SóProvas


ID
4953013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sabe-se que o aparecimento de fenômenos tardios não oferece qualquer dificuldade para o diagnóstico da morte. No entanto, diagnosticar a morte recente é tarefa que exige maiores conhecimentos. De acordo com a classificação de Borri, os fenômenos cadavéricos se traduzem por sinais detectáveis pelo exame clínico ou com o auxílio de instrumentos. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.


Um feto morto intra-uterinamente, com sinal característico de engruvinhamento e descolamento da pele, configura-se como uma mumificação.

Alternativas
Comentários
  • INCORRETO

    Os fenômenos cadavéricos dividem-se em ABIÓTICOS (podendo ser imediatos, ou, consecutivos) e TRANSFORMATIVOS (que podem ser destrutivos ,ou, conservadores).

    No que tange ao fenômeno transformativo destrutivo, pode ser caracterizado pela Autólise (é o mais precoce fenômeno, em que o próprio corpo se destrói SEM interferência de bacterias/fungos), ou pela Maceração (que é a submersão em meio líquido ou úmido) ,ou pela Putrefação (que é a destruição do corpo provocada por BACTÉRIAS/FUNGOS).

    Com relação ao tema da questão, trata-se, em tese, do fenômeno transformativo destrutivo pela MACERAÇÃO, em que ocorre a morte do feto retido no útero materno, de modo que a pele do feto fica avermelhada , há o descolamento da pele e o engruvinhamento ,e ocorrendo, ainda, o cavalgamento da sutura craniana.

  • Maceração Asséptica - Sem germes. Ocorre no feto retido no útero.

    Também ocorre o Sinal de Spalding que é cavalgamento dos ossos do crânio.

  • gabarito: ERRADO

    O fenômeno descrito na questão se refere à MACERAÇÃO e não à mumificação.

    A maceração ocorre em natimortos no útero materno e também em afogados. É comum a formação de bolhas de conteúdo líquido e pardacento. Observa-se também, o destacamento de amplos retalhos de tegumentos cutâneos com coloração avermelhada.

  • FENÔMENOS DESTRUTIVOS (MAP)

    Maceração  – Processo especial de transformação do corpo humano quando submetido ao meio liquido. Afeta os submersos em meio líquido contaminado (maceração séptica) e o concepto morto a partir do 5º mês de gestação (retido intrauterinamente - maceração asséptica).

    Autólise  – é o processo de destruição das células caracterizada pela ação das suas próprias enzimas.

    Putrefação – é a decomposição da matéria orgânica por ação de diversos micro-organismos, como germes e bactérias, que estejam presentes ou não no corpo humano. Tal fenômeno depende das condições climáticas e ocorre mais rápido em partes do corpo com acúmulos de líquidos.

  • Um feto morto intra-uterinamente, com sinal característico de engruvinhamento e descolamento da pele, configura-se como uma MACERAÇÃO ASSÉPTICA. 

  • Assertiva ERRADA

    O feto mencionado pertence aos fenômenos destrutivos pela MACERAÇÃO, sendo caracterizada como destruição cadavérica em MEIO LIQUIDO.

  • A mumificação ocorre pela dessecação do cadáver, sendo ela naturalmente ou artificialmente, devendo ser de forma muito rápida e acentuada.

    Mumificação natural acontece em cadáveres insepultos, em regiões de clima quente e seco, com um arejamento intensivo que impeça a ação microbiana, responsável pelos fenômenos putrefativos previamente descritos.

    Mumificação por processo artificial é conhecida historicamente pelos incas e egípcios. Era feita pelo embalsamento, após intensa dessecação corporal. Os egípcios, primeiramente extraíam o cérebro do cadáver, após, faziam incisões no abdome a fim de eviscerar os órgãos nele contidos e por fim, o corpo seguia por uma grande lavagem externa com posterior preenchimento com ervas aromáticas e amortalhamento do cadáver.

  • Maceração

  • Gab: ERRADO

    Ocorre a maceração!

    Deus é Fiel!

  • Mumificação se trata de fenômeno transformativo conservador. O caso em questão faz referência à maceração.

  • Um feto morto intra-uterinamente, com sinal característico de engruvinhamento e descolamento da pele, configura-se como uma mumificação. (ERRADO)

    Fonte:projeto_1902

    #MACERAÇÃO

    • FENÔMENOS TRANSFORMATIVOS DESTRUTIVOS:
    • Séptica: Afeta os submersos em meio líquido contaminado
    • Asséptica: Afeta o concepto(feto) morto a partir do 6 º mês de gestação e retido intrauterinamente. Manifestam-se mais intensamente.

    @COMPREENDE TRÊS GRAUS:

    • 1º grau, representada pelo surgimento lento, nos três primeiros dias, de flictenas contendo serosidade sanguinolenta.
    • 2º grau, a ruptura das flictenas confere ao líquido amniótico cor vermelho-pardacenta, e a separação da pele de quase toda a superfície corporal, a partir do oitavo dia, dá ao feto aspecto sanguinolento.
    • 3º grau, destaca-se o couro cabeludo, à maneira de escalpo, do submerso ou do feto retido intrauterinamente, e, em torno do 15.º dia post mortem, os ossos da abóbada craniana cavalgam uns sobre os outros, os ligamentos intervertebrais relaxam e a coluna vertebral torna-se mais flexível e, no feto morto, a coluna adquire acentuada cifose, pela pressão uterina.

  • GAB. ERRADO

    Um feto morto intra-uterinamente, com sinal característico de engruvinhamento e descolamento da pele, configura-se como uma MACERAÇÃO ASSÉPTICA. 

  • trata-se de maceração asséptica. Mas existe feto morto extra-uterinamente?
  • maceração

    vou ser perita