-
GABARITO: LETRA C
Unitermo (ou indexação coordenada) – A base deste método é a analogia. Aconselha-se o seu uso em arquivos especiais e especializados.
Características:
• fichas em ordem alfabética;
• 10 colunas em cada ficha (0 a 9);
• atribuir assuntos (descritores) de um único termo.
Obs.: Nesse sistema utiliza-se, para cada documento, uma “ficha-índice”. Ela nos fornecerá uma descrição minuciosa dos documentos aos quais se refere.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
- Método ideográfico Numérico Unitermo:
-- O método consiste em atribuir a cada documento, ou grupo de
documentos, um número em ordem crescente, de acordo com sua entrada no
arquivo. Esse número, denominado número de registro, controlado através
de livro próprio, deve ser assinalado no documento, em lugar visível e
previamente determinado. Sua finalidade é identificar e localizar o
documento quando solicitado. (PAES, Marilena Leite)
-
Gabarito: C. Também conhecido como indexação coordenada, esse método tem como base a analogia, e é usado em arquivos especiais e especializados. Utiliza fichas com dez colunas, que vão de 0 a 9, e atribui assuntos (descritores) de um único termo. Para cada documento temos uma “ficha-índice” que fornece uma descrição minuciosa do documento a que se refere.
A) DUPLEX: Método ideográfico numérico. Classifica-se a documentação em classes correspondendo a assuntos, partindo-se do geral para o particular. Apresenta a vantagem de permitir a abertura ilimitada de classes.
B) CLASSIFICAÇÃO DECIMAL: Método ideográfico numérico. Divide o conhecimento humano em nove classes principais e uma décima reservada para os assuntos inerentemente gerais e que não podem ser incluídos em nenhuma das outras nove classes predefinidas. Cada classe é subdividida em nove subclasses e uma décima para generalidades, e assim sucessivamente. Suas principais desvantagens são a limitação de dez números para cada nível de classificação, o que não ocorre no método duplex, e a necessidade de se prever o desenvolvimento das atividades da instituição.
D) VARIADEX: Método padronizado. É extremamente simples, tratando apenas de se acrescentar CORES à ordenação alfabética. Contudo, devemos observar alguns procedimentos: as cores devem ser atribuídas em relação à segunda letra do nome de entrada no arquivo, e devem ser colocadas nas guias.
Fonte: Aulas do Prof. Sirlo Oliveira.