SóProvas


ID
4952986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante o período chuvoso, com freqüência são noticiados desabamentos de casas situadas nas encostas de morros da região sudeste e casos de famílias inteiras soterradas e mortas. Quanto às necropsias relativas a essas mortes, julgue o item subseqüente.


A presença de substâncias estranhas, sólidas ou semi-sólidas, principalmente pulverulentas, no interior das vias respiratórias das vítimas corresponde à prática de ato vital.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A presença de substâncias estranhas, sólidas ou semi-sólidas, principalmente pulverulentas, no interior das vias respiratórias das vítimas corresponde à prática de ato vital.

  • A presença de substâncias estranhas, sólidas ou semi-sólidas, principalmente pulverulentas, no interior das vias respiratórias das vítimas corresponde à prática de ato vital, ou seja, isso prova que a vítima ainda estava viva no momento do desabamento.

  • Gab: Correto

    Soterramento:

    - é a asfixia mecânica decorrente da obstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias sólidas ou poeirentas (pó, cimento, areia, grãos, cascalho, etc.);

    - Nos achados necroscópicos é possível encontrar substâncias sólidas no interior das vias respiratórias, na boca, no esôfago. Também estão presentes os sinais gerais da asfixia;

    -- Esses achados indicam que a vítima estava viva no momento do desabamento.

  • Sinal de Montalti: típico de soterramentos e incêndios, quando são encontradas substâncias pulverulentas ou fuligem nas vias aéreas da vítima.

    Dica p/ lembrar: MONTalti = MONTE = Soterramento

  • Morte violenta: Encaminhado para o IML

  • Gabarito: Certo

    Complementando:

    Há dois tipos de SOTERRAMENTO (Transformação do meio gasoso para meio sólido ou pulverulento)

    Amplo: confinamento em locais de escombros, sem renovação da aérea, onde pode haver lesões por material desmoronado;

    Estrito: asfixia por penetração de substância pulverulenta como terra e areia nas vias respiratórias.

  • GABARITO CORRETO

    SOTERRAMENTO: substitui-se o ar ambiental por elemento sólido ou arenoso. Pode ser de duas espécies: soterramento em sentido amplo (a vítima é encontrada debaixo de terra e lama, mas na necropsia não é encontrada, em sua arvore respiratória ou intestino, areia ou lama, diz-se então que a morte se deu por compressão do tórax ou por fratura de costelas e não por soterramento) ou soterramento em sentido estrito (diferentemente do que ocorre no soterramento em sentido amplo, aqui, na necropsia, é encontrada terra e lama dentro da arvore respiratória ou do intestino da vítima, a morte não se deu por soterramento, mas sim por asfixia – soterramento em sentido estrito). Pode aparecer cogumelo de espuma (não é patognomônico).

    bons estudos

  • CERTO

    Conforme ensinamentos de Roberto Blanco, o soterramento é a penetração de substância sólida ou semissólida, pulvurulenta ou granular, na árvore respiratória. Não basta encontrar na boca, devendo estar mais fundo. Basta desencadear o broncospasmo.

  • Não entendi nem o quesito. Passa na frente Jeová!

  • Sinal de Montalti (MONTe de terra)

    • Presença de terra (soterramento) ou de fuligem (incêndio) nas vias respiratórias
    • Comprova que a pessoa estava com vida e respirando no momento que foi colocada em determinado ambiente