SóProvas


ID
4950394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base no Sistema Tributário Nacional, julgue o item a seguir.


Contribuição é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

Alternativas
Comentários
  • O tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte é o IMPOSTO.

  • GABARITO: ERRADO

    IMPOSTO: Posso gastar com qualquer coisa- por exemplo- IPVA, IPTU, IPI.

    CONTRIBUIÇÃO: É destinado para determinado setor, o valor a ser cobrado varia de acordo com a renda do contribuinte, por exemplo: PIS e PASEP.

  • li, li ,li e não entendi

  • chutei como errado pelo trecho "INDEPENDENTE DE QUALQUER ATIVIDADE ESTATAL"

  • Assertiva ERRADA.

    Essa é a definição de imposto.

    Art. 16 do CTN - Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

  • ERRADO

    CONTRIBUIÇÃO x IMPOSTO

     A diferença é que as contribuições têm um fim específico, enquanto impostos, como o Imposto de Renda, não têm uma destinação de gastos especificamente definida.

  • QUESTÃO ERRADA

    IMPOSTO: O fato gerador dos impostos não está ligado a uma contraprestação estatal(EX: IPI,ICMS)

    --->ENTENDIMENTO TAMBÉM ABORDADO NA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO e nas NBC-TSP, pra quem não é da área e vai fazer o concurso da PF é bom dar uma lida)

    TAXAS: Taxas são vinculadas a uma contraprestação do Estado(Taxa de iluminação pública, Taxa de coleta de lixo)

    CONTRIBUIÇÔES: Também são vinculadas a uma contraprestação estatal. A diferença é que, no caso dessas contribuições, o governo deve fazer uma obra pública ou alguma benfeitoria que gere valorização no patrimônio(Ex: Obras em periferias, antes um imóvel uma favela não vale nada aí o governo vai lá e faz uma ponte que liga essa área a uma área nobre, logo os imóveis de lá terão uma baita valorização)

  • A Banca misturou os conceitos:

    Contribuição: é uma contraprestação estatal a qual o governo deve fazer uma obra pública ou alguma benfeitoria que gere valorização no patrimônio. Deve ter um fim específico.

    Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente ( não tem fim específico) de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

    Portanto a alternativa está ERRADA, por tratar-se de definição de imposto e não de contribuição como descrito acima.

  • GAB: ERRADO

    As contribuições são tributos que possuem uma finalidade específica. Portanto, essas cobranças são estabelecidas para solucionar uma demanda já existente.

    Ex: CIP: tributo que serve para a manutenção da iluminação pública. Essa contribuição é cobrada diretamente na conta mensal de energia elétrica

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na PCDF e tem dificuldade em contabilidade e vai dar um gás final.

    O professor e William Notario fez uma mentoria com aproximadamente 30 horas aula e 300 questões comentadas visando aquilo que é mais cobrado pelo cespe. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessa disciplina. Fica a sugestão.

    Link: https://go.hotmart.com/J56069226N

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!