-
Errei essa questão, por esse trecho: ambas .... potenciais geradoras de gases de efeito estufa...
A fonte potencial geradora de gases de efeito estufa é aquela decorrente do uso do petróleo para gerar energia...
E não das usinas hidrelétricas....
Assim, é incorreto afirmar que ambas são potenciais geradoras de gases de efeito estufa...
-
Fiz uma pesquisa rápida e vi que existem alguns estudos afirmando também haver produção de gases de efeito estufa em hidrelétricas, em decorrência da decomposição do material orgânico depositado no fundo das represas. Durmam com essa!
-
Gabarito: Certo.
Conforme estudos realizados, hidrelétricas também geram gases de efeito estufa.
Algumas fontes:
https://www2.ufjf.br/noticias/2016/01/28/hidreletricas-na-amazonia-podem-emitir-mais-gases-de-efeito-estufa-que-usinas-a-carvao-oleo-e-gas/
https://www.diretodaciencia.com/2018/09/05/hidreletricas-da-amazonia-tambem-aumentam-efeito-estufa/
https://super.abril.com.br/tecnologia/hidroeletricas-provocam-efeito-estufa/
-
Não sou formado em engenharia ambiental, mas pelo que leio em artigos sobre energia, entendo que a energia solar, a eólica são as únicas fonte renováveis e limpas de geração de energia, as outras não são renováveis, a hidroelétrica causa grandes e profundos impactos ambientais, principalmente aos peixes e animais aquáticos. Na minha humilde opinião o erro da questão está na parte "a renovável com a não renovável", que se encontra entre vírgulas, pois as duas energias citadas no texto, não são renováveis. Peçam comentários do professor.
-
Prova de portugues ou de Engenharia Ambiental? tendi nadis!
-
Resposta: Certo.
O texto fala sobre a CONSTRUÇÃO de usinas hidrelétricas.
Durante a construção de uma hidrelétrica um dos problemas é a vegetação da área da barragem. Se for submersa (caso não seja suprimida e retirada), a decomposição desta vegetação produzirá metano, um gás que contribui com o efeito estufa (além de ser prejudicial as turbinas da usina). Por outro lado, se a vegetação for suprimida, sua queima ou decomposição também implicam em produção de gases que agravam o efeito estufa.
Ou seja, de qualquer forma, durante a fase de instalação de uma usina, ocorrerá o impacto da produção de gases causadores do efeito estufa.
Após a decomposição desta vegetação, a produção de gases cessa e a energia produzida pode ser considerada "limpa" de fato.
Este é um pormenor bastante específico, mas notem que a questão caiu na prova da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e, portanto, é razoável a cobrança desse tipo de conteúdo.
Força!
-
Fiz Engenharia Ambiental, sei que as hidroelétricas também agravam o efeito estufa, porém, em um grau pequeníssimo em relação as termoelétricas(petróleo).
Pensei, contudo, que é uma questão de português e que não seria necessário um conhecimento tão específico e profundo para gabaritar essa questão.
Me enganei, cespe ardilosa sapeka
-
A questão realmente compara as duas energias. Apesar de citar que a energia advinda das usinas hidrelétricas é renovável, também a cita como potencial geradora de gases de efeito estufa.
G. CERTO.
-
CERTO
(...) Segundo dados da empresa, o complexo terá capacidade para gerar 50,9 milhões de MWh por ano, o equivalente ao consumo de 30,5 milhões de barris de petróleo. A preços de hoje, portanto, há uma economia estimada em cerca de US$ 2,1 bilhões em petróleo.
-
Simplesmente uma questão sem a menor coerência e pertinência
-
Prezados, o erro está na produção de gases de efeito estufa, que, embora a hidreletrica produza baixas quantidades de gases do efeito estufa, ela produz.
Como conhecimento, a hidreletrica é uma energia renovável:
"A hidreletricidade usa a energia da água corrente, sem reduzir sua quantidade, para produzir eletricidade. Portanto, todos os empreendimentos hidrelétricos, de pequeno ou grande porte, a fio d’água ou de armazenamento, enquadram-se no conceito de fonte de energia renovável."
"O ciclo de vida da hidreletricidade produz quantidades muito pequenas de gases do efeito estufa (GHG – “greenhouse gases”). Ao emitir menos GHG que usinas movidas a gás, carvão ou petróleo, a hidreletricidade pode ajudar a retardar o aquecimento global. Embora somente 33% do potencial hidrelétrico disponível tenha sido aproveitado, a hidreletricidade atualmente evita a emissão de GHG correspondente à queima de 4,4 milhões de barris de petróleo diariamente, em âmbito mundial."
Fonte: https://www.itaipu.gov.br/energia/10-motivos-para-promover-hidreletricidade