SóProvas


ID
4952866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Enquanto norte-americanos e britânicos vencem no Iraque, uma outra guerra vai sendo perdida no mundo: a do ambiente. E o conflito atual no Oriente Médio só tende a agravar a situação. A opinião é do britânico Norman Myers, um dos cientistas ambientais mais influentes no mundo. Ele se diz pessimista com os efeitos da guerra e das políticas da Casa Branca, especialmente sobre os esforços para combater o aquecimento global. Para Myers, “o debate global sobre o clima tem ignorado amplamente a geopolítica global. Se, por um lado, há evidência científica e econômica o bastante para concluir que nós deveríamos nos afastar dos combustíveis fósseis o mais rápido possível, os líderes políticos do mundo parecem cada vez mais inclinados a queimá-los”. 

Cláudio Ângelo. Para Myers, planeta perde guerra do clima. In: Folha de São Paulo, 14/4/2003, p. A9 (com adaptações)

A partir do texto e considerando o tema por ele focalizado, julgue o item seguinte.


A sofisticação da indústria automobilística chegou a tal ponto que, hoje, fabricando veículos que não mais emitem dióxido de carbono, essa indústria dá sua enorme contribuição para eliminar as principais causas do aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO Dióxido de carbono é uma das causas, não a principal.
  • GAB E

    PELO CONTRÁRIO VEÍCULOS AINDA HOJE FABRICADOS -PRODUZEM MONÓXIDO DE CARBONO

  • Talvez em 2003, atualmente, EXISTEM carros que não produzem monóxido de carbono. PORÉEM, é baixíssimo a porcentagens desses.

    O problema de responder questões tão antigas é esse..

    Edit: Segundo um estudo realizado em 2011 pelo Instituto de Energia e Pesquisa Ambiental (Ifeu) de Heidelberg, a pegada de carbono de um carro movido a bateria é semelhante à de um automóvel com motor de combustão interna, independente do tamanho.

    Embora os carros elétricos não causem emissões nas estradas, existe produção de dióxido de carbono – por usinas responsáveis pela eletricidade que alimenta esses automóveis. Na Alemanha, mais da metade dessa energia provém do carvão e do gás natural.

    Fonte:https://www.dw.com/pt-br/carros-el%C3%A9tricos-s%C3%A3o-realmente-ecol%C3%B3gicos/a-40013523

    Fonte também revela o fator da poluição das baterias.

  • O Simples que dará certo:  há evidência científica e econômica o bastante para concluir que nós deveríamos nos afastar dos combustíveis fósseis o mais rápido possível, os líderes políticos do mundo parecem cada vez mais inclinados a queimá-los”. 

  • SE HOJE, 29/07/21, AINDA MORRE MAIS GENTE DE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS DECORRENTES DA POLUIÇÃO DO QUE ACIDENTES DE TRÂNSITO EM SI, IMAGINE QUANDO ESSA QUESTÃO FOI APLICADA EM 2003, COM AQUELE MONTE DE FUSQUINHA E CHEVETT PRA LA E PRA CA.

  • Por que não anulam? Já que a realidade é outra. No caso dessas medidas sustentáveis. Estudar já é díficil, imagina com questões desatualizadas.

  • A indústria automobilística, por ainda produzir em grande escala motores movidos a combustíveis fósseis, ainda é uma das maiores responsáveis pela emissão de dióxido de carbono na atmosfera do planeta.

    Resposta: Errado

  • ERRADO

    TODOS ANDAM DE CARRO ELÉTRICO???

    TODOS TEM CARROS DA TESLA??

    OS POLUENTES LANÇADOS PELOS VEÍCULOS É APENAS UM DOS VÁRIOS OUTROS MOTIVOS DO AQUECIMENTO GLOBAL.

    ERRADO.

    PODE MARCAR, CONFIA.