SóProvas


ID
4951906
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Analise os itens abaixo de acordo com Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, aprovado pela Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998.

I. É atribuição do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde fornecer ao profissional ou instituição devidamente cadastrados, o talonário de Notificação de Receita, bem como a numeração para confecção dos demais talonários.
II. A Notificação de Receitas é personalizada e intransferível, podendo conter no máximo 2 (duas) substâncias das listas “A1” e “A2” (psicotrópicos) e “A3”, “B1” e “B2” (entorpecentes).
III. Dispensação de medicamentos sujeito a controle especial por farmácias ou drogarias está condicionada a apresentação da prescrição médica acompanhada da Notificação de Receita e devidamente preenchidas.
Apenas a Notificação da Receita deve ser retida pela farmácia ou drogaria, sendo a prescrição devolvida ao paciente, contendo o carimbo do farmacêutico, como comprovante da dispensação.
IV. A identificação do emitente e do usuário, a data de emissão e a identificação numérica estão entre as informações que devem estar contidas na Notificação de Receita.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I. Caberá à Autoridade Sanitária fornecer o talonário de Notificação de Receita "A", e a numeração para confecção dos demais talonários.

    II. A Notificação de Receita é personalizada e intransferível, devendo conter somente uma substância das listas "A1" e "A2" (entorpecentes) e "A3" , "B1" e "B2" (psicotrópicas), "C2" (retinóides de uso sistêmico) e "C3" (imunossupressoras).

    III. CORRETA

    IV. CORRETA

    GABARITO: LETRA C

  • Vários medicamentos que estão sujeitos a controle pela portaria 344 necessitam ter a receita retida para a dispensação, sendo assim a alternativa III estaria incorreta...