SóProvas


ID
495076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação às origens da auditoria e seus tipos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Lembrar do caso do Grupo Enron e da consultoria Arthur Andersen, que decorreu no desenvolvimento da lei Sarbannes-Oxley (USA).

  • A alternativa C está errada pois, ao dizer que a auditoria externa deve acompanhar a situação da empresa, ela generaliza. Esse acompanhamento pode abranger diversas áreas e estrutura de uma organização. Sabe-se, entretanto, que a auditoria externa, em sua essência, se atém às demonstrações contábeis da empresa.

     

    Espero ter ajudado.

  • B) ERRADO

    "Os sócios gerentes e acionistas fundadores possuem mais informações do que os sócios minoritários, que, dessa forma, necessitam do trabalho dos auditores independentes".

    C) ERRADO

    Trata-se do conceito de Auditoria Interna.

    D) ERRADO

    Trata-se do conceito de Auditoria Externa.

    E) ERRADO

    Trata-se do conceito de Auditoria Externa.

    Apostila Estratégia Concursos

  • Gabarito: Letra A

     

    a) Correto. Na medida em que as empresas passam a captar recursos de terceiros, em forma de investimentos, empréstimos, fornecimentos etc., surge a necessidade de uma auditoria externa, independentemente dos administradores, para atestar a situação financeira e patrimonial dessas entidades.

     b) Errada. Os acionistas mais distantes da administração das empresas são aqueles que apresentam maior necessidade de recorrer aos auditores independentes para aferir a segurança de seus investimentos na empresa.

     c) Errada. Foi a auditoria interna que surgiu como decorrência da necessidade de um acompanhamento sistemático e mais aprofundado da situação da empresa.

     d) Errada. A auditoria externa é que constitui uma resposta à necessidade de independência do exame das transações da empresa em relação aos seus dirigentes. A auditoria interna surge para dar uma resposta mais gerencial, de controle, assessoria e administração aos dirigentes das organizações.

     e) Errada. O auditor externo é quem direciona o foco do trabalho para as demonstrações contábeis, com o propósito de emitir uma opinião, geralmente materializada em um parecer, sobre a exatidão dessas demonstrações. O âmbito de trabalho ou escopo da auditoria interna compreende todas as áreas, operações e sistemas de informação das organizações, inclusive o sistema contábil e financeiro.

     

    Fonte: Prof. Marcelo Aragão

  • Letra A – Certa. É o momento em que há a dissociação entre as figuras do investidor e do gestor.

    Letra B – Errada. Normalmente há uma assimetria de informação entre aqueles que estão mais presentes na administração (detêm mais informações) e aqueles que estão mais afastados, como os sócios minoritários (detêm menos informações). A auditoria, dentro de um contexto de governança corporativa, colabora para reduzir essa assimetria.

    Letra C – Errada. Essa necessidade foi suprida pela auditoria interna.

    Letras D e E – Erradas. As considerações postas se referem à auditoria e auditores externos.

    Resposta A