SóProvas


ID
4950142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Amplamente utilizadas na Europa e ainda pouco presentes no parque gerador brasileiro, as turbinas hidráulicas do tipo bulbo começam a ganhar espaço nos projetos das futuras usinas hidrelétricas a serem instaladas no Brasil. A região amazônica, principal área de expansão da hidreletricidade no país, apresenta-se como um mercado potencial para essa tecnologia. Os rios caudalosos e de baixa queda, típicos da região, são propícios para esse tipo de turbina. Nas usinas hidrelétricas dos rios Madeira, Santo Antônio (3.150 MW) e Jirau (3.300 MW), prevê-se a instalação de 88 turbinas bulbo (44 unidades em cada usina). Elas estão presentes também nos projetos da usina de Belo Monte, no rio Xingu, e das usinas da bacia do rio Tapajós. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


Nas usinas de grande porte que utilizam unidades do tipo bulbo, como as do rio Madeira, o gerador encontra-se alinhado com a turbina e dentro de uma cápsula metálica estanque (bulbo), totalmente imersa no fluxo hidráulico.

Alternativas
Comentários
  • Nesses tipos de turbina o gerador é montado quase que na horizontal dentro de um bulbo com a turbina

  • turbina bolbo (ou bulbo) é uma combinação integral  de uma  de tipo  com um , este último envolto em uma cápsula selada imersa no centro do  da água. O  do conjunto é geralmente horizonal.

    Turbinas bolbo são geralmente usadas em  com quedas de água abaixo de 20  e fluxo rápido, onde elas apresentam vantagens sobre outros tipos; mas exigem uma vedação cuidadosa do gerador e sua manutenção é mais difícil.