SóProvas


ID
4949755
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dentro da teoria arquivística, o fato de que os arquivos constituem uma formação progressiva e natural decorrente das funções e atividades de um organismo, refere-se ao:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA  A

    LETRA  A - Princípio da cumulatividade – o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    LETRA B - Princípio da unicidade – os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.

    LETRA C - Princípio da organicidade – as relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais.

    LETRA D - Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística – os fundos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Letra A

    Princípio da CUMULATIVIDADE OU NATURALIDADE = Refere-se ao fato de que os arquivos constituem uma FORMAÇÃO PROGRESSIVA E NATURAL das funções e atividades de um organismo.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • O princípio da cumulatividade é o seguinte: “O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.” Este princípio enfatiza a organicidade documental, ou seja, a afinidade entre os documentos, o conjunto, a proximidade entre eles, a importância de mantê-los juntos.

  • Princípio da cumulatividade ou naturalidade

    Arquivo é formado por meio da acumulação, de maneira progressiva, natural e orgânica.

    Princípio da unicidade

    Documento de arquivo é único no seu conjunto documental, independente de haver ou não cópia do documento, e depende do seu contexto documental. Conserva um caráter único.

    Princípio da organicidade

    Relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora. Refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas 

    Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística

    É preciso manter a integridade do arquivo, sem dispersar, mutilar, alienar, destruir sem autorização ou adicionar documento indevido.