SóProvas


ID
4950139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Amplamente utilizadas na Europa e ainda pouco presentes no parque gerador brasileiro, as turbinas hidráulicas do tipo bulbo começam a ganhar espaço nos projetos das futuras usinas hidrelétricas a serem instaladas no Brasil. A região amazônica, principal área de expansão da hidreletricidade no país, apresenta-se como um mercado potencial para essa tecnologia. Os rios caudalosos e de baixa queda, típicos da região, são propícios para esse tipo de turbina. Nas usinas hidrelétricas dos rios Madeira, Santo Antônio (3.150 MW) e Jirau (3.300 MW), prevê-se a instalação de 88 turbinas bulbo (44 unidades em cada usina). Elas estão presentes também nos projetos da usina de Belo Monte, no rio Xingu, e das usinas da bacia do rio Tapajós. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


Nas turbinas do tipo bulbo, que são turbinas de ação, o trabalho mecânico é obtido pela transformação da energia cinética e de pressão da água em escoamento, através do rotor.

Alternativas
Comentários
  • Em turbina de ação, o trabalho mecânico é obtido apenas da energia cinética. Apenas em turbinas de reação existe transformação de energia cinética e de pressão da água.

  • A casa de força principal será construída no Sítio Belo Monte, pouco a montante da vila de mesmo nome. Ela terá dezoito turbinas hidráulicas tipo Francis com potência instalada total de 11 000 MW e vazão total de 13 950 m³/s