardíaco desenvolvem choque cardiogênico. De fato, apenas em torno de 7% das pessoas que sofrem ataque cardíaco desenvolvem choque cardiogênico. Quando o choque cardiogênico ocorre, ele é muito perigoso. Ele é a causa mais comum de morte decorrente de ataque cardíaco.

    Sintomas e sinais de choque cardiogênico

    * Confusão.

    * Perda de consciência.

    * Batimento cardíaco subitamente rápido.

    * Sudorese.

    * Pele pálida.

    * Pulso fraco.

    * Respiração rápida.

    * Urinação diminuída ou interrompida.

    * Mãos e pés frios.


ID
4949437
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, nas últimas décadas, constata-se uma tendência de declínio nos coeficientes de morbimortalidade por Febre Tifóide. No início da década de 2000, eram notificados, em média, 800 casos. A partir de 2003, essa média tem ficado em torno de 542 casos, observando-se uma maior concentração nas regiões Norte e Nordeste. Esses dados devem ser vistos com cautela quanto a sua representatividade e fidedignidade, tendo em vista o importante sub-registro de casos. (Ministério da Saúde, 2010)

Sobre a doença, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
4949626
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para o tratamento de um paciente foi prescrito a administração de 200 mg de Cefalotina sódica. Na Unidade de Saúde encontra-se disponível frasco-ampola de 1g, que deve ser diluído em 4 ml.

Calcule a quantidade (ml) que deverá ser aspirado do frasco ampola para cumprimento da prescrição:

Alternativas
Comentários
  • transforma g em mg 1g é 1000 mg

    1000------4ml

    200mg----x 200x4= 800 800/1000 é igual a 0,8


ID
4949638
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na realização de primeiros socorros em um paciente com traumatismo crânio-encefálico, a avaliação primária deverá ter ênfase nas seguintes condutas, EXCETO:

Alternativas